Aqui você encontra todas as nossas publicações


Conheça a estratégia de retenção chamada Golden Handcuffs

Perder um colaborador com excelente performance, experiente na área de atuação, que influencia positivamente os colegas e que conhece os processos da empresa é certeza de prejuízo para a instituição, e não só financeiro. A situação se torna ainda pior quando esse talento é atraído pela concorrência. Porém, você sabia que existe uma forma de evitar esse quadro? As algemas de ouro, ou golden handcuffs, podem fazer o colaborador mudar de ideia.

Neste post, você vai entender o que são as algemas de ouro, quais são seus fundamentos e como elas podem evitar que um colaborador-chave saia da equipe. Boa leitura!

O que são golden handcuffs?

Também conhecidas como algemas de ouro, golden handcuffs são uma estratégia para reter funcionários-chave de uma organização, geralmente altos executivos que desempenham um papel crucial. 

A prática consiste em oferecer um plano de benefícios que seja atrativo o suficiente para “prender” o colaborador na empresa. 

Para isso, é necessário dialogar com as pessoas que se deseja engajar para entender quais são suas principais necessidades e estudar as categorias de remuneração que podem ser oferecidas.

Além da remuneração fixa — salário, vale-refeição, plano de saúde, entre outros, a empresa também deve investir, de forma mais robusta, em remuneração variável, como veremos a seguir.

Incentivos de Curto Prazo

Os Incentivos de Curto Prazo, ou ICP, são aqueles que podem ser resgatados em um ano ou menos. Dentre eles, estão:

  • bônus;
  • Participação nos Lucros e Resultados (PLR);
  • comissões;
  • gratificações, entre outros.

Os ICPs são benefícios cruciais para compor a cesta das golden handcuffs oferecida aos executivos, mas, sozinhos, não são tão efetivos. Para reforçar a proposta e evitar que um grande talento saia da empresa, os Incentivos de Longo Prazo são uma estratégia que não pode deixar de ser explorada.

Incentivos de Longo Prazo

Os Incentivos de Longo Prazo, conhecidos como ILP e, ainda, como planos de vesting, são aqueles que o beneficiário tem acesso à remuneração após um ano. No caso das algemas de ouro, é mais interessante modular o plano, fazendo com que o colaborador se comprometa com a empresa por mais tempo. 

As regras desse tipo de remuneração são definidas pela empresa que a adota, podendo ser baseadas em planos mais conhecidos. Em alguns casos, a carência pode chegar a cinco anos ou mais. 

São planos de Incentivos de Longo Prazo conhecidos:

  • plano de opções de compra de ações (stock options);
  • plano de ações restritas (restricted shares);
  • plano de opções fantasmas (phantom options ou share appreciation rights);
  • ações fantasmas (phantom shares), entre outros.

É importante que, ao adotar um ILP, a empresa faça a gestão do plano, acompanhando os dados e também disponibilizando as informações para os beneficiários. A Pris conta com um software que possibilita que a empresa controle, contabilize e dê visibilidade aos programas de ILP, o Options Report.

Por que investir nas algemas de ouro?

Pacotes robustos de benefícios são comumente oferecidos para altos executivos no mercado. É preciso um diferencial, como os planos de Incentivos de Longo Prazo, para reter os talentos desejados na companhia. A seguir, você vai entender os benefícios de investir na estruturação das golden handcuffs.

Reter e atrair talentos 

Como dissemos, é preciso oferecer benefícios exclusivos para obter a lealdade do colaborador-chave, visto que remunerações mais comuns, como ICP, já são oferecidas por outras empresas, inclusive aquelas que podem ser concorrentes.

Portanto, ao ofertar um plano de stock options, por exemplo, a empresa oferece ao funcionário a oportunidade de se tornar sócio. Esse é um fator que, certamente, terá peso no momento de avaliar se deve aceitar outra proposta. Afinal de contas, o bom trabalho está sendo reconhecido a ponto de se tornar acionista da companhia.

Além de manter o capital intelectual na empresa, também é um ganho evitar que o colaborador migre para um concorrente, levando com ele toda a bagagem de conhecimento e experiência.

Esse benefício não apenas retém talentos. Ao buscar perfis concorridos no mercado de trabalho, o incentivo também se torna um fator atrativo e diferencial, pois deixa claro que, se o candidato entrar na empresa e apresentar uma boa performance, poderá se tornar sócio.

Despertar o sentimento de dono e dona

A partir do momento que adere a um plano de ILP, o colaborador está comprometido com a empresa, sendo assim, o objetivo das algemas de ouro é previamente alcançado, já que a meta é que o funcionário permaneça na companhia até o prazo final previamente estabelecido.

Mas, para além disso, participar de um programa de Incentivo de Longo Prazo desperta ou aprofunda o sentimento de dono e dona. Isso porque, a esta altura, o colaborador entenderá que o desempenho da empresa passa a ser diretamente proporcional ao que receberá no final do plano.

Portanto, o funcionário tende a zelar mais para que as metas sejam atingidas e dá o melhor de si constantemente, além de também motivar os colegas a mostrarem um bom desempenho.

Poupar tempo e recursos

O desligamento de um colaborador-chave vai gerar um processo seletivo mais moroso, o que, por si só, despende recursos e tempo. É preciso buscar candidatos que tenham experiência e capacidade para aquela vaga. 

A busca pelo perfil ideal pode demorar e, enquanto isso, a área perde referência. Sendo assim, a produtividade do setor pode cair, causando, mais uma vez, uma perda de recursos.

Portanto, as golden handcuffs se mostram, novamente, uma estratégia vantajosa para empresas que desejam preservar funcionários específicos em seus papéis.

Saiba mais sobre o assunto

As golden handcuffs são uma boa saída para proteger o capital intelectual da sua empresa, mas é preciso ser estratégico ao usá-las. É necessário entender que o sucesso das algemas de ouro não está em apenas distribuir benefícios. É preciso atrelá-los ao crescimento e progresso da empresa.

Neste artigo, você entendeu o que são golden handcuffs e como elas podem ajudar o seu negócio. Viu ainda que, para o sucesso dessa estratégia, é preciso alinhar fatores como — a elegibilidade de colaboradores que receberão os benefícios, o que a concorrência oferece e quais incentivos serão mais atrativos para os funcionários.

Quer entender mais sobre como ICP e ILP podem contribuir com a valorização profissional na sua empresa? Entre em contato conosco! Para continuar acompanhando artigos com esse tema, nos siga nas redes sociais! Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.

Sobre o Autor



Gostaria de um tema específico?

Gosta de escrever?