ILP: remuneração é ideal para retenção estratégica de pessoas-chave

Por Julia Campos
Warning: Undefined variable $post in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32Warning: Attempt to read property "ID" on null in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32 6 minutos de leitura
ILP

Reter pessoas-chave é um desafio para as empresas e líderes em um mundo corporativo que apresenta muitas oportunidades para alguns perfis específicos. Existem estratégias que podem auxiliar nessa questão. Neste artigo, você poderá conhecer mais sobre ILP — Remuneração Variável de longo prazo que vem sendo utilizada por empresas de diferentes portes e segmentos. Boa leitura!

O que são os Incentivos de Longo Prazo?

Os Incentivos de Longo Prazo, também representados pela sigla ILP, são um dos tipos de Remuneração Variável (RV) existentes. A outra categoria é representada pelos Incentivos de Curto Prazo, também chamados de ICP.

Enquanto nos planos de ICP as pessoas beneficiárias podem resgatar o incentivo em até um ano, nos programas de ILP esse é o prazo mínimo para acesso à remuneração. Na maior parte dos casos, esse período é ainda maior, a depender das condições de vesting temporal, que explicaremos adiante.

Os ILPs buscam estimular e recompensar as pessoas colaboradoras que:

  • apresentam performance fora da curva;
  • detém conhecimentos, técnicas ou experiências inerentes ao funcionamento de suas áreas;
  • agem conforme a cultura organizacional e disseminam o comportamento esperado;
  • estimulam e influenciam colegas de trabalho.

Portanto, esses colaboradores e essas colaboradoras são pessoas-chave para o desempenho positivo da organização como um todo. 

Existem dois tipos de outorga do ILP — ações ou opções, e dois tipos de liquidação — bens patrimoniais (as ações ou opções) e dinheiro.

Condições de vesting

O contrato de vesting é um conjunto de condições às quais a pessoa colaboradora precisa cumprir para ter acesso ao programa de ILP.

Ele pode ser temporal, ou seja, estabelecer um tempo mínimo para que o funcionário ou funcionária se mantenha na empresa antes de aderir ao plano, como uma espécie de carência.

Também há a categoria de condições de performance. Ou seja, a pessoa colaboradora precisa alcançar metas pré-estabelecidas para aderir ao plano. Esses objetivos podem ser individuais, coletivos ou, ainda, organizacionais.

Esse conjunto de regras é flexível e pode ser definido pela empresa após o levantamento das principais necessidades da instituição, ainda na fase em que se desenha o plano.

Planos de ILP mais conhecidos

São os modelos de planos de ILP mais conhecidos e praticados no mercado:

Como o ILP pode ajudar a reter pessoas?

Como os Incentivos de Longo Prazo são, geralmente, ofertados para pessoas com grande destaque na empresa, conforme listamos anteriormente, é de total interesse da organização mantê-las em seus postos.

O primeiro fator que pode ajudar na retenção dessas pessoas-chave é o próprio vesting temporal, que condiciona a participação do executivo ou executiva a uma permanência mínima na empresa. Ao sair antes do prazo estipulado, a pessoa perde o direito de participar do programa e das outorgas.

Valorização profissional

Um segundo ponto importante é que esse é um incentivo exclusivo, por assim dizer. Ao oferecer um plano de Stock Options, por exemplo, a empresa oferece ao funcionário ou funcionária a oportunidade de se tornar sócio ou sócia. Esse é um fator que, certamente, terá peso no momento de avaliar se deve aceitar outra proposta. Afinal de contas, o bom trabalho está sendo reconhecido a ponto de se tornar acionista da companhia.

Migração para a concorrência

É interessante ressaltar que além da retenção estratégica dessas pessoas-chave na empresa, o ILP pode ajudar a evitar que esse ou essa profissional deixe a organização para trabalhar em uma organização concorrente.

Isso significa que além de preservar uma excelente pessoa executiva, ainda é evitado que ela migre para a concorrência levando todo o conhecimento que adquiriu sobre o negócio e a experiência da atividade de trabalho.

Diminuição de processos seletivos

O desligamento de uma pessoa-chave vai gerar um processo seletivo mais moroso, o que, por si só, despende recursos e tempo. É preciso buscar candidatos que tenham experiência e capacidade para aquela vaga. 

A busca pelo perfil ideal pode demorar e, enquanto isso, a área perde referência. Sendo assim, a produtividade do setor pode cair, causando, mais uma vez, uma perda de recursos.

Portanto, os Incentivos de Longo Prazo se mostram, mais uma vez, uma estratégia vantajosa para empresas que desejam preservar funcionários e funcionárias de alta performance em seus papéis.

Quais são os outros benefícios desse incentivo?

Além da retenção de pessoas-chave na organização, os Incentivos de Longo Prazo apresentam outras vantagens, que beneficiam as pessoas colaboradoras participantes e também a empresa. Confira a seguir.

Atração de talentos

Os Incentivos de Longo Prazo são um recurso para a retenção de talentos mas também são uma vantagem para atrair perfis específicos e de pessoas executivas.

Isso ocorre porque em alguns mercados existe uma grande procura por profissionais capacitados. Portanto, oferecer um pacote de benefícios atrativo conta pontos para que a proposta de trabalho se destaque.

Além disso, oferecer um ILP passa a mensagem para as pessoas candidatas que naquela empresa há a valorização profissional e estímulo aos bons resultados.

Alinhamento de interesses

O alinhamento de interesses entre pessoas colaboradoras e acionistas da empresa ocorre, por exemplo, quando o funcionário ou funcionária recebe ações da companhia. Quanto mais as ações se valorizarem, melhor será para acionistas e para os colaboradores que participam do plano.

Portanto, é do interesse dos dois lados que a empresa apresente o máximo de indicadores positivos possíveis para que seu desempenho na bolsa de valores seja satisfatório.

Sentimento de dono e dona

A partir do momento que adere a um plano de ILP, a pessoa colaboradora está se comprometendo ainda mais com a empresa.

Em alguns tipos de ILP, o funcionário ou funcionária se torna sócio ou sócia, como mencionamos. Dessa forma, a pessoa colaboradora aprofunda o entendimento de que o desempenho da empresa passa a ser diretamente proporcional ao que receberá no final do plano.

Portanto, o beneficiário ou beneficiária tende a zelar ainda mais para que as metas sejam atingidas e dá o melhor de si constantemente, além de também motivar os colegas a também buscarem os melhores resultados.

Saiba mais sobre ILP!

Com essa leitura, você pôde se aprofundar nas informações sobre ILP — remuneração que pode ser utilizada estrategicamente para reter pessoas-chave de grande importância para a empresa. Além disso, você conheceu outros benefícios que os Incentivos de Longo Prazo oferecem.

A Pris é especialista em ILP e pode tirar suas dúvidas sobre o tema e também ajudar a descobrir qual é o melhor plano da categoria para o seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o assunto! Não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais para ver mais conteúdos como este.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

5 passos para fazer a gestão de remuneração em uma empresa

Realizar uma boa gestão de remuneração é fundamental para o sucesso do plano de Incentivo de Longo Prazo. No entanto,...

Entenda por que é importante fazer a gestão de incentivos

A adoção de um Incentivo de Longo Prazo é um passo muito importante para a empresa. O ILP ajuda a...

Uso de tecnologia no RH: Como funciona um software de gestão de ILP

0O uso de tecnologia no RH é amplo e impacta não só a rotina da área, mas de uma empresa...

homeenvelopephone-handset