Veja como um ILP pode ser usado como ferramenta para retenção de talentos

Por Julia Campos
5 minutos de leitura
veja-como-um-ILP-pode-ser-usado-como-ferramenta-para-retencao-de-talentos

A retenção de talentos é acompanhada de perto pelo setor de RH, pois é um fator extremamente importante para a empresa. A questão está ligada desde o controle de recursos até o desempenho de um time. Por ser tão relevante, as companhias sempre buscam soluções e estratégias para aumentar a taxa de retenção de pessoas. Uma dessas ferramentas são os Incentivos de Longo Prazo.

Neste artigo, você entenderá por que é tão importante investir neste fator e como um ILP pode auxiliar neste objetivo. Boa leitura!

Entenda por que é importante investir na retenção de talentos

São vários os motivos para uma empresa querer controlar a taxa de turnover, ou seja, melhorar a retenção de talentos. Portanto, a seguir, você conhecerá alguns dos principais pontos que a retenção de talentos, e a falta dela, podem afetar e suas consequências para a empresa.

Diminuição de processos e custos

A saída de uma pessoa-chave resultará em um processo seletivo mais demorado por conta da complexidade da posição em aberto, o que, por si só, consome recursos e tempo. Portanto, será necessário encontrar candidatos que possuam a experiência e a competência adequadas para preencher essa vaga.

Ademais, a mobilização do time de RH para se dedicar ao processo de atração e seleção também pode comprometer outros projetos e demandas da área.

Desengajamento do time

Com a saída de uma pessoa-chave da empresa, principalmente se for de um cargo de liderança, pode haver um desengajamento do time, mesmo que momentaneamente. Isso porque, a busca pelo perfil ideal para preencher essa posição pode demorar e, enquanto isso, a área perde referência. Sendo assim, a produtividade do setor tende a cair, o que causa, mais uma vez, uma perda de recursos para a empresa.

Migração para a concorrência

É importante destacar que, além de reter estrategicamente essas pessoas-chave na empresa, um ILP pode ajudar a evitar que esses profissionais deixem a organização para trabalhar em uma concorrente. Sendo assim, a remuneração contribui com a estratégia de longo prazo da empresa.

Isso significa que, além de manter um profissional indispensável para a empresa, também se previne que ela migre para a concorrência, levando consigo todo o conhecimento adquirido sobre o negócio e a experiência na atividade de trabalho.

Cultura organizacional e produtividade

A alta rotatividade pode impactar negativamente a produtividade dos colaboradores que permanecem na empresa e, também, a cultura organizacional. Isso porque, ao ver seus colegas saindo com frequência, as pessoas colaboradoras remanescentes podem se sentir inseguras e desmotivadas.

Saiba quais ILPs são utilizados como ferramenta de retenção de talentos

Como já dissemos, os Incentivos de Longo Prazo são uma ferramenta muito eficaz para melhorar a retenção de talentos de uma companhia. Por isso, a seguir, você conhecerá quais modelos de ILP são mais indicados para esse objetivo.

Ações Restritas, Ações Fantasmas e Bônus Diferido

Alguns modelos de ILP têm como foco a retenção estratégica de pessoas-chave, desde que não estejam condicionados a condições de performance. São eles:

A efetividade dessas remunerações estratégicas se dá na premiação a partir do atingimento dos objetivos de longo prazo na empresa. Portanto, para que isso ocorra, a pessoa beneficiária precisa contribuir para o crescimento da organização e permanecer em seu cargo, no mínimo, pelo período previsto no vesting.

No entanto, é importante lembrar que, quanto mais o beneficiário evoluir com a empresa, maiores serão as chances de que o valor da companhia, ou das ações, aumente. Consequentemente, o colaborador receberá uma recompensa maior por meio do ILP. Portanto, não basta apenas permanecer na companhia. É preciso vestir a camisa, compreender quais são os objetivos de longo prazo da empresa e tomar decisões pautadas por essa visão.

Valorização profissional

Ainda, um ILP contribui com a retenção de talentos porque é uma forma de valorização profissional. É evidente que o incentivo financeiro faz toda a diferença. Mas, ter o trabalho reconhecido a ponto de receber o convite para integrar o plano de ILP conta muito.

Assim, quando o participante se sente valorizado, é gerada uma sensação de pertencimento ao ambiente de trabalho. Dessa forma, o incentivo promove o engajamento com as ações organizacionais, bem como o comprometimento e desempenho das pessoas que integram o programa de ILP.

Saiba mais sobre o assunto!

Ao finalizar esta leitura, você entendeu por que é tão importante que uma empresa invista em formas de otimizar a retenção de talentos. Além disso, você pôde ver que determinados planos de Incentivo de Longo Prazo são ótimas ferramentas para atingir esse objetivo específico.

A Pris é especialista em ILP e pode ajudar sua empresa a adotar planos que foquem na retenção de talentos. Fale conosco e entenda mais sobre o assunto. Siga nossos perfis nas redes sociais para acompanhar nossos conteúdos.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

O que é remuneração: Entendendo a Remuneração Variável

A remuneração é um tema central no ambiente corporativo, que influencia diretamente a motivação e o desempenho dos colaboradores. A...

Remuneração executiva: estruturação e impactos no desempenho organizacional

A remuneração executiva é um tema complexo e crucial para o sucesso das organizações. Isso porque, a forma como os...

Entenda os objetivos de cada categoria de programas de incentivo

Incentivos de Curto Prazo e de Longo Prazo são as categorias de programas de incentivo que compõem um pacote de...

homeenvelopephone-handset