Incentivos de Longo Prazo: como adotar essa remuneração

Por Julia Campos
7 minutos de leitura

Os Incentivos de Longo Prazo são uma remuneração estratégica que têm ganhado cada vez mais espaço em empresas de diferentes portes e segmentos pelo seu poder de gerar um senso de valorização profissional e reter pessoas-chave na instituição.

Neste artigo, você vai conhecer outros benefícios desta estratégia, além de ver alguns requisitos necessários para a adoção de um plano de ILP.

O que são os Incentivos de Longo Prazo?

Os Incentivos de Longo Prazo, também conhecidos como ILP, são um tipo de remuneração que busca estimular e recompensar as pessoas colaboradoras que conseguem:

  • performance impactante;
  • dominar conhecimentos inerentes ao funcionamento de suas áreas;
  • agir conforme a cultura organizacional e disseminar o comportamento esperado;
  • estimular e influenciar colegas de trabalho.

Portanto, esses colaboradores e essas colaboradoras são pessoas-chave para o desempenho positivo da organização como um todo. Mantê-los na equipe se torna uma meta estratégica para que a performance organizacional evolua.

A proposta deste incentivo é manter essas pessoas colaboradoras-chave o maior tempo possível em seus postos de trabalho.

Os Incentivos de Longo Prazo são uma das categorias de Remuneração Variável (RV), ao lado do Plano de Incentivo de Curto Prazo, conhecidos como ICP

No caso do ILP, a bonificação pode ser resgatada pelas pessoas beneficiárias após um ano e, a depender de suas regras, o resgate pode acontecer em um prazo maior. Já no ICP, o colaborador ou colaboradora tem acesso à vantagem financeira em até um ano.

Existem dois tipos de outorga do ILP — ações ou opções, e dois tipos de liquidação — bens patrimoniais (as ações ou opções) e dinheiro.

Modelos mais conhecidos de ILP

Os planos de Incentivos de Longo Prazo são bem flexíveis com relação a suas regras, já que o contrato de vesting é feito pela própria empresa. Portanto, a escolha do programa ocorre, de fato, por conta de suas características.

São ILPs mais conhecidos e implementados atualmente:

 

Benefícios da estratégia

Além da retenção de talentos, que já citamos anteriormente, os Incentivos de Longo Prazo apresentam outros benefícios de implementação, como:

  • atração de novos talentos;
  • reafirmação da cultura organizacional;
  • percepção da valorização profissional;
  • melhora na motivação e engajamento do time;
  • emparelhamento de interesses de pessoas investidoras e pessoas beneficiárias;
  • possibilidade de melhora nos indicadores de desempenho de forma geral.

Quais são os passos para adotar essa remuneração?

Agora você já sabe o que é um ILP, quais são os planos mais conhecidos e praticados no mercado e quais são os benefícios que essa remuneração executiva pode oferecer. A seguir, você conhecerá algumas das etapas mais básicas para adotar o incentivo em uma empresa. 

Entenda quais são as necessidades da empresa

Antes de pensar em qual modelo de ILP adotar, é preciso conhecer as necessidades e limitações do negócio.

É preciso entender o que a empresa espera que mude ou se aprofunde com a iniciativa. Esse estudo ajudará no momento de escolher o modelo de incentivo mais adequado.

Para além disso, é preciso também entender o que a empresa pode disponibilizar em termos de:

  • recursos — para contratar profissionais em Incentivos de Longo Prazo, softwares específicos e, claro, entender o que pode ser disponibilizado financeiramente no plano;
  • equipe — os representantes de diferentes áreas que atuarão no planejamento e desenvolvimento do projeto;
  • tempo — como esses representantes farão para conciliar suas tarefas cotidianas com o novo projeto;
  • plataformas — meios para comunicar o plano para as pessoas colaboradoras e, se for o caso, softwares para a automação da contabilização e visualização dos planos.

Reúna diferentes áreas no planejamento

É de extrema importância que pessoas representantes de diferentes áreas da organização estejam envolvidas no projeto de adoção do Incentivo de Longo Prazo.

O trabalho conjunto contribui para o equilíbrio das decisões tomadas, ou seja, nenhum fator se sobrepõe a outro. Também é interessante destacar que essa força-tarefa faz com que o projeto evite erros em sua concepção e possa sair mais rápido do papel.

São áreas que devem contribuir para a construção do projeto:

  • compliance;
  • gestão de pessoas;
  • financeiro/contábil;
  • comunicação;
  • diretoria.

Verifique quais são as possibilidades ao alcance

Ao concluir os primeiros passos do planejamento, é chegado o momento de analisar as possibilidades de planos disponíveis no mercado. Para essa fase do projeto, é interessante contar com os serviços de profissionais, como a Pris, especialistas em ILP.

Dessa forma, a empresa especializada conseguirá encontrar o modelo e as regras mais indicadas para suprir as necessidades anteriormente apontadas no planejamento.

Também é importante observar o que empresas concorrentes, ou ligadas ao setor de atuação, estão oferecendo quando o assunto é ILP. 

Esse passo serve como benchmark e também para entender como é possível se diferenciar no mercado, disponibilizando uma vantagem mais atrativa.

Invista na comunicação do plano

Quando o planejamento estiver concluído e a implementação estiver pronta para acontecer, é importante ter também a estratégica de comunicação do plano pronta.

A explicação clara de como funciona o incentivo e suas regras é o que fará com que as pessoas colaboradoras reconheçam a importância da iniciativa e passem a valorizar a remuneração, sendo assim, estando mais motivadas a exercerem suas funções.

Para que a estratégia de comunicação do plano tenha sucesso, é interessante que se faça um grande esforço de divulgação do ILP. É indicado, ainda, que se utilizem diversos dispositivos de comunicação.

Além disso, é interessante que se disponibilize um meio para que funcionários e funcionárias possam tirar qualquer dúvida a respeito dos planos de remuneração variável.

Monitore o andamento da estratégia

Com o plano de benefícios implantado, o processo ainda não termina. É necessário acompanhar como a remuneração estratégica evolui e armazenar todos os dados relativos ao ILP.

Para facilitar o controle dessas informações, possibilitando uma melhor visualização do Incentivo de Longo Prazo para a equipe que coordena o projeto e também para pessoas beneficiárias, um software que automatize a colheita e preenchimento de dados é indicado.

A automação faz com que o processo de alinhamento das informações seja mais seguro, diminuindo a chance de erros humanos e, até mesmo, de programas e fórmulas.

Saiba mais sobre o assunto!

Agora você já sabe o que são os Incentivos de Longo Prazo e quais são os benefícios que essa remuneração pode agregar para um negócio. O foco deste texto é explicar quais são os passos para realizar a adoção do ILP, esperamos que você tenha compreendido todas as explicações dadas.

Mas se restou alguma dúvida ou se você ficou com vontade de saber mais sobre Incentivos de Longo Prazo, estamos à disposição para conversar sobre o assunto, basta entrar em contato conosco! Além disso, você pode acompanhar mais conteúdos sobre este tema nas nossas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Saiba o que é ILP e como ele pode ajudar sua empresa

Um Incentivo de Longo Prazo oferece uma série de benefícios que podem culminar em uma melhoria da performance das pessoas...

Stock Options: como funciona este incentivo?

Entender como funcionam os Incentivos de Longo Prazo é um passo importante para saber qual plano é mais indicado para...

Cap table: por que você deve entender sobre o assunto

Empreendedores e gestores que buscam organização e clareza de informações relacionadas a estrutura de propriedade da empresa precisam entender o...

homeenvelopephone-handset