Entenda por que startups estão adotando o plano de stock option

Por Julia Campos
6 minutos de leitura
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Quando se fala em startup, pensamos em uma empresa com processos ágeis, que busca inovação e oferece novas soluções para os negócios. Baseado nesse conceito, esse tipo de empresa tem buscado elementos que valorizem o desempenho do colaborador e sejam uma vantagem competitiva de mercado. Uma dessas escolhas frequentes é o plano de Stock Option.

Nesse artigo, você vai ver quais são os pontos que uma startup deve observar antes de implementar esse Incentivo de Longo Prazo e também vai conferir os principais benefícios que o Stock Option pode oferecer. Boa leitura!

Fatores a considerar antes de implementar o Stock Option

É claro que a adoção de um plano de Incentivo de Longo Prazo como o Stock Option é um grande passo para uma Startup e causa animação entre gestores e pessoas-chave na empresa.

No entanto, antes de concretizar esse plano, é preciso avaliar minuciosamente todos os fatores que implicam esse movimento e também analisar os impactos dessa ação.

A seguir, veja quais são alguns pontos de atenção antes de bater o martelo e implementar um plano de Stock Option em uma startup.

Procure ajuda profissional para desenhar o plano

O processo de desenhar o plano de Stock Option pode gerar dúvidas e vários questionamentos para quem não está acostumado a lidar com ILP.

Por isso é recomendável o auxílio de um serviço especializado no assunto, como o que a Pris oferece. Os profissionais podem analisar a conjuntura da empresa, suas principais necessidades e avaliar se realmente o Stock Option é a melhor alternativa para o negócio ou se outro Incentivo de Longo Prazo é o mais indicado.

Além disso, todas as dúvidas dos sócios e sócias e das pessoas investidoras, bem como de outros envolvidos no projeto poderão ser sanadas constantemente, enquanto o serviço perdurar.

Alinhe diversos setores da empresa

A análise da possibilidade de implantação de um plano de Stock Option é o tipo de projeto que deve envolver diversos setores de uma empresa.

É fundamental que se levante como as áreas serão impactadas pelo ILP. É recomendável que estejam envolvidos e alinhados setores como:

  • compliance;
  • gestão de pessoas;
  • financeiro e contábil;
  • sócios e sócias e pessoas investidoras.

A transparência, a troca de informações e o fácil acesso aos mais diversos dados desses setores deve ser um fator primordial na condução da adoção do Incentivo de Longo Prazo.

Entenda que o benefício não é só um bônus por performance

Parte das pessoas entende que o Stock Option é um bônus para funcionários e funcionárias que têm boa performance, mas não é bem assim.

O Stock Option deve ser destinado para pessoas-chave da instituição, que praticam e reafirmam a cultura organizacional, que acreditam no propósito do negócio, são influenciadoras tanto de resultados quanto de comportamento dos colegas e que apresentam um resultado fora da curva.

Portanto, é preciso avaliar bem quem são as pessoas que serão elegíveis ao plano, já que elas devem desempenhar os requisitos listados anteriormente.

É preciso que haja um sólido trabalho de comunicação interna e de employer branding para que o Stock Option seja entendido como um ativo precioso.

É, ainda, importante que os participantes entendam claramente o funcionamento do plano e estejam cientes de que estão recebendo uma parte daquela startup, sendo incluídos nos planos de um projeto que eles acreditam, e que os resultados do plano também depende do empenho deles.

Por que as startups estão adotando esse plano de ILP?

É possível notar que existe um movimento das startups em direção ao plano de Stock Option. A seguir, veja quais são os maiores atrativos dessa categoria de ILP para esse tipo de negócio.

Maturidade do negócio

A implementação bem-sucedida de um plano de Stock Option mostra para o mercado de atuação que a startup já tem certa maturidade e conseguiu concluir um projeto que demanda bastante planejamento, processos sólidos, colaboração e esforço.

Essa mensagem pode atrair novas pessoas investidoras dispostas a conhecer o negócio e, possivelmente, realizar um aporte.

Retenção e atração de talentos

Sem dúvidas, uma das grandes vantagens do plano de Stock Option para startups é a retenção e atração de talentos.

A remuneração estratégica, por ser de longo prazo e bastante atrativa, faz com que o colaborador-chave se mantenha por mais tempo na empresa. Sendo assim, seu conhecimento sobre a área de atuação, relacionamento com colegas e performance são mantidos.

Já como fator de atração, o ILP mostra para os possíveis candidatos que a empresa abre espaço para a valorização profissional de colaboradores engajados, que compram a ideia do negócio e que apresentam uma performance de impacto.

Finanças equilibradas

Como o Stock Option é um plano que não liquida as ações em dinheiro, o caixa da startup é preservado. Dessa forma, não há comprometimento das finanças.

Portanto, essa categoria equilibra os benefícios de um plano de ILP com a possibilidade de manter a saúde fiscal do negócio.

Controle por software

Uma outra vantagem de planos de ILP como o Stock Option é que não é preciso, e nem recomendável, que se alimente os dados em planilha.

Um software, como o software Pris, automatiza a rotina de alimentação das informações dos colaboradores e do plano. Além disso, disponibiliza que os beneficiários possam fazer a consulta da situação do seu contrato quando quiserem.

Sendo assim, torna-se muito mais fácil e prático acompanhar o plano depois de sua implementação.

Conheça o Pris!

Depois de ler este artigo, você consegue entender por que startups estão cada vez mais adotando o plano de Stock Option. Nessa leitura, você viu que antes de implementar esse ILP é importante avaliar toda a conjuntura da empresa. Por fim, explicamos pontos atrativos dessa remuneração estratégica para as startups. Como dissemos, o controle do plano por meio de um software ajuda no acompanhamento desse investimento e também envolve as pessoas colaboradoras participantes. Se esse é um ponto de interesse para sua empresa, entre em contato conosco e conheça mais sobre o Pris!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

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