O que é ILP: saiba tudo sobre o plano de remuneração

Por Julia Campos
6 minutos de leitura
o-que-é-ilp

ILP é uma estratégia cada vez mais usada por empresas que se preocupam em alinhar os interesses das pessoas colaboradoras com a de acionistas. Além disso, também é uma ótima escolha para aumentar a retenção estratégica de talentos. Mas você sabe qual é o conceito dessa remuneração? Neste artigo, te explicaremos o que é ILP.

Além disso, você vai conhecer quais são os principais planos dessa categoria e verá detalhes das vantagens que essa estratégia oferece. Boa leitura!

O que é ILP?

Os Incentivos de Longo Prazo são uma das duas categorias que compõem a Remuneração Variável. A outra classe trata-se dos Incentivos de Curto Prazo.

O ILP caracteriza-se por ser um incentivo financeiro que só fica disponível para as pessoas beneficiárias após, no mínimo, um ano.

Além disso, o alcance dessa remuneração é regida por um contrato que impõe determinadas carências e regras — o vesting.

O vesting pode ser temporal, que determina quanto tempo a pessoa deverá permanecer na empresa até poder participar do plano.

Também existem as condições de performance, que determinam metas a serem atingidas para que funcionários e funcionárias possam ser participantes do programa de ILP.

As regras do contrato de vesting são adaptáveis às necessidades de cada empresa. Existem, atualmente, os seguintes modelos de ILP sendo praticados no mercado:

Quais são as vantagens dessa estratégia?

A adoção de um plano de ILP é um investimento no capital humano da empresa e visa, principalmente, a retenção de pessoas-chave da instituição. Essa não é a única vantagem desse tipo de incentivo, como você verá adiante.

É ainda importante ressaltar que não são só as pessoas que ganham, a empresa pode avaliar retornos significativos ao implementar essa estratégia. Continue a leitura para saber mais.

Retenção estratégica de pessoas-chave

A busca pela retenção estratégica de pessoas-chave na empresa é um dos pontos mais fortes de um plano de ILP. Por existir o vesting temporal, ou seja, a carência para se tornar uma pessoa beneficiária, é necessário que executivos e executivas se mantenham pelo período pré-determinado pelo contrato em seus postos.

Isso significa que a empresa mantém uma figura que pode:

  • deter conhecimentos, técnicas ou experiências imprescindíveis para o negócio;
  • apresentar performance fora da curva;
  • ter alto poder de influência sobre colegas de trabalho;
  • apresentar comportamento fortemente compatível com a cultura organizacional e ajudar a polinizar a empresa com sua conduta.

Aumento da motivação e engajamento da equipe

Uma vez que os ILPs geralmente são condições para pessoas escolhidas e os critérios para estar apto a um programa como esse são os que citamos acima, a equipe entende que replicando esse comportamento, há chances de também participar do plano e, em determinados casos, se tornar sócio ou sócia da empresa.

Além disso, justamente pelo fato de, em alguns planos, as pessoas se tornarem sócias, há um maior zelo para que os resultados da empresa sejam os melhores possíveis. Portanto, essas pessoas que participam do programa estão sempre motivando os colegas a apresentarem entregas melhores.

Alinhamento do interesse de pessoas beneficiárias e acionistas

O alinhamento de interesses entre sócios e sócias e pessoas beneficiárias de um programa que seja liquidado em ações é um movimento natural que ocorre após as outorgas, ou seja, o recebimento dos papéis.

Isso ocorre porque, quanto mais as ações se valorizarem, melhor será para acionistas e para as pessoas colaboradoras que participam desse programa, já que o ganho da maior parte desses planos se dá pela diferença entre o preço comercializado da ação e o preço que pagou por elas dentro do plano de ILP.

Portanto, é do interesse de ambas as partes que a empresa apresente o máximo de indicadores positivos possíveis para que seu desempenho na bolsa de valores seja satisfatório.

Como implementar essa remuneração?

Agora que você já conhece os benefícios que adotar essa estratégia de incentivo pode apresentar para pessoas beneficiárias e para a empresa, está na hora de entender como implementar a remuneração.

O primeiro e um dos mais importantes passos a ser dado deve ser ainda no planejamento — entender quais são as necessidades da empresa e avaliar qual plano pode ser mais eficaz para atender as demandas levantadas.

Para isso, é uma opção interessante contratar empresas especializadas como a Pris. Nossos profissionais podem auxiliar em todo o processo de entendimento dos planos e desenho da estratégia.

Feito isso, você precisará se atentar a:

  • envolver diferentes setores e profissionais da empresa no planejamento e implantação do projeto para gerar equilíbrio nas regras;
  • saber o que comunicar, como e quando falar sobre esse assunto com as pessoas colaboradoras;
  • acompanhar o plano de ILP após a implementação, de preferência, com o auxílio de um software, que deixará essa rotina mais fácil, ágil e segura.

Para entender melhor e com mais detalhes os cuidados ao implementar um plano de Incentivo de Longo Prazo, recomendamos uma leitura complementar.

A Pris pode te ajudar a adotar um plano de ILP!

Tentamos, neste artigo, explicar de forma geral o que é ILP, quais são os benefícios da adoção de um plano desta remuneração e alguns dos passos a serem dados antes, durante e após a implementação do projeto. Ou seja, um apanhado do que você precisa saber para começar a entender o universo dos Incentivos de Longo Prazo.

A Pris é especialista em ILP e pode te ajudar de várias maneiras — desde o esclarecimento de dúvidas sobre o assunto, passando pelo desenho do plano até chegar na gestão do programa por meio de software. Entre em contato conosco para conhecer melhor nossas soluções!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Saiba o que é ILP e como ele pode ajudar sua empresa

Um Incentivo de Longo Prazo oferece uma série de benefícios que podem culminar em uma melhoria da performance das pessoas...

Stock Options: como funciona este incentivo?

Entender como funcionam os Incentivos de Longo Prazo é um passo importante para saber qual plano é mais indicado para...

Cap table: por que você deve entender sobre o assunto

Empreendedores e gestores que buscam organização e clareza de informações relacionadas a estrutura de propriedade da empresa precisam entender o...

homeenvelopephone-handset