Veja como descobrir qual é o melhor plano de ILP para sua empresa

Por Julia Campos
6 minutos de leitura
plano-de-ilp

Empresas que optam por adotar um plano de ILP, ou seja, um Incentivo de Longo Prazo, têm diversas opções de modelos de planos. Cada programa tem uma junção de características únicas, apresentando diferentes pontos atrativos tanto para a companhia quanto para as pessoas beneficiárias.

O momento de escolher qual plano de ILP adotar pode ser de muitas dúvidas, mas a Pris pode ajudar sua empresa nessa decisão. Continue a leitura do artigo e descubra como escolher o melhor plano de ILP para o seu negócio.

Entenda o que é um plano de ILP e o que ele pode fazer pela empresa

Antes de escolher o modelo de ILP ideal para o seu negócio, é importante compreender, com detalhes, o que é um Incentivo de Longo Prazo e quais são os benefícios que essa remuneração estratégica pode proporcionar para a empresa e pessoas colaboradoras. Continue a leitura para saber mais.

O que é ILP

Conforme já mencionamos antes, ILP é uma sigla para se referir aos Incentivos de Longo Prazo. Essa é uma das duas categorias da Remuneração Variável, a outra se refere aos Incentivos de Curto Prazo, conhecidos como ICP.

Este tipo de remuneração busca estimular e recompensar pessoas colaboradoras que:

  • apresentam performance fora da curva;
  • detém conhecimentos, técnicas ou experiências inerentes ao funcionamento de suas áreas;
  • agem conforme a cultura organizacional e disseminam o comportamento esperado;
  • estimulam e influenciam colegas de trabalho.

O incentivo permite agregar uma remuneração atrativa ao pacote financeiro da pessoa colaboradora sem aumentar o salário fixo do funcionário ou funcionária. 

Para receber o valor referente ao ILP, a pessoa participante deve cumprir as condições de vesting. Isso significa que precisa se manter, no mínimo, um ano na empresa. Esse período pode ser maior, a depender das orientações do contrato de vesting.

Também podem estar contidas no documento condições de performance, ou seja, a pessoa participante deverá alcançar as metas estabelecidas pela empresa.

Quais são os principais benefícios dessa remuneração estratégica

A implantação de um plano de ILP pode levar diversos benefícios para empresas e pessoas participantes do programa. Entre os principais, podemos destacar:

  • valorização profissional;
  • cesta de remuneração atrativa;
  • atração de talentos;
  • retenção estratégica de pessoas-chave;
  • estímulo à motivação, engajamento e produtividade;
  • alinhamento de interesses de acionistas e pessoas beneficiárias.

Descubra qual é o melhor ILP para o seu negócio

Os planos de ILP têm vantagens atraentes, mas é preciso se atentar a alguns detalhes para entender qual é a estratégia mais compatível com a empresa. Continue a leitura e veja alguns pontos de atenção a serem estudados antes da escolha do programa.

Conheça as principais necessidades, objetivos e restrições da companhia

Uma das primeiras tarefas para empresas que querem adotar um Incentivo de Longo Prazo é conhecer as necessidades do negócio, quais são os objetivos ao implementar a estratégia e quais são as limitações.

Quando citamos as necessidades, é preciso levantar por exemplo:

  • quais funcionários e funcionárias farão parte do programa;
  • adaptabilidades às condições jurídicas;
  • condições de prazo e/ou performance a serem aplicadas no programa;
  • compatibilidade com outros incentivos, por exemplo, ICPs, entre outros.

É importante, além disso, que a empresa reflita quais são os objetivos do ILP. É preciso apontar se a estratégia está sendo contratada com maior foco para retenção e/ou atração de talentos, valorização profissional ou reforço da cultura organizacional, ou outras condições e traçar metas.

Já sobre as limitações, é preciso que a empresa tenha organizado:

  • a porcentagem de distribuição do equity da empresa e forma de divisão ao longo do programa;
  • recurso disponível para investir na estratégia;
  • como será feita a gestão do plano — se a equipe consegue alimentar os dados de cada pessoa colaboradora ou se será melhor investir em um software, entre outras.

Observe empresas concorrentes e pares

Realizar benchmark é importante em qualquer investimento estratégico. Com o ILP não é diferente. Essa remuneração pode se tornar uma vantagem competitiva para atrair e reter talentos, portanto, é necessário observar o que concorrentes e empresas pares oferecem nesse sentido.

Com essa análise, é possível estudar o que pode ser oferecido para se destacar no mercado, bem como entender quais desafios no processo de implementação podem ser enfrentados.

Conheça melhor as características de cada plano de ILP

No início deste artigo, você já pôde entender melhor o conceito de ILP, mas também é necessário conhecer com um pouco mais de profundidade como funcionam cada um dos modelos. Isso irá gerar alguma familiaridade e já poderá fazer os gestores do projeto avaliarem as características que são mais compatíveis com a empresa.

Além disso, será possível compreender detalhes como:

  • forma de liquidação de cada plano— de em dinheiro ou ações;
  • tipo de outorga — se em ações ou opções;
  • principais vantagens e desvantagens de cada modelo.

Os planos de ILP mais praticados no mercado são:

Conte com a ajuda de especialistas no assunto

Um investimento interessante para o projeto de adoção de um plano de ILP é a contratação de uma empresa especializada no assunto, como a Pris.

O auxílio profissional poupará tempo e otimizará os esforços da empresa para levantar as informações necessárias que baseiam a escolha pelo plano mais compatível.

Os especialistas, que, na Pris, têm um histórico de expertise com empresas de diferentes segmentos e portes, conseguem apontar os melhores caminhos quando o assunto é ILP, lidam com implicações legais da implementação, além de estarem sempre disponíveis para tirar dúvidas e dar explicações adicionais sobre os modelos de planos já citados.

Além disso, esse serviço pode se estender, após a escolha pelo melhor plano, no desenho de como ele funcionará para a empresa e, até mesmo, na automatização da gestão de ILP.

Saiba mais sobre o assunto!

Ao finalizar esta leitura você terá compreendido melhor o conceito de ILP e quais benefícios a adoção desta remuneração estratégica pode oferecer para a empresa e pessoas beneficiárias. Além disso, você viu alguns dos critérios a serem analisados para a escolha acertada do melhor plano para o negócio.

Como você pôde ver, a Pris pode ajudar sua empresa a encontrar o plano de ILP mais adequado para a sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais sobre esse serviço!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Saiba o que é ILP e como ele pode ajudar sua empresa

Um Incentivo de Longo Prazo oferece uma série de benefícios que podem culminar em uma melhoria da performance das pessoas...

Stock Options: como funciona este incentivo?

Entender como funcionam os Incentivos de Longo Prazo é um passo importante para saber qual plano é mais indicado para...

Cap table: por que você deve entender sobre o assunto

Empreendedores e gestores que buscam organização e clareza de informações relacionadas a estrutura de propriedade da empresa precisam entender o...

homeenvelopephone-handset