Como gerar relacionamento de longo prazo entre a empresa e seus melhores colaboradores

Por Julia Campos
7 minutos de leitura
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Gerar um relacionamento de longo prazo entre a empresa e seus melhores colaboradores não é uma tarefa fácil para as companhias. Isso porque, em um mercado de trabalho super competitivo, bons colaboradores recebem propostas profissionais com certa regularidade.

Portanto, este artigo se propõe a explicar melhor a necessidade de criar um vínculo forte e duradouro com as pessoas colaboradoras. 

Além disso, você poderá entender como um Incentivo de Longo Prazo pode ser um grande aliado para fomentar esse tipo de relação. Boa leitura!

Entenda a importância de um relacionamento de longo prazo entre a empresa e seus melhores colaboradores

Manter um relacionamento de longo prazo entre a empresa e seus melhores colaboradores é de extrema importância por várias razões, que você conhecerá adiante. 

São fatores de destaque neste contexto, o desempenho das pessoas colaboradoras, a contribuição com a cultura organizacional, e o aumento da competitividade e sustentabilidade do negócio. A seguir, você poderá conhecer esses aspectos com mais detalhes.

Desempenho e produtividade

Colaboradores experientes e talentosos tendem a ser mais produtivos e eficientes. Isso porque, eles conhecem bem os processos internos, os produtos/serviços oferecidos e as necessidades dos clientes.

Sendo assim, essas pessoas contribuem significativamente para a melhoria contínua e a inovação do negócio.

Cultura organizacional

Colaboradores de alta performance, engajados e alinhados com a estratégia da empresa ajudam a manter e disseminar a cultura organizacional. 

Portanto, essas pessoas servem como modelos de comportamento e são fundamentais para a manutenção dos valores, normas e práticas da empresa. 

Dessa forma, essas pessoas colaboradoras promovem um ambiente de trabalho coeso e alinhado com a missão e visão da organização.

Conhecimento e inovação

Colaboradores experientes acumulam um vasto conhecimento sobre o mercado atuante, os clientes e os processos internos da empresa.
Logo, esse conhecimento é essencial para a inovação, resolução de problemas complexos e para a tomada de decisões estratégicas. Tendo isso em vista, é de grande importância que a empresa consiga reter essas pessoas-chave.

Clientes e relacionamentos externos 

Colaboradores experientes e engajados frequentemente estabelecem relações fortes com clientes, fornecedores e outras partes interessadas. Desse modo, esses relacionamentos são fundamentais para a construção de confiança e para a continuidade dos negócios.

Deste ponto de vista, é importante cultivar essas pessoas colaboradoras por conta desse vínculo criado e, também, para passar segurança e solidez para os clientes.

 

Economia de recursos

A rotatividade alta de funcionários é muito custosa para a companhia. Por isso, investir no desenvolvimento e retenção de talentos reduz os custos associados a:

  • recrutamento e seleção; 
  • treinamento e capacitação dos novos colaboradores; 
  • perda de produtividade decorrente da adaptação e curva de aprendizado de novos trabalhadores.

Reputação da marca empregadora

Conseguir manter um relacionamento de longo prazo entre a empresa e seus melhores colaboradores faz com que a companhia seja vista como um bom lugar para se trabalhar. Consequentemente, isso melhora a reputação da marca empregadora no mercado de trabalho. Sendo assim, a empresa se torna mais atraente para talentos e facilita o recrutamento de novos profissionais qualificados.

Saiba por que um ILP é a melhor estratégia para gerar um relacionamento de longo prazo entre a empresa e seus melhores colaboradores

Um dos objetivos mais comentados dos planos de Incentivo de Longo Prazo é a retenção de talentos. Visto que, manter as pessoas colaboradoras-chave da empresa é uma premissa básica para alcançar todos os aspectos que listamos anteriormente.

A seguir, você entenderá como um ILP pode contribuir para gerar um relacionamento de longo prazo entre a empresa e seus melhores colaboradores.

Incentivo financeiro

Um incentivo de Longo Prazo, no contexto da retenção de talentos, é uma premiação financeira que a pessoa elegível recebe ao permanecer na empresa por um período determinado de tempo.

Ademais, a questão financeira é importante e pode fazer bastante diferença para muitas pessoas que contam com um ILP em seu pacote de remuneração. Por isso, esse é um dos fatores mais contundentes do ILP para que se alcance a retenção estratégica de pessoas.

Dessa maneira, é bom ressaltar que um ILP é um grande peso para a tomada de decisão de permanecer na companhia. Isso porque, o incentivo gera aumento da remuneração total e reforça a visão de longo prazo dessas pessoas.

No entanto, o reconhecimento financeiro não deve ser o único investimento nos colaboradores. É importante cuidar das pessoas em outros aspectos, como:

Retenção de talentos

Colaboradores de alto desempenho são ativos valiosos. Por isso, manter esses profissionais na empresa evita a perda de conhecimento e habilidades críticas, reduz os custos associados ao recrutamento e treinamento de novos funcionários e promove uma maior estabilidade na força de trabalho.

Alguns modelos de ILP têm um grande apelo para a retenção estratégica de pessoas-chave, como o de Ações Restritas e Ações Fantasmas, desde que não tenham condições de performance. Além desses, o Bônus Diferido também é uma alternativa para empresas que tenham maior foco em retenção de talentos.

A efetividade da estratégia se dá porque, nessas categorias de plano, os elegíveis precisam cumprir um único objetivo. Sendo assim, é necessário permanecer na empresa pelo tempo indicado em contrato de vesting, que é o prazo de carência para resgatar a remuneração.

Porém, é preciso ter em mente que, quanto mais a pessoa beneficiária evoluir com a empresa, maiores as chances de que o valor da companhia, ou das ações, aumente. Consequentemente, o colaborador receberá um prêmio maior por meio do ILP.

Engajamento e moral

Quando os colaboradores percebem que a empresa valoriza e investe neles a longo prazo, eles tendem a ser mais engajados e motivados. Visto que isso leva a um aumento na satisfação no trabalho, maior comprometimento com os objetivos da empresa e uma diminuição nas taxas de absenteísmo e turnover.

Desse ponto de vista, o convite para integrar um plano de Incentivo de Longo Prazo é uma forma expressa de a empresa mostrar àquela pessoa colaboradora que ela é valiosa para a companhia.

Sendo assim, a estratégia de remuneração é um recurso muito potente e eficaz para gerar essa sensação de reconhecimento e valorização profissional.

Saiba mais sobre o assunto!

Ao finalizar essa leitura, você entendeu que desenvolver e manter um relacionamento de longo prazo entre a empresa e seus melhores colaboradores não só fortalece a companhia internamente. Este vínculo também a posiciona de maneira mais competitiva no mercado, contribuindo para seu sucesso e crescimento sustentável.

Ademais, você também entendeu como um Incentivo de Longo Prazo age para gerar a retenção de talentos. Dessa forma, a estratégia de remuneração se torna formidável para empresas que necessitam reter seus melhores talentos.

A Pris é especialista em Incentivos de Longo Prazo e pode ajudar sua empresa a adotar planos de ILP com foco na retenção de pessoas. Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Também não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais para ver conteúdos como este.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

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