Saiba o que é ILP e como ele pode ajudar sua empresa

Por Julia Campos
6 minutos de leitura
o-que-e-ilp-como-pode-ajudar-sua-empresa

Um Incentivo de Longo Prazo oferece uma série de benefícios que podem culminar em uma melhoria da performance das pessoas colaboradoras e, consequentemente, nos resultados organizacionais. Mas é preciso entender bem o que é ILP antes de cogitar adotar a estratégia.

Por isso, neste artigo, vamos explicar do que se trata a estratégia. E, claro, listaremos quais são os principais benefícios de implementar esta forma de remuneração. Boa leitura!

Entenda o que é ILP

Os Incentivos de Longo Prazo e os Incentivos de Curto Prazo constituem as duas vertentes da Remuneração Variável. Os Incentivos de Curto Prazo são direcionados para estimular e recompensar resultados imediatos. Já os Incentivos de Longo Prazo são projetados para recompensar o desempenho sustentado ao longo do tempo.

Os ILPs representam uma forma de incentivo financeiro que é diferido, e é disponibilizado  para os beneficiários somente após decorrido um período mínimo de um ano.

Vesting

Um aspecto distintivo dos ILPs é a sua governança por meio de contratos que estipulam cláusulas de carência e regras, conhecido como vesting. Desse modo, o vesting pode ser temporal, estabelecendo um período de permanência na empresa necessário para a participação no plano.

Além disso, as condições de performance definem metas que devem ser alcançadas para que os colaboradores se tornem elegíveis ao programa de ILP. As cláusulas do contrato de vesting são adaptáveis às exigências específicas de cada organização. 

Modelos de ILP

Atualmente, no mercado, são praticados diversos modelos de ILP, tais como:

Objetivos do incentivo

Conhecer os objetivos desta remuneração facilita o processo de entender o que é ILP. Tendo isso em vista, é importante compreender que os Incentivos de Longo Prazo têm como objetivo motivar e recompensar os colaboradores que:

  • demonstrem um desempenho excepcional;
  • possuam conhecimentos, habilidades ou experiências relevantes para as suas áreas de atuação;
  • estejam alinhados com a cultura organizacional e promovam comportamentos desejados;
  • inspiram e influenciam positivamente seus colegas de trabalho.

Esses colaboradores desempenham um papel fundamental no sucesso global da organização. 

Formas de pagamento

Os ILPs podem ser concedidos de duas maneiras — através de ações ou opções. E podem ser liquidados de duas formas — em bens patrimoniais (como ações ou opções) ou em dinheiro.

Veja como o incentivo pode ajudar sua empresa

Agora que você já sabe o que é ILP, conhece seus objetivos e principais modelos de planos, é hora de entender como, de fato, esse tipo de remuneração age em uma empresa.

A seguir, conheça as principais vantagens que um Incentivo de Longo Prazo pode proporcionar para as companhias.

Planos alinhados aos objetivos da empresa

Para entender qual dos planos de Incentivo de Longo Prazo é o ideal para sua empresa, é preciso estar ciente que essa escolhe a partir do levantamento das necessidades do negócio.

Portanto, é interessante conhecer o funcionamento dos planos e contar com ajuda profissional, como a que a Pris oferece, para tomar essa decisão.

Também é importante esclarecer que, embora haja planos de ILP predefinidos, algumas regras podem ser ajustadas de acordo com as necessidades e objetivos individuais de cada companhia.

Um exemplo disso é o período de carência, que determina quanto tempo um indivíduo precisa permanecer na empresa antes de poder participar do programa, assim como as métricas específicas de desempenho.

Atração e retenção estratégica de pessoas

Como os Incentivos de Longo Prazo são resgatados somente após um período estabelecido no contrato de vesting, o princípio fundamental é que os beneficiários permaneçam na empresa durante esse período. Caso contrário, perdem o direito ao incentivo.

No contexto da retenção de talentos, os elegíveis para o ILP são indivíduos de destaque, que exemplificam e promovem a cultura organizacional e demonstram um desempenho impactante. Portanto, é uma prioridade da empresa manter esses profissionais em seus cargos, pois são impulsionadores essenciais do trabalho realizado.

Dessa forma, os Incentivos de Longo Prazo desempenham um papel crucial na retenção de talentos e também representam uma vantagem competitiva na atração de perfis específicos e executivos.

Isso se deve ao fato de que em determinados mercados há uma demanda significativa por profissionais qualificados. Sendo assim, fornecer um pacote de benefícios atrativo é fundamental para destacar uma oferta de emprego.

Ademais, oferecer um ILP transmite a mensagem às potenciais candidatas e candidatos de que a empresa valoriza o desenvolvimento profissional e incentiva a obtenção de resultados excepcionais.

Alinhamento de interesses

Uma das principais finalidades de um plano de Incentivo de Longo Prazo é fomentar a convergência de interesses entre os beneficiários e os acionistas da empresa. Isso ocorre porque um aumento no valor das ações resulta em um retorno financeiro ampliado para ambas as partes.

Assim, os participantes do programa de ILP são incentivados a buscar os melhores resultados possíveis. Uma vez que o desempenho positivo da empresa aumenta as chances de valorização das ações no mercado de capitais.

Aumento do engajamento e motivação

O desempenho dos colaboradores tende a melhorar significativamente quando perceberem que, ao se alinharem cada vez mais com os valores e metas da organização, sua valorização profissional é promovida.

Adicionalmente, é relevante ressaltar que os elegíveis ao ILP tendem a ser ainda mais dedicados em seus papéis. Dessa forma, há o fortalecimento da motivação das equipes em busca de resultados superiores. Isso ocorre porque a melhoria dos resultados também contribui para aumentar a compensação financeira do incentivo, o que os torna mais diligentes em seus esforços

Fortalecimento da cultura de propriedade

Ao proporcionar aos colaboradores a chance de se tornarem acionistas da empresa, é possível cultivar uma cultura de propriedade. 

Sendo assim, seja por meio de opções de ações ou outros programas de participação acionária, essa abordagem pode resultar em um senso ampliado de responsabilidade. 

Também, pode ocasionar no estímulo à inovação e comprometimento com o sucesso organizacional.

Saiba mais sobre o assunto!

Neste artigo, você pôde entender o que é ILP e entender conceitos que estão diretamente ligados a esta remuneração. Além disso, pôde conferir quais são as principais vantagens que este incentivo oferece e que podem ajudar sua empresa.

A Pris é especialista em Incentivos de Longo Prazo e pode ajudar sua empresa a encontrar o modelo de ILP ideal para o negócio. Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Siga nossos perfis nas redes sociais para ver mais conteúdos como este.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Saiba como adotar um plano de Stock Options

O plano de Stock Options é um dos Incentivos de Longo Prazo mais procurados pelas empresas. Isso se deve, principalmente,...

Como um ILP se encaixa em diferentes cenários de crescimento da empresa?

Planos de Incentivos de Longo Prazo (ILP) oferecem uma ampla gama de benefícios para beneficiários e empresas. Porém, há uma...

Conheça os objetivos de cada estratégia de incentivo

Todos os modelos de Incentivos de Longo Prazo oferecem benefícios para pessoas beneficiárias e empresas. No entanto, cada estratégia de...

homeenvelopephone-handset