Aqui você encontra todas as nossas publicações


Como o plano de stock options pode impulsionar o seu negócio

O plano de Stock Options é a modalidade mais conhecida dentro dos Incentivos de Longo Prazo (ILP). Essa também é a categoria de ILP mais utilizada no Brasil. Essa remuneração estratégica é personalizável e detém uma série de vantagens que podem impulsionar o seu negócio.

Neste artigo, você entenderá melhor como funciona essa categoria de benefício a longo prazo e vai conhecer quais são as vantagens que ajudam a empresa a prosperar. Boa leitura!

Como funciona o plano de Stock Options?

O plano de Stock Options, ou, em português, Plano de Opções de Compra de Ações, é a categoria de Incentivos de Longo Prazo mais conhecida e utilizada no Brasil. Como são personalizáveis para atender as demandas de cada empresa, as regras desse tipo de remuneração variável são definidas pelas próprias instituições.

O Stock Options consiste no oferecimento, por parte da empresa e por meio de contrato, de um lote de ações a funcionários-chaves da empresa. Geralmente, são elegíveis aqueles colaboradores que desempenham funções importantes ou que apresentam performances impactantes.

Aqueles beneficiários que aceitam a inclusão no plano precisam passar por um período de vesting, um tipo de carência que determina quanto tempo será preciso esperar para comprar as ações e também pode ditar outras métricas, como metas de desempenho a serem atingidas e outros tipos de entrega.

Passado o vesting, os colaboradores selecionados podem comprar ações a um preço pré-definido, chamado de strike price, determinado ainda na adesão do plano e que, geralmente, está abaixo do que é negociado na bolsa de valores.

De acordo com as regras do contrato que a empresa propõe, o funcionário terá um período para comprar os papéis. Esse tempo delimitado é chamado de prazo de compra, e o colaborador pode exercer suas ações até o final dele.

Caso os papéis não tenham se valorizado e o beneficiário julgar não ser financeiramente vantajoso exercer as ações, ele pode abrir mão do benefício. Mas, caso opte por exercer, o ganho se dá na diferença favorável do valor que ele paga pelas ações, que é pré-determinado, e o preço que são comercializadas no momento do exercício. O objetivo é que os papéis valham significativamente mais do que no período do strike price.

Após a outorga, o colaborador se torna sócio da empresa.

Como essa estratégia pode impulsionar seu negócio?

Como dissemos, o Stock Options é um tipo de Incentivo de Longo Prazo. Portanto, assim como outras categorias de remuneração variável, busca reconhecer o desempenho do colaborador. A seguir, você vai entender os fatores que fazem desse plano um bom impulsionador do negócio.

Retenção de talentos

Como esse é um plano de longo prazo e pode ser muito vantajoso para os beneficiários, torna-se interessante, do ponto de vista do colaborador, se manter na empresa até que possa exercer as ações. Ao ser convidado para participar do plano, o funcionário também entende que a empresa enxerga seu valor e reconhece a qualidade de seu trabalho. Sendo assim, se sente valorizado, fator de extrema importância para a gestão de pessoas ser bem-sucedida.

Alinhamento entre interesses de acionistas e beneficiários

Os acionistas esperam que as ações da empresa se valorizem. Para que isso aconteça, é necessário que os indicadores institucionais e financeiros dessa empresa estejam positivos. 

Quando um colaborador participa do plano de Stock Options, ele se torna um potencial acionista, portanto, também se torna interesse dele que a performance da empresa seja a melhor possível. Isso desperta ou intensifica seu sentimento de dono ou dona. 

O colaborador toma ciência de que quanto melhor o seu trabalho e dos colegas, mais a empresa tem chances de performar bem e as ações se valorizarem e mais ele poderá receber no exercício dos papéis. 

Crescimento no longo prazo

Já mencionamos que esse é um plano de longo prazo. Portanto, durante o período de vesting, até exercer as ações, o colaborador dá o seu melhor para que o desempenho da empresa seja bom e, consequentemente, os papéis se valorizem, conforme explicamos.

Após esse período, o colaborador se torna sócio, e seu zelo pelo negócio tende a permanecer tão alto quanto no período de carência. 

O trabalho construído pelos participantes durante esse tempo se torna um passo para melhorias contínuas na empresa. Aos poucos, cada avanço alcançado por esses colaboradores contribui consideravelmente para o crescimento do negócio.

Conservação do caixa

Esse é um plano que não liquida as ações em dinheiro, portanto, o caixa da empresa fica preservado. Portanto, é possível estimular o reinvestimento no negócio. Essa característica faz do Stock Options uma estratégia que equilibra benefícios e desembolso financeiro.

Saiba mais sobre o assunto

Como você pôde ver, o plano de Stock Options é uma boa escolha quando se trata de ILP para empresas que visam impulsionar o negócio. Essa estratégia proporciona, de forma efetiva, a retenção de pessoas-chave na empresa, o alinhamento de interesses entre acionistas e beneficiários, crescimento do negócio no longo prazo e a preservação do caixa.Se você quer saber mais sobre o plano de Stock Options e entender como sua empresa poderia incorporá-lo, entre em contato com a gente. Para ver mais conteúdos com essa temática, nos siga nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.

Sobre o Autor



Gostaria de um tema específico?

Gosta de escrever?