ICP: Entenda o significado e saiba tudo sobre a remuneração

Por Julia Campos
5 minutos de leitura
icp

Incluir categorias de Remuneração Variável em um pacote de benefícios pode ser uma estratégia muito interessante para alcançar metas organizacionais. Além disso, também é uma forma de manter as pessoas colaboradoras motivadas e engajadas com a empresa. Um modelo interessante para adoção é o ICP.

Continue a leitura para entender o que significa esta sigla, como funciona esta categoria de incentivo e quais são suas principais vantagens.

O que é ICP?

ICP é a sigla usada para abreviar Incentivos de Curto Prazo. Essa é uma das categorias da Remuneração Variável, o outro tipo se refere aos Incentivos de Longo Prazo (ILP).

Este tipo de remuneração é um incentivo, que acaba também se tornando um reconhecimento, para que pessoas colaboradoras tenham um melhor desempenho.

O ICP é concedido mediante o alcance de metas, sejam elas individuais, por equipe ou organizacionais. 

Portanto, a ideia é que, quanto mais o funcionário ou funcionária vender, conseguir mais clientes, diminuir a taxa de reclamações, ou outro objetivo em questão, mais perto estará de receber o incentivo financeiro.

A remuneração de curto prazo assim é chamada porque é disponibilizada em ciclos menores de tempo. O ICP pode ser resgatado em um ano ou menos. Essa é a maior diferença para o ILP, ao qual a pessoa beneficiária só pode ter acesso à vantagem após um ano, podendo este prazo se prorrogar, a depender das regras do contrato de vesting.

São tipos conhecidos de Incentivos de Curto Prazo:

Quais são as vantagens de adotar este tipo de remuneração?

Adotar essa remuneração estratégica não é apenas um investimento para melhorar o plano de benefícios oferecido às pessoas colaboradoras. A empresa também tem muito a ganhar com a implantação de um ICP. Entenda melhor a seguir.

Atração de talentos

A busca por perfis especialistas em determinadas áreas pode ser um grande desafio para as empresas. Determinados tipos de profissionais estão sendo muito disputados, como é o caso do setor de tecnologia.

Para atrair os perfis necessários para compor o time, é necessário oferecer um pacote de benefícios atrativo, que se diferencie da concorrência.

Nesse sentido, os Incentivos de Curto Prazo podem fazer toda a diferença, já que a remuneração pode fazer bastante diferença quando a pessoa candidata for comparar propostas.

Redução do turnover

Assim como ocorre com a atração de talentos, muitas pessoas deixam a empresa na qual atuam por conta de propostas mais interessantes. Por isso, tem se tornado comum que as pessoas permaneçam menos tempo em uma mesma organização.

No entanto, se esse fenômeno se repete constantemente, a taxa de turnover aumenta. Este é um fator que pode se tornar preocupante por uma série de motivos, como:

  • a equipe pode sentir a saída de uma pessoa e se tornar menos produtiva;
  • quando há a substituição, existe um tempo necessário para que ocorra a integração das pessoas e a produtividade volte ao esperado;
  • a pessoa que vai para a concorrência leva conhecimentos preciosos sobre o funcionamento da empresa;
  • a pessoa que sai pode ter uma experiência, técnica ou conhecimento muito importante para a área;
  • a taxa de turnover alta pode ser um problema diante de pessoas investidoras.

Dessa forma, o ICP também se torna um fator competitivo para manter as pessoas em seus postos de trabalho. É claro que esse fator deve estar combinado com outros atrativos para que se obtenha êxito neste objetivo.

Valorização profissional

O oferecimento de um Incentivo de Curto Prazo também trabalha o sentimento de valorização profissional na pessoa colaboradora.

A pessoa entende que, quando faz um bom trabalho e alcança resultados que fazem a diferença para a empresa, recebe um reconhecimento pelo desempenho.

Este é tanto um estímulo para que o empenho ocorra quanto um reconhecimento dado pela performance.

Aumento na produtividade

Seguindo a lógica do que acabamos de citar, quando a pessoa se sente valorizada e entende que quanto melhor seu desempenho, mais chances de receber o incentivo financeiro, maior será seu esforço para alcançar as metas estabelecidas.

Isto significa que haverá aumento na produtividade dos funcionários e funcionárias. Quando toda a empresa segue esta lógica, os indicadores gerais tendem a apresentar resultados positivos;

Alcance de metas organizacionais

Como dissemos, quando a pessoa colaboradora se sente valorizada, é bem possível que a produtividade aumente. Portanto, com esse comportamento generalizado, a empresa terá mais possibilidades de alcançar suas metas organizacionais.

Saiba mais sobre o assunto!

Neste artigo, explicamos para você que ICP se trata de uma sigla para se referir aos Incentivos de Curto Prazo. Além disso, você pôde entender como funciona este tipo de Remuneração Variável e quais são os benefícios que o ICP pode oferecer para empresas que o adotarem. 

Quer saber mais sobre Incentivos de Curto Prazo? Entre em contato conosco! Você também pode ver mais conteúdo sobre este assunto em nossas redes sociais. Estamos no  LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Saiba o que é ILP e como ele pode ajudar sua empresa

Um Incentivo de Longo Prazo oferece uma série de benefícios que podem culminar em uma melhoria da performance das pessoas...

Stock Options: como funciona este incentivo?

Entender como funcionam os Incentivos de Longo Prazo é um passo importante para saber qual plano é mais indicado para...

Cap table: por que você deve entender sobre o assunto

Empreendedores e gestores que buscam organização e clareza de informações relacionadas a estrutura de propriedade da empresa precisam entender o...

homeenvelopephone-handset