Entenda por que startups estão adotando o plano de stock option

Por Julia Campos
6 minutos de leitura
planos-de-stock-options

Quando se fala em startup, pensamos em uma empresa com processos ágeis, que busca inovação e oferece novas soluções para os negócios. Baseado nesse conceito, esse tipo de empresa tem buscado elementos que valorizem o desempenho do colaborador e sejam uma vantagem competitiva de mercado. Uma dessas escolhas frequentes é o plano de Stock Option.

Nesse artigo, você vai ver quais são os pontos que uma startup deve observar antes de implementar esse Incentivo de Longo Prazo e também vai conferir os principais benefícios que o Stock Option pode oferecer. Boa leitura!

Fatores a considerar antes de implementar o Stock Option

É claro que a adoção de um plano de Incentivo de Longo Prazo como o Stock Option é um grande passo para uma Startup e causa animação entre gestores e pessoas-chave na empresa.

No entanto, antes de concretizar esse plano, é preciso avaliar minuciosamente todos os fatores que implicam esse movimento e também analisar os impactos dessa ação.

A seguir, veja quais são alguns pontos de atenção antes de bater o martelo e implementar um plano de Stock Option em uma startup.

Procure ajuda profissional para desenhar o plano

O processo de desenhar o plano de Stock Option pode gerar dúvidas e vários questionamentos para quem não está acostumado a lidar com ILP.

Por isso é recomendável o auxílio de um serviço especializado no assunto, como o que a Pris oferece. Os profissionais podem analisar a conjuntura da empresa, suas principais necessidades e avaliar se realmente o Stock Option é a melhor alternativa para o negócio ou se outro Incentivo de Longo Prazo é o mais indicado.

Além disso, todas as dúvidas dos sócios e sócias e das pessoas investidoras, bem como de outros envolvidos no projeto poderão ser sanadas constantemente, enquanto o serviço perdurar.

Alinhe diversos setores da empresa

A análise da possibilidade de implantação de um plano de Stock Option é o tipo de projeto que deve envolver diversos setores de uma empresa.

É fundamental que se levante como as áreas serão impactadas pelo ILP. É recomendável que estejam envolvidos e alinhados setores como:

  • compliance;
  • gestão de pessoas;
  • financeiro e contábil;
  • sócios e sócias e pessoas investidoras.

A transparência, a troca de informações e o fácil acesso aos mais diversos dados desses setores deve ser um fator primordial na condução da adoção do Incentivo de Longo Prazo.

Entenda que o benefício não é só um bônus por performance

Parte das pessoas entende que o Stock Option é um bônus para funcionários e funcionárias que têm boa performance, mas não é bem assim.

O Stock Option deve ser destinado para pessoas-chave da instituição, que praticam e reafirmam a cultura organizacional, que acreditam no propósito do negócio, são influenciadoras tanto de resultados quanto de comportamento dos colegas e que apresentam um resultado fora da curva.

Portanto, é preciso avaliar bem quem são as pessoas que serão elegíveis ao plano, já que elas devem desempenhar os requisitos listados anteriormente.

É preciso que haja um sólido trabalho de comunicação interna e de employer branding para que o Stock Option seja entendido como um ativo precioso.

É, ainda, importante que os participantes entendam claramente o funcionamento do plano e estejam cientes de que estão recebendo uma parte daquela startup, sendo incluídos nos planos de um projeto que eles acreditam, e que os resultados do plano também depende do empenho deles.

Por que as startups estão adotando esse plano de ILP?

É possível notar que existe um movimento das startups em direção ao plano de Stock Option. A seguir, veja quais são os maiores atrativos dessa categoria de ILP para esse tipo de negócio.

Maturidade do negócio

A implementação bem-sucedida de um plano de Stock Option mostra para o mercado de atuação que a startup já tem certa maturidade e conseguiu concluir um projeto que demanda bastante planejamento, processos sólidos, colaboração e esforço.

Essa mensagem pode atrair novas pessoas investidoras dispostas a conhecer o negócio e, possivelmente, realizar um aporte.

Retenção e atração de talentos

Sem dúvidas, uma das grandes vantagens do plano de Stock Option para startups é a retenção e atração de talentos.

A remuneração estratégica, por ser de longo prazo e bastante atrativa, faz com que o colaborador-chave se mantenha por mais tempo na empresa. Sendo assim, seu conhecimento sobre a área de atuação, relacionamento com colegas e performance são mantidos.

Já como fator de atração, o ILP mostra para os possíveis candidatos que a empresa abre espaço para a valorização profissional de colaboradores engajados, que compram a ideia do negócio e que apresentam uma performance de impacto.

Finanças equilibradas

Como o Stock Option é um plano que não liquida as ações em dinheiro, o caixa da startup é preservado. Dessa forma, não há comprometimento das finanças.

Portanto, essa categoria equilibra os benefícios de um plano de ILP com a possibilidade de manter a saúde fiscal do negócio.

Controle por software

Uma outra vantagem de planos de ILP como o Stock Option é que não é preciso, e nem recomendável, que se alimente os dados em planilha.

Um software, como o software Pris, automatiza a rotina de alimentação das informações dos colaboradores e do plano. Além disso, disponibiliza que os beneficiários possam fazer a consulta da situação do seu contrato quando quiserem.

Sendo assim, torna-se muito mais fácil e prático acompanhar o plano depois de sua implementação.

Conheça o Pris!

Depois de ler este artigo, você consegue entender por que startups estão cada vez mais adotando o plano de Stock Option. Nessa leitura, você viu que antes de implementar esse ILP é importante avaliar toda a conjuntura da empresa. Por fim, explicamos pontos atrativos dessa remuneração estratégica para as startups. Como dissemos, o controle do plano por meio de um software ajuda no acompanhamento desse investimento e também envolve as pessoas colaboradoras participantes. Se esse é um ponto de interesse para sua empresa, entre em contato conosco e conheça mais sobre o Pris!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Saiba como adotar um plano de Stock Options

O plano de Stock Options é um dos Incentivos de Longo Prazo mais procurados pelas empresas. Isso se deve, principalmente,...

Como um ILP se encaixa em diferentes cenários de crescimento da empresa?

Planos de Incentivos de Longo Prazo (ILP) oferecem uma ampla gama de benefícios para beneficiários e empresas. Porém, há uma...

Conheça os objetivos de cada estratégia de incentivo

Todos os modelos de Incentivos de Longo Prazo oferecem benefícios para pessoas beneficiárias e empresas. No entanto, cada estratégia de...

homeenvelopephone-handset