Como um Incentivo de Longo Prazo afeta o bem-estar das empresas?

Por Julia Campos
Warning: Undefined variable $post in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32Warning: Attempt to read property "ID" on null in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32 5 minutos de leitura
incentivo-de-longo-prazo

Empresas de diferentes portes e segmentos estão sempre em busca de estratégias que ajudem a melhorar o bem-estar de forma geral. Essa busca é natural, visto que uma companhia equilibrada tende a alcançar o sucesso. Você sabia que um plano de Incentivo de Longo Prazo pode ajudar no bem-estar de várias formas?

Neste artigo, você poderá ver quais são alguns dos componentes que, interligados, fazem com que uma empresa esteja em equilíbrio e vivencie o bem-estar. Além disso, você saberá como um programa de Incentivo de Longo Prazo pode afetar positivamente vários destes fatores. Boa leitura!

O que chamamos de bem-estar de uma empresa?

O bem-estar geral de uma empresa envolve diversos fatores multidimensionais. Cada um dos componentes varia de importância para cada empresa, no entanto, é senso comum que para que a empresa esteja bem, estes pontos devem estar em equilíbrio. Podemos citar como principais componentes do bem-estar de uma companhia:

  • cultura organizacional saudável;
  • saúde e bem-estar das pessoas colaboradoras;
  • profissionais engajados;
  • satisfação dos clientes;
  • governança corporativa;
  • desempenho financeiro;
  • responsabilidade social e ambiental;
  • bom relacionamento com stakeholders.

Esses fatores estão interligados e, se um deles não vai bem, os outros podem acabar sendo afetados. Por isso as empresas devem ter estes e outros pontos mapeados e sob monitoria para gerar bem-estar e alcançar sucesso no longo prazo.

Como um Incentivo de Longo Prazo pode afetar o bem-estar de um negócio?

Um plano de Incentivo de Longo Prazo é uma estratégia que pode colaborar com vários dos componentes citados anteriormente e, por consequência, pode afetar positivamente no bem-estar de uma empresa. A seguir, saiba como um ILP pode contribuir neste sentido.

Atração e retenção de talentos

Como esta é uma remuneração que só será resgatada a longo prazo, o princípio básico é que o beneficiário ou beneficiária se mantenha na empresa pelo período estipulado no contrato de vesting. Caso contrário, perde o direito de receber o incentivo.

No caso da retenção de talentos, as pessoas elegíveis para o ILP são perfis de grande destaque, que praticam e disseminam a cultura organizacional e apresentam uma performance de grande impacto. Portanto, é uma prioridade da empresa mantê-las em suas posições, já que são forças motrizes do trabalho desempenhado. 

Já quando o assunto é a atração de novos talentos, oferecer esse tipo de incentivo se torna um diferencial competitivo das empresas em um mercado que é muito concorrido quando se trata de uma competição por recrutar perfis específicos, como o de executivos e executivas.

Alinhamento de interesses

Uma das principais funções de um plano de Incentivo de Longo Prazo é promover o alinhamento de interesses entre pessoas beneficiárias e acionistas da empresa. Isso porque, quanto mais as ações se valorizarem, maior o retorno financeiro para ambas as partes.

Portanto, as pessoas que fazem parte do programa de ILP se esforçarão para que os resultados alcançados sejam sempre os melhores possíveis, visto que, quanto mais indicadores positivos são alcançados na empresa, maior a chance de que as ações estejam valorizadas na bolsa.

Performance a longo prazo

Ao compreenderem o funcionamento do plano de Incentivo de Longo Prazo, as pessoas beneficiárias ficam cientes de que a performance apresentada deve ser positiva e constante por um período maior.

Com isso, a tendência é de que colaboradores e colaboradoras passem a tomar decisões que beneficiem a empresa no longo prazo ao invés de escolher caminhos que podem dar resultados imediatos. Esta postura fomenta o desempenho sustentável da companhia.

Além disso, as pessoas beneficiárias tendem a estar mais dispostas a se envolverem em projetos mais robustos e que podem ter impacto duradouro nos resultados da empresa, os quais demandam mais tempo e esforço. Dessa forma, conclui-se que o ILP também ajuda na melhoria da produtividade.

Estímulo ao engajamento

Quando as pessoas colaboradoras se sentem valorizadas e têm a oportunidade de usufruir dos benefícios do sucesso da empresa ao longo do tempo, por meio do ILP,  podem se tornar mais engajadas com diversos projetos da companhia e elevar a moral da equipe. Isso, por sua vez, pode resultar em um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Acesso a capital

A adoção de um Incentivo de Longo Prazo pode ser uma forma eficaz de atrair investidores e financiamento externo. Os investidores frequentemente veem ILPs como um sinal de que a gestão está comprometida com o crescimento sustentável da empresa, o que pode tornar a atração de capital mais fácil.

Saiba mais sobre o assunto!

Neste artigo, você pôde ver como é importante que os componentes que levam uma empresa ao bem-estar estejam equilibrados. Ademais, você entendeu que um plano de Incentivo de Longo Prazo pode ser uma estratégia muito interessante para trabalhar esses fatores em uma companhia.

A Pris é especialista em Incentivos de Longo Prazo e pode ajudar sua empresa a alcançar o bem-estar. Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços! Acompanhe também a Carreira Muller, especialista em consultorias para elaboração de planos de cargos e salários, trilhas de carreira e descrições de cargos.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

5 passos para fazer a gestão de remuneração em uma empresa

Realizar uma boa gestão de remuneração é fundamental para o sucesso do plano de Incentivo de Longo Prazo. No entanto,...

Entenda por que é importante fazer a gestão de incentivos

A adoção de um Incentivo de Longo Prazo é um passo muito importante para a empresa. O ILP ajuda a...

Uso de tecnologia no RH: Como funciona um software de gestão de ILP

0O uso de tecnologia no RH é amplo e impacta não só a rotina da área, mas de uma empresa...

homeenvelopephone-handset