Tipos de planos de Incentivo de Longo Prazo: Como escolher?

Por Julia Campos
Warning: Undefined variable $post in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32Warning: Attempt to read property "ID" on null in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32 5 minutos de leitura
tipos-de-planos-de-incentivo-de-longo-prazo

Os tipos de planos de Incentivo de Longo Prazo têm algumas semelhanças e, também, diferenças fundamentais. Para entender qual é a melhor estratégia para uma empresa, é preciso conhecer as características de cada modelo de ILP.

Neste artigo, você poderá conferir alguns passos que podem levar a uma decisão mais acertada sobre qual tipo de ILP adotar. Você também entenderá como um auxílio profissional pode facilitar este processo. Boa leitura!

Entenda por que é preciso ter critério ao escolher o ILP

Escolher um ILP para uma empresa deve envolver muitos critérios. Isso se deve ao fato de que os tipos de planos de Incentivo de Longo Prazo têm objetivos diferentes. Eles podem compartilhar alguns aspectos, mas suas características são distintas.

Por isso, é preciso avaliar cada modelo disponível para entender qual faz mais sentido para o momento que a empresa vive. Além disso, é preciso considerar os planos a longo prazo da companhia.

Dessa forma, é possível avaliar qual modelo de ILP tem características mais compatíveis com o presente e o futuro que a empresa almeja. Ainda, é preciso verificar quais pontos de melhoria se deseja alcançar. Isso porque cada modelo pode trabalhar, de forma mais ou menos impactante, pontos como:

  • atração e retenção de talentos;
  • alinhamento de interesses entre beneficiários e acionistas;
  • motivação e engajamento;
  • aumento da produtividade;
  • reconhecimento profissional;
  • fortalecimento da cultura organizacional, entre outros fatores.

Veja como escolher entre os tipos de planos de Incentivo de Longo Prazo

Naturalmente, as empresas interessadas em adotar um plano de ILP querem extrair o melhor resultado da remuneração. Pensando nisso, separamos alguns passos para que a companhia possa realizar a melhor escolha entre os tipos de planos de Incentivo de Longo Prazo.

Levante necessidades e limitações da empresa

Mencionamos anteriormente que a empresa precisa conhecer suas necessidades para escolher o melhor plano de ILP.

Ao se aprofundar neste assunto, a companhia precisará definir fatores como:

  • quais pessoas serão incluídas — se apenas pessoas-chave ou se todos os colaboradores e colaboradoras;
  • objetivo da estratégia - se está sendo contratada com maior foco para retenção e/ou atração de talentos, valorização profissional ou reforço da cultura organizacional, ou outro fator;
  • condições jurídicas, entre outras.

Além das necessidades, é preciso também estar ciente das limitações. Entre elas, estão:

  • se o plano envolverá a distribuição de uma porcentagem do equity da empresa e, se sim, qual é essa proporção;
  • quanto há disponível para investir na estratégia;
  • como será feita a gestão do plano — se a equipe consegue alimentar os dados de cada pessoa colaboradora ou se será melhor investir em um software, entre outras.

Faça um estudo de mercado

É importante entender o que o mercado oferece em termos de ILP. Conhecer o que a concorrência e empresas pares disponibilizam em termos de remuneração também é uma estratégia. 

Isso porque, com base nesse estudo, sua empresa pode oferecer um pacote de incentivo mais interessante. Consequentemente, se torna uma vantagem para atrair os perfis mais disputados.

Conheça os tipos de planos de Incentivo de Longo Prazo disponíveis

Dissemos anteriormente que é necessário conhecer os tipos de planos de Incentivo de Longo Prazo antes de escolher uma modalidade. Esse conhecimento é importante para que se conheça os pontos fortes de cada plano. Todavia, também é possível entender quais características de cada programa não são tão aderentes às necessidades da empresa.

Considere a ajuda de especialistas

Contar com especialistas em Incentivos de Longo Prazo, como o time da Pris, para auxiliar na escolha do plano certo é um investimento.

A ajuda profissional poupará um bom tempo e conseguirá organizar melhor os esforços da empresa para levantar as informações necessárias que pautam a decisão.

Os especialistas, que, na Pris, têm um histórico de expertise com empresas de diferentes segmentos e portes, conseguem apontar os melhores caminhos quando o assunto é ILP.

Ademais, estão sempre disponíveis para tirar dúvidas e dar explicações adicionais sobre os modelos de planos existentes no mercado.

Esse serviço pode se estender, após a escolha pelo melhor plano. Os especialistas podem auxiliar no desenho do plano. Ainda, a Pris pode oferecer outros serviços, como a automatização da gestão de ILP.

Saiba mais sobre o assunto!

Neste artigo, você viu por que é importante conhecer os tipos de planos de Incentivo de Longo Prazo disponíveis no mercado. Também, conferiu algumas dicas de como escolher o ILP ideal para sua empresa. 

A Pris é especialista em Incentivos de Longo Prazo e pode ajudar sua empresa a entender qual é o melhor modelo para adoção. Entre em contato conosco para saber mais sobre o assunto. Além disso, não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais para conferir conteúdos como este.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

5 passos para fazer a gestão de remuneração em uma empresa

Realizar uma boa gestão de remuneração é fundamental para o sucesso do plano de Incentivo de Longo Prazo. No entanto,...

Entenda por que é importante fazer a gestão de incentivos

A adoção de um Incentivo de Longo Prazo é um passo muito importante para a empresa. O ILP ajuda a...

Uso de tecnologia no RH: Como funciona um software de gestão de ILP

0O uso de tecnologia no RH é amplo e impacta não só a rotina da área, mas de uma empresa...

homeenvelopephone-handset