Capital humano: como identificar um elegível para um plano de ILP

Por Julia Campos
5 minutos de leitura

O capital humano das empresas precisa de constantes estímulos e reconhecimentos para atuarem de acordo com o que é esperado pelas companhias. Existem várias maneiras de reconhecer as pessoas colaboradoras. Adotar um plano de Incentivo de Longo Prazo é uma delas.

No entanto, ao optar por essa estratégia, pode surgir a dúvida — como escolher quem participará deste programa? Portanto, neste artigo, você verá algumas dicas de como solucionar esta questão. Além disso, entenderá porque é tão importante viabilizar um ILP para o capital humano. Boa leitura!

Por que é importante incluir o capital humano em um plano de ILP?

Adotar um Incentivo de Longo Prazo pode ter um efeito potencializador sobre o desempenho do capital humano da empresa. A seguir, você entenderá como um ILP atua neste sentido.

Valorização profissional

O plano de Incentivo de Longo Prazo é uma forma da empresa mostrar para a pessoa beneficiária que valoriza seu trabalho. Ainda, que o colaborador ou colaboradora é visto como essencial para o bom desempenho da organização.

Dessa forma, o capital humano é valorizado, fator muito importante para gerar a sensação de pertencimento ao ambiente de trabalho. Fator que também colabora para a retenção do talento.

É importante ressaltar que, além de ser um incentivo, o programa também reconhece pessoas que:

  • influenciam colegas;
  • acreditam no potencial no negócio e investem seu tempo de carreira para ver a organização colher frutos;
  • detém conhecimento, experiência e/ou técnica fundamental para o setor no qual atuam, entre outros fatores.

Estímulo e motivação

Ao se sentir valorizada e entender que o esforço desempenhado para apresentar bons resultados vale a pena, a pessoa colaboradora dá prosseguimento ao ciclo de energia e força de vontade no trabalho.

Com isso, não apenas a produtividade é positivamente afetada. Os colaboradores também estarão engajados e mais propensos a se envolver com outras atividades propostas pela empresa.

Retenção de talentos

A adoção de um Incentivo de Longo Prazo pode ser muito benéfica para empresas que têm como um de seus principais objetivos reter talentos. Isso é possível porque um ILP age em diferentes pontos que trabalham a retenção estratégica de pessoas, como:

  • reconhecimento e valorização profissional — o ILP atua como um estímulo para que colaboradores atinjam metas, mas também é uma estratégia para reconhecer, financeiramente, os resultados apresentados, como mencionamos;
  • condições de vesting (carência) — a pessoa beneficiária precisa se manter na companhia pelo tempo estimado pelo contrato de vesting para ter acesso à remuneração;
  • incentivo financeiro — o valor que um ILP pode viabilizar para a pessoa colaboradora é muito interessante e se torna um grande diferencial e motivador para a permanência na companhia.

Como identificar pessoas elegíveis ao programa de ILP?

Eleger, entre todo o capital humano da empresa, quais serão as pessoas participantes do plano de ILP depende de um conjunto de fatores. 

Sendo assim, os gatilhos para a participação devem ser pensados de forma conjunta para que não haja desbalanceamento. Dessa maneira, a ideia é que nenhum grupo seja mais favorecido do que o outro.

A seguir, você conhecerá alguns dos principais fatores que empresas adotam para determinar quem serão as pessoas elegíveis ao Incentivo de Longo Prazo.

Orçamento da empresa

É aconselhável que, antes de adotar um ILP, a empresa entenda quais são seus objetivos e possibilidades para o plano. Entre essas possibilidades, está a definição do orçamento que será direcionado à estratégia.

Entre outras coisas, é importante saber quanto há de verba disponível para o ILP para, justamente, traçar um plano de quantas pessoas serão elegíveis. 

Ademais, a depender de quantas pessoas puderem participar, é necessário criar um planejamento de critérios. Logo, alguns dos critérios utilizados são os fatores que citaremos adiante.

Nível hierárquico

Quando o orçamento da empresa destinado ao Incentivo de Longo Prazo não comporta a inclusão de todo o capital humano no programa, o nível hierárquico pode ser um critério de elegibilidade.

Não é raro que os executivos da companhia sejam as pessoas selecionadas para integrarem o ILP. Isso porque, este tipo de perfil profissional carrega uma bagagem essencial para a empresa. 

Logo, o ILP é oferecido na tentativa de aumentar a remuneração total e, consequentemente, causar a retenção da pessoa colaboradora.

Performance

A performance apresentada pelas pessoas colaboradoras também pode ser um outro critério para estabelecer a elegibilidade do ILP. Isso porque, como dissemos anteriormente, é necessário estimular a produtividade, mas também reconhecer o esforço empregado.

Portanto, pessoas colaboradoras que apresentam alta performance podem ser consideradas no momento de definir qual parte do capital humano da empresa participará do programa de remuneração.

Saiba mais sobre o assunto!

Neste artigo, você viu como a adoção de um ILP pode afetar positivamente o capital humano de uma empresa. Além disso, conheceu alguns dos critérios mais utilizados para estabelecer a elegibilidade do plano.

A Pris é especialista em Incentivos de Longo Prazo e pode auxiliar sua empresa em todo o processo de gestão do ILP. Entre em contato conosco para conhecer produtos e serviços. Não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais para ver outros conteúdos como este.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

O que é remuneração: Entendendo a Remuneração Variável

A remuneração é um tema central no ambiente corporativo, que influencia diretamente a motivação e o desempenho dos colaboradores. A...

Remuneração executiva: estruturação e impactos no desempenho organizacional

A remuneração executiva é um tema complexo e crucial para o sucesso das organizações. Isso porque, a forma como os...

Veja como um ILP pode ser usado como ferramenta para retenção de talentos

A retenção de talentos é acompanhada de perto pelo setor de RH, pois é um fator extremamente importante para a...

homeenvelopephone-handset