Se antes as pessoas trabalhadoras eram vistas como recursos, atualmente o mercado de trabalho tenta humanizar seus processos. As empresas entenderam que seus negócios são dependentes das pessoas colaboradoras e, por isso, existe uma tendência em oferecer mais benefícios, não só financeiros. Um desses incentivos é o programa de Remuneração Variável.
Neste artigo, você vai entender o que é a Remuneração Variável, quais são suas categorias e como elas funcionam, além de conferir em detalhes quais são as vantagens de adotar esse tipo de incentivo. Boa leitura!
A Remuneração Variável é um tipo de incentivo financeiro para pessoas colaboradoras de uma empresa que se diferencia da remuneração fixa. Esta última é composta por:
Na RV, o incentivo está disponível apenas se alcançadas condições de performance, ou seja, metas previamente estipuladas que podem ser individuais, coletivas da equipe e, ainda, organizacionais. Por não ser uma remuneração garantida, ela é chamada de variável.
Esse tipo de remuneração possui duas categorias — Incentivos de Curto Prazo e Incentivos de Longo Prazo, conforme você poderá ver a seguir.
Incentivos de Curto Prazo, também conhecidos como ICP são uma das duas categorias de Remuneração Variável. Essa bonificação pode ser resgatada em um ano ou menos, mediante o alcance de metas individuais, coletivas, ou organizacionais, por exemplo:
Existem diferentes tipos de ICP com diferentes regras. É interessante analisar cada modelo para entender qual é a melhor opção para uma empresa. São planos desta categoria:
A sigla ILP vem de Incentivos de Longo Prazo. Essa é a outra categoria pertencente a Remuneração Variável. Neste tipo de estratégia, as pessoas beneficiárias resgatam o incentivo financeiro, no mínimo, após um ano. Em determinados casos, esse prazo pode se estender.
As condições para funcionários e funcionárias terem acesso à remuneração podem ser temporais, ou seja, é preciso permanecer na empresa por um período estabelecido. Além disso, também podem haver condições de performance. Esses fatores condicionais são previstos no que chamamos de contrato de vesting.
São conhecidos modelos de ILP:
Como dissemos anteriormente, há um movimento das empresas de tornar seus negócios mais humanos, inclusivos e positivos. Para isso, é preciso prestar atenção e cuidar das pessoas que trabalham nas empresas.
É necessário oferecer um ambiente de trabalho saudável, com segurança psicológica, possibilidade de crescimento, reconhecimento verbal, estímulo constante entre outros muitos fatores.
Mas também é um fato que o reconhecimento e o estímulo financeiro fazem muita diferença na motivação, engajamento, produtividade, qualidade nas entregas e, até mesmo, na decisão de permanecer e sair de uma empresa.
A Remuneração Variável apresenta diversas vantagens nesse sentido, e é isso que você vai entender detalhadamente a seguir.
A RV trabalha como uma recompensa pelo alcance de uma meta ou objetivo. Para obter êxito, a pessoa precisa colocar mais energia em seu trabalho e dar seu melhor em termos de performance.
Esse movimento é, sem dúvida, trabalhoso. Por isso é necessário o mecanismo de recompensa. Caso contrário a pessoa não se sentiria valorizada e não seria estimulada a manter seu bom desempenho que, por vezes, exigirá bastante esforço.
A valorização profissional também é um fator que conta muito para a satisfação com o trabalho. Pesa no momento de analisar outras oportunidades, seja positiva ou negativamente.
Se os valores da empresa orbitam a valorização do capital humano, sentimento de comunidade e outras vertentes do gênero, o reconhecimento financeiro será uma fonte de fixação da cultura organizacional. Afinal de contas, pregar algo que não se vive gera uma insatisfação.
Um outro fator é que, no caso, principalmente, dos ILPs, as pessoas selecionadas para participarem do programa são reconhecidas por sua performance, mas também por serem pessoas que vestem a camisa da empresa.
Portanto, são pessoas que vivenciam e disseminam a cultura organizacional. Esse movimento estimula que outras pessoas aprofundem a vivência dos valores internos.
Seguindo a ideia dos pontos já mencionados, agindo como mecanismo de estímulo e recompensa, a RV é um fator que age diretamente sobre a motivação e engajamento da equipe.
A pessoa colaboradora quando se sente valorizada e reconhecida, coloca mais energia e força de vontade no trabalho, porque sabe que o empenho não será em vão.
A premiação financeira vinculada ao programa de Remuneração Variável também é um ponto positivo para manter a motivação das pessoas.
Com isso, não apenas a produtividade é positivamente afetada. Funcionários e funcionárias também estarão engajados e terão mais propensão a se envolver com outras atividades propostas pela empresa.
Alguns setores do mercado de trabalho estão altamente competitivos. As empresas disputam os mesmos perfis e, com isso, a proposta como um todo, e não só a financeira, deve ser interessante para atrair o executivo ou executiva.
No entanto, planos de ICP e ILP inclusos em um pacote de benefícios pode sim fazer muita diferença no momento de decisão. Por isso, auxilia na atração de talentos.
O mesmo se justifica para a retenção estratégica, com a diferença de que a pessoa colaboradora já conhece os diferenciais da RV. Os Incentivos de Longo Prazo, especificamente, também colocam um período de permanência obrigatório para acesso à remuneração. Se a pessoa sair antes, perde a vantagem financeira.
Com as pessoas colaboradoras motivadas, engajadas e fazendo boas entregas, torna-se mais possível que metas organizacionais sejam alcançadas. Como dissemos, o acesso a um determinado incentivo pode estar atrelado ao êxito em determinado indicador geral da empresa.
Portanto, é esperado que a empresa também cresça nesse sentido ao adotar um programa de benefícios que inclua a Remuneração Variável.
Nesta leitura, você conferiu um apanhado sobre vários pontos de um programa de Remuneração Variável. Entendeu do que se trata este incentivo, quais são suas categorias e ainda pôde saber em detalhes quais são os benefícios de adotar a RV.
Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais ou tirar dúvidas sobre a Remuneração Variável, entre em contato com a gente! Além disso, você pode conferir outros conteúdos sobre este mesmo tema em nossas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.
Com a reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos e as recentes decisões do governo Lula, o mercado financeiro caminha...
No Pris Exclusive, evento para clientes Pris e BTG Pactual reuniu especialistas e líderes para discutir tendências estratégicas, Daniel Eloi,...
No último trimestre de 2024, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomou uma nova decisão sobre a...