Saiba por que sua empresa deveria adotar um plano de Stock Options

Por Julia Campos
5 minutos de leitura
stock-options

Adotar um Incentivo de Longo Prazo pode ser muito benéfico para uma empresa se a estratégia for bem desenhada, implementada, desenvolvida e gerida da forma correta. Existem diferentes modelos dessa classe de incentivo e, neste artigo, você conhecerá melhor o plano de Stock Options.

Conheça o funcionamento do plano e suas principais e mais atrativas vantagens, que melhoram tanto o desempenho da empresa quanto das pessoas beneficiárias. Boa leitura!

Como funciona um plano de Stock Options?

O plano de Stock Options ou Stock Options Plan (SOP), em português, Plano de Opções de Compra de Ações, é o plano de Incentivo de Longo Prazo mais conhecido e utilizado no Brasil atualmente. 

As regras desse tipo de remuneração estratégica são definidas pelas próprias instituições para atender as demandas e necessidades de cada empresa.

O plano de Stock Options consiste no oferecimento, por parte da empresa e por meio de contrato, de um lote de ações a colaboradores-chave da empresa. Geralmente, são elegíveis pessoas executivas que desempenham funções importantes ou que apresentam performances relevantes.

As pessoas beneficiárias que ingressam no programa precisam passar pelo período de vesting, também chamado de carência. Isso significa que é necessário se manter na companhia por, no mínimo, 12 meses para acessar o incentivo. O contrato de vesting pode apontar que este período seja ainda maior.

Passado o vesting, as pessoas beneficiárias podem comprar ações a um preço pré-definido, chamado de strike price, determinado ainda na adesão do plano e que, geralmente, está abaixo do que é negociado na bolsa de valores.

De acordo com as regras que a empresa condiciona ao SOP, o funcionário ou funcionária terá uma janela de tempo para comprar as ações. Esse período delimitado é chamado de prazo de compra, e a pessoa colaboradora poderá exercer suas ações até o final dele.

Se os papéis não se valorizarem, e a pessoa beneficiária julgar não ser financeiramente vantajoso exercer as ações, pode abrir mão do benefício. Mas, caso opte por exercer, o ganho se dá na diferença favorável do valor que paga pelas ações, que é pré-determinado, e o preço que é comercializado no momento do exercício. 

O objetivo é que os papéis valham significativamente mais do que no período do strike price. Após a outorga, o colaborador ou colaboradora se torna sócio ou sócia da empresa.

Por que sua empresa deveria adotar o SOP?

O Stock Options Plan não é o ILP mais utilizado no Brasil à toa. Como você pôde ver, seu funcionamento é flexível e se adapta a empresas de diferentes portes e segmentos, de capital aberto ou fechado. A seguir, você verá mais vantagens dessa remuneração executiva.

Valorização profissional

O plano de Stock Options é uma forma da empresa mostrar para a pessoa beneficiária que valoriza seu trabalho e que o funcionário ou funcionária é visto como essencial para o bom desempenho da organização.

Dessa forma, a pessoa em questão se sente valorizada, fator muito importante para gerar a sensação de pertencimento ao ambiente de trabalho, que também colabora para a retenção do talento.

Atração e retenção de talentos

Esse modelo de ILP pode resultar em um ganho financeiro relevante para a pessoa beneficiária, além da possibilidade desse executivo ou executiva tornar-se sócio da empresa. 

No entanto, como já explicamos anteriormente, para receber o incentivo, a pessoa colaboradora deve se manter na empresa pelo tempo estipulado no contrato de vesting, gerando assim, a retenção estratégica de pessoas.

A atração de novos talentos ocorre pela possibilidade de ganho financeiro e reconhecimento que o SOP oferece, como você já pôde ler.

Alinhamento de interesses

Acionistas esperam que as ações da empresa se valorizem. Para que isso ocorra, é preciso que os indicadores organizacionais e financeiros dessa empresa estejam favoráveis. 

De outro lado, quando uma pessoa colaboradora está inserida em um programa de Stock Options, ela se torna uma potencial acionista. Dessa forma, também passa a ser de seu interesse que a performance da empresa seja a melhor possível. Isso desperta ou intensifica seu sentimento de dono ou dona. 

O colaborador ou colaboradora fica ciente de que, quanto melhor desempenhar seu trabalho e estimular a performance dos colegas, mais a empresa tem chances de atingir seus objetivos, incluindo o de valorizar suas ações. 

É importante lembrar que, quanto mais as ações se valorizarem, maior poderá ser o valor do incentivo quando a pessoa beneficiária vender os papéis.

Conservação do caixa

O SOP é um tipo de plano que não liquida as ações em dinheiro. Por este motivo, o caixa da empresa permanece preservado. Dessa forma, é possível estimular o reinvestimento no negócio. Essa característica faz do Stock Options uma estratégia que equilibra benefícios e desembolso financeiro.

Saiba mais sobre o assunto!

Neste artigo, você pôde ver como o plano de Stock Options funciona e conheceu algumas de suas principais vantagens. Esse ILP é indicado para empresas que buscam valorizar seus colaboradores-chave, atrair e reter talentos, alinhar interesses entre acionistas e pessoas beneficiárias e, ainda, oferecer o incentivo conservando o caixa da organização.

As vantagens do SOP são muitas, mas é preciso saber se esse é realmente o tipo de ILP mais indicado para o momento atual da sua empresa. A Pris pode auxiliar nessa descoberta e também tirar dúvidas a respeito deste e outros planos. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

O que é remuneração: Entendendo a Remuneração Variável

A remuneração é um tema central no ambiente corporativo, que influencia diretamente a motivação e o desempenho dos colaboradores. A...

Remuneração executiva: estruturação e impactos no desempenho organizacional

A remuneração executiva é um tema complexo e crucial para o sucesso das organizações. Isso porque, a forma como os...

Veja como um ILP pode ser usado como ferramenta para retenção de talentos

A retenção de talentos é acompanhada de perto pelo setor de RH, pois é um fator extremamente importante para a...

homeenvelopephone-handset