Confusão de nomenclaturas: o que é ILP, Stock Options e Vesting

Por Julia Campos
6 minutos de leitura

Existe uma certa confusão quando falamos de Incentivos de Longo Prazo. Muitas vezes, o ILP é chamado de Stock Options e até mesmo de contrato de vesting. Esses três elementos se relacionam, mas não são a mesma coisa.

Neste artigo, você vai conferir a definição de cada um desses termos e entender melhor como esses conceitos estão relacionados. Ao final da leitura, você saberá como se referir a cada um desses itens sem se confundir. Então, vamos começar?

O que são os Incentivos de Longo Prazo (ILP)

Os Incentivos de Longo Prazo são uma espécie de Remuneração Variável. Outro tipo de RV são os Incentivos de Curto Prazo, também chamados de ICP.

A principal diferença entre os dois modelos de benefícios é o tempo de resgate. Enquanto no ICP a pessoa beneficiária tem acesso ao incentivo em um ano ou menos, no ILP a remuneração só poderá ser acessada após um ano. A depender das regras do plano, esse prazo pode ser ainda maior.

Alguns dos mais conhecidos planos de Incentivo de Longo Prazo são:

Valorização Profissional

Esse tipo de benefício tem como objetivo principal a valorização profissional de pessoas-chave da instituição.

É uma estratégia que, aliada a outros fatores, visa a retenção de talentos da empresa. Isso significa que a empresa zela pela permanência de colaboradores que:

  • desempenham uma função chave;
  • detém conhecimento essencial para o negócio;
  • têm poder de influenciar colegas;
  • exercem e polinizam a cultura organizacional;
  • apresentam performance impactante.

Regras personalizáveis

Apesar de já existirem planos de ILP desenhados, algumas regras podem ser adaptadas às necessidades e objetos de cada empresa.

Um exemplo é o prazo de carência, ou seja, quanto tempo a pessoa deve permanecer na empresa até poder aderir ao programa, bem como métricas específicas de performance.

O que é o plano de Stock Options?

O Stock Option é um plano de Incentivo de Longo Prazo, bem como outros que já citamos anteriormente, por exemplo, Ações Restritas.

Um dos motivos para o Stock Option ser entendido como um sinônimo de ILP é porque esse, atualmente, é o plano mais conhecido e utilizado no Brasil.

Portanto, pessoas que não têm profundo conhecimento sobre a temática entendem que Stock Option é sinônimo de ILP, sendo que, na verdade, é um dos vários modelos de plano dessa categoria de benefícios.

Como o Stock Options funciona?

Em uma explicação breve, esse plano de ILP consiste no oferecimento de um lote de ações da empresa à pessoa colaboradora. Ao aceitar a participação no programa, o beneficiário ou beneficiária passa por um período de carência pré-determinado para estar apto à compra das ações.

Passado esse período, a pessoa já pode comprar os papéis, praticados, geralmente, com um preço mais baixo do que ofertado na bolsa de valores e definidos na assinatura do contrato, sendo chamado de strike price.

Existe um tempo limite para realizar a compra das ações, chamado de prazo de compra. Até o fim desse período, a pessoa colaboradora pode exercer o benefício quando encontrar uma boa janela de oportunidade, ou seja, quando as ações estiverem valorizadas, já que o ganho se dá pela diferença entre o que se pagou no strike price e o preço praticado no mercado.

Vantagens do plano

São algumas das vantagens do plano de Stock Option:

O que é o contrato de vesting?

O contrato de vesting, por sua vez, é um termo assinado entre a empresa e a pessoa colaboradora referente à aquisição progressiva de direitos na companhia.

O vesting é a etapa que já mencionamos anteriormente que define quanto tempo o funcionário ou funcionária precisará permanecer na empresa para que seja possível sua adesão ao plano de Incentivo de Longo Prazo praticado.

Mas o contrato de vesting não designa apenas a carência do plano. Nele também podem ser estabelecidas condições de performance para exercer as opções ou ações do programa.

As cláusulas do vesting devem ser definidas ainda na etapa de desenho do ILP. Portanto, é importante que a empresa já tenha em mente quais são seus principais objetivos e necessidades ao traçar quais são as condições para alcance do benefício.

Um dos motivos para que o termo vesting também seja relacionado como sinônimo de ILP é justamente o fato de que é neste momento que são definidos os termos de participação de cada beneficiário ou beneficiária. No entanto, essa é uma das várias etapas da participação em um programa de ILP.

O que se deve saber ao elaborar um contrato de vesting?

Para que o contrato esteja alinhado às necessidades da empresa, além das condições de prazo e performance, é preciso já ter definido:

  • quem serão as pessoas colaboradoras elegíveis ao plano;
  • o tipo de liquidez — se em dinheiro ou ações;
  • o tipo de ativo do plano — se ações ou opções;
  • se haverá necessidade de contrapartida por parte do beneficiário — uma cláusula de matching;
  • como será feita a gestão e contabilização do plano;
  • a tributação do plano, entre outros.

Entre em contato conosco!

Agora que você finalizou a leitura, sabe o que são os Incentivos de Longo Prazo, entende que Stock Option é um dos tipos de planos de ILP e que vesting é uma etapa importante desse tipo de Remuneração Variável. Portanto, não vai mais se confundir com as nomenclaturas, não é mesmo? A Pris pode te ajudar a entender ainda mais sobre planos de Incentivo de Longo Prazo e outros termos que fazem parte desse universo. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Saiba o que é ILP e como ele pode ajudar sua empresa

Um Incentivo de Longo Prazo oferece uma série de benefícios que podem culminar em uma melhoria da performance das pessoas...

Stock Options: como funciona este incentivo?

Entender como funcionam os Incentivos de Longo Prazo é um passo importante para saber qual plano é mais indicado para...

Cap table: por que você deve entender sobre o assunto

Empreendedores e gestores que buscam organização e clareza de informações relacionadas a estrutura de propriedade da empresa precisam entender o...

homeenvelopephone-handset