Remuneração Variável: o que é e como pode ajudar seu negócio

Por Julia Campos
5 minutos de leitura

A busca pelo desenvolvimento de um negócio deve ser constante. Portanto, é preciso conhecer novas estratégias para que isso seja possível. Neste artigo, vamos falar o que é Remuneração Variável ela pode ajudar seu negócio.

Continue a leitura e saiba como essa estratégia pode melhorar o desempenho das pessoas colaboradoras e quais são as contrapartidas do investimento.

Remuneração Variável: o que é?

A Remuneração Variável é um incentivo financeiro oferecido para pessoas colaboradoras da empresa. Esse é, ao mesmo tempo, um incentivo e um reconhecimento pela performance e desempenho dos funcionários e funcionárias.

A disponibilidade deste incentivo varia (e daí vem seu nome) de acordo com o alcance de metas que podem ser individuais, por equipe ou, ainda, organizacionais. Além da condição de performance, a remuneração pode estar atrelada a um período mínimo de permanência na empresa. Esse conjunto de condições é chamado de vesting.

A RV é composta por duas categorias — os Incentivos  de Curto e Longo Prazo, que você conhecerá melhor a seguir.

ICP

Os Incentivos de Curto Prazo, também chamados de ICP, são aqueles que podem ser resgatados pelas pessoas beneficiárias em até um ano. Geralmente, estão ligados diretamente ao alcance de metas, que, como dissemos anteriormente, podem ser coletivas e/ou individuais.

São conhecidos planos de Incentivos de Curto Prazo:

ILP

Os Incentivos de Longo Prazo, conhecidos como ILP, por sua vez, são uma remuneração que só fica disponível às pessoas beneficiárias após, pelo menos, um ano. Geralmente, o contrato de vesting exige que esse período de permanência mínimo seja maior. Também pode estar atrelado a metas de performance.

São os planos de ILP mais conhecidos no mercado:

Remuneração fixa

Mesmo sendo uma remuneração, a RV não deve ser confundida com a remuneração fixa, que corresponde ao conjunto composto por benefícios previstos em Lei, como:

  • salário;
  • vale-transporte;
  • vale-alimentação/refeição;
  • adicional noturno ou de insalubridade, quando for o caso;
  • plano de saúde, entre outros.

A RV não é obrigatória, mas é comumente adotada pelas empresas para alcançar benefícios como os que detalharemos adiante.

Como a RV pode ajudar seu negócio?

O investimento em Remuneração Variável não é dedicado exclusivamente aos funcionários e funcionárias. Existe uma contrapartida interessante para a organização. A seguir, você poderá entender como esse incentivo pode ajudar seu negócio.

Valorização profissional

A adoção de um plano de Remuneração passa um claro recado às pessoas colaboradoras que a empresa tem como uma de suas prioridades a valorização profissional daqueles funcionários e funcionárias que apresentam um bom trabalho.

Este é um fator bem importante, já que o incentivo financeiro é sim muito relevante e pode fazer grande diferença para quem o recebe. No entanto, não é o único ponto a ser analisado quando se mede a satisfação de uma pessoa colaboradora. Se sentir valorizado ou valorizada é, também, parte desse pacote.

Motivação e engajamento

Quando a pessoa colaboradora se sente reconhecida e percebe que seu esforço é recompensado, existe uma maior motivação para realizar seu trabalho. Esse é um fator que também pode se expandir quando existe uma meta a ser batida.

Além da motivação, o engajamento com outras ações organizacionais que estão fora da rotina de demandas também pode acontecer, o que é ótimo para a empresa em termos de employer branding e também no aprofundamento da cultura organizacional.

Atração e Retenção de talentos

Os planos de ICP e ILP inclusos em um pacote de benefícios podem fazer grande diferença para manter funcionários e funcionárias na empresa, diminuindo o turnover e fixando o capital intelectual na organização.

Isso se deve ao fato de que, principalmente no caso dos ILPs, para receber o incentivo, é necessário permanecer na empresa por um período mínimo. Caso esse prazo não seja cumprido, a pessoa perde o direito à remuneração.

A RV também é um diferencial para atrair novos talentos, visto que é oferecido um incentivo além dos tradicionais e, ainda, mostrar para os candidatos que a valorização profissional, como já citamos, é prioridade na empresa.

Alcance de metas organizacionais

Com as pessoas colaboradoras se sentindo valorizadas, estando motivadas a alcançar as metas propostas e com um time entrosado, que conta com executivos e executivas capacitados, torna-se mais viável chegar aos objetivos organizacionais.

A Remuneração Variável atua individualmente, cada pessoa desempenha seu papel da melhor forma para receber seu incentivo, mas seu resultado aparece coletivamente. Portanto, é um investimento destinado à equipe, mas que pode trazer retornos importantíssimos para a organização.

Saiba mais sobre o assunto!

Nesta leitura, falamos sobre a Remuneração Variável — o que é, suas categorias e respectivas características, além de apontar como os benefícios desse incentivo podem fazer a diferença para que a empresa alcance seus objetivos e obtenha sucesso em seus negócios.

Se você quer saber mais sobre Remuneração Variável, entre em contato conosco! Somos especialistas no assunto e com certeza poderemos te ajudar. Para ler mais sobre esse tema,nos siga nas redes sociais, estamos sempre publicando novos conteúdos sobre RV. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Saiba o que é ILP e como ele pode ajudar sua empresa

Um Incentivo de Longo Prazo oferece uma série de benefícios que podem culminar em uma melhoria da performance das pessoas...

Stock Options: como funciona este incentivo?

Entender como funcionam os Incentivos de Longo Prazo é um passo importante para saber qual plano é mais indicado para...

Cap table: por que você deve entender sobre o assunto

Empreendedores e gestores que buscam organização e clareza de informações relacionadas a estrutura de propriedade da empresa precisam entender o...

homeenvelopephone-handset