Staying Bonus: conheça as vantagens desta remuneração

Por Julia Campos
5 minutos de leitura
staying-bonus

Staying Bonus, em português, significa bônus de permanência. Pela sua nomenclatura, você pode perceber que este é um Incentivo de Longo Prazo que tem como objetivo fazer com que as pessoas colaboradoras se mantenham em seus postos de trabalho, não é mesmo?

Neste artigo, vamos explicar mais profundamente como funciona este ILP e explicar quais são suas principais vantagens para um negócio, incluindo a retenção de pessoas. Boa leitura!

O que é o Staying Bonus?

Staying Bonus é uma das nomenclaturas usadas para se referir ao Bônus Diferido. Além destes nomes, essa categoria de Incentivo de Longo Prazo também pode ser conhecida por deferred ou retention bonus.

Esse modelo de ILP tem como uma de suas principais características o fato de ser liquidado em dinheiro, bem como as Ações e as Opções Fantasmas.

Apesar de não estar ligado a ações diretamente, sendo geralmente utilizado um valor fixo ou guiado por uma fórmula, o valor desta remuneração estratégica pode ser ligado, parcialmente, à valorização das ações da empresa.

Essa possibilidade existe já que, no geral, as regras dos Incentivos de Longo Prazo são mais flexíveis. No entanto, é preciso ter em mente que uma outra característica marcante do Bônus Diferido é ter seu valor pré-estabelecido.

O incentivo é pago em um prazo maior, já que se trata de um ILP, e o valor final pode ser, ou não, corrigido por algum índice econômico, como o IPCA, referente à inflação nacional. 

Ainda, outras métricas, além do tempo de permanência, podem estar ligadas ao êxito para o resgate do incentivo. É possível atrelar metas de performance individuais e/ou coletivas.

Categoria conta com vesting temporal

Por falar em tempo de permanência, é importante destacar que o papel desse fator no Staying Bonus é ligado a um vesting temporal. Essa carência que define em quanto tempo a pessoa colaboradora estará apta a participar do programa é chamada de vesting temporal.

Essa é uma cláusula incluída justamente para estimular a permanência do funcionário ou funcionária em seu posto de trabalho. 

Como dissemos anteriormente, outros parâmetros podem ser métricas para o alcance do incentivo, como a performance. Existe um motivo para isso — se a produtividade aumenta, a empresa também melhora seus indicadores.

Quais são as vantagens desta remuneração?

Assim como os outros planos de ILP, o Staying Bonus oferece diversas vantagens que podem colaborar com o desenvolvimento do negócio e, claro, com a satisfação profissional de colaboradores e colaboradoras. Entenda melhor a seguir.

Remuneração atrativa em períodos de crise

Esta é uma das vantagens mais atrativas desta categoria de ILP. Apesar de não ser frequentemente escolhida pelas empresas, a modalidade oferece alta atratividade quando a empresa passa por um momento mais crítico e estressante ou quando o cenário econômico global se torna turbulento.

Um bom exemplo de aplicação é quando a empresa está passando por uma aquisição ou fusão. O clima organizacional pode se tornar mais incerto e as pessoas colaboradoras podem ficar mais inseguras sobre o futuro na companhia.

O Staying Bonus se torna uma importante iniciativa para mostrar aos colaboradores e colaboradoras que a empresa se preocupa com seu capital intelectual, mesmo passando por um momento mais conturbado.

Com isso, o incentivo também se torna uma forma de fazer com que a taxa de turnover se mantenha estável mesmo durante o período difícil. É de extrema importância controlar este indicador, já que em momentos de crise, o turnover pode aumentar.

É prejudicial ao negócio que pessoas-chave se desliguem, pois, elas têm papel fundamental para o progresso da organização, já que apresentam:

  • performance impactante;
  • vivência e estímulo da cultura organizacional;
  • influência sobre colegas de trabalho;
  • conhecimentos, experiência e técnicas fundamentais para a área em que atuam. 

Além disso, essa é uma métrica também analisada por investidores e investidoras. Portanto, podemos incluir, dentro desta vantagem, a retenção de talentos.

Reforço da valorização profissional

Esse Incentivo de Longo Prazo reforça que o bom trabalho e o comprometimento organizacional são recompensados. Portanto, quando uma pessoa colaboradora se esforça e se dedica ao seu papel na empresa, recebe o reconhecimento, que neste caso, é financeiro.

Com isso, o profissional ou a profissional sente que vale a pena buscar desempenhar o melhor trabalho possível, visto que essa atitude é valorizada.

A sensação de satisfação com a carreira e com a empresa empregadora também é um fator que conta muito para a retenção estratégica de pessoas.

Contribuição para a motivação e engajamento da equipe

Quanto mais a pessoa se sente valorizada, mais motivação e engajamento com as ações da empresa ela terá. Com esse movimento se reverberando por toda a empresa, muito possivelmente haverá uma diferença positiva na performance geral.

Portanto, podemos concluir que os benefícios aqui citados estão interligados.

Saiba mais sobre o assunto!

Neste artigo, você viu que o Staying Bonus é apenas um dos nomes usados para se referir ao Bônus Diferido. Essa categoria de Incentivo de Longo Prazo tem benefícios interessantes para as empresas, sendo um ILP bem recomendado para momentos mais delicados ou de crise, ajudando a controlar o turnover. Você também conferiu outras vantagens da categoria.

Para entender mais sobre como o Staying Bonus pode ajudar o seu negócio, entre em contato conosco! Para conferir mais conteúdos sobre o universo da Remuneração Variável, nos siga nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Saiba como adotar um plano de Stock Options

O plano de Stock Options é um dos Incentivos de Longo Prazo mais procurados pelas empresas. Isso se deve, principalmente,...

Como um ILP se encaixa em diferentes cenários de crescimento da empresa?

Planos de Incentivos de Longo Prazo (ILP) oferecem uma ampla gama de benefícios para beneficiários e empresas. Porém, há uma...

Conheça os objetivos de cada estratégia de incentivo

Todos os modelos de Incentivos de Longo Prazo oferecem benefícios para pessoas beneficiárias e empresas. No entanto, cada estratégia de...

homeenvelopephone-handset