Como uma cap table ajuda na organização de uma empresa?

Por Julia Campos
5 minutos de leitura
cap-table

A organização de uma empresa deve ser prioridade desde que os planos de criação ainda estão no papel. Essa seriedade da gestão para com esse fator irá se refletir em diversos momentos no futuro, com o crescimento do negócio. A cap table é uma das ferramentas que ajudam nessa organização tão fundamental.

Neste artigo, você vai entender o que é uma cap table e vai ver como a organização atrelada a esse documento pode refletir e otimizar outros processos da empresa. Boa leitura!

O que é uma cap table?

O termo cap table é uma abreviação usada para se referir ao termo em inglês capitalization table, que na tradução para o português quer dizer tabela de capitalização. 

Esse é um documento que reúne e organiza informações sobre todas as pessoas investidoras da empresa, desde a divisão do equity até o processo de diluição da propriedade ao longo do tempo.

Quando uma empresa é fundada, o número de pessoas investidoras e sócias até pode ser pequeno, mas com o crescimento do negócio, o número de participantes da cap table aumenta. Dessa forma, nutrir essa tabela com dados manualmente pode se tornar uma tarefa complexa.

As informações reunidas neste documento servem, principalmente, para que em uma situação futura, não haja nenhuma dúvida e desentendimento sobre o que cada pessoa sócia tem direito na empresa, ou seja, a fatia do equity que lhe cabe.

Esse dado se torna indispensável quando há o retorno do investimento, ou seja, o lucro do negócio. Além disso, também estão contidas na cap table informações importantes para consolidar movimentos como capital acionário, valores das ações da companhia ao longo do tempo, valuations, e outros:

  • fontes de possíveis investimentos futuros;
  • ofertas públicas;
  • cenário de fusões e aquisições;
  • outras situações hipotéticas.

É importante ressaltar que, apesar de a ferramenta ser usada principalmente por startups, empresas que costumam ter inúmeras rodadas de investimento, a cap table também pode ser utilizada por outros tipos de empresas, de diferentes portes e segmentos.

Como a cap table ajuda na organização de uma empresa?

A reunião de dados como o que já mencionamos é imprescindível para manter a empresa organizada. A seguir, você vai entender como a cap table facilita o acesso a dados internos, o compartilhamento de informações e ainda vai entender por que essa organização é importante para pessoas investidoras e como facilita a contabilização do ILP da empresa.

Acesso facilitado a dados internos

Como esse documento reúne informações específicas, sempre que as pessoas precisam de acessá-las é só ir até a cap table para ter os dados necessários.

A ferramenta, principalmente quando automatizada, toma menos tempo de quem procura por algum dado que esteja armazenado nela. Essa organização é importante, visto que essas informações são essenciais para diversas operações que a empresa vivencia no dia a dia.

Compartilhamento de informações

Com a centralização dessas informações, é possível que o acesso aos dados seja compartilhado, ou seja, todas as pessoas colaboradoras sabem que, se precisarem de acessá-las, estarão na cap table.

Com isso, se poupa tempo de criar demandas solicitando as informações. Dessa forma, ainda se estimula a transparência de dados dentro da organização.

Reunião de dados para pessoas investidoras

A organização das informações reunidas na capitalization table também é importante para que sejam apresentadas para pessoas que se interessam em investir na empresa, ou seja, acionistas em potencial.

A organização por si só demonstra a seriedade com que é feita a gestão do negócio e ter os dados em mãos reforça a transparência, que, por sua vez, pode inspirar confiança nos possíveis sócios e sócias. 

Facilitação na contabilização de ILP

Com todas as informações sobre as pessoas acionistas organizadas, fica muito mais fácil entender quem são as pessoas que estão elegíveis para participar de um plano de Incentivo de Longo Prazo (ILP), independentemente das condições estipuladas para a participação.

A ferramenta também se mostra muito importante porque, após o término de alguns modelos de ILP, como o Stock Options, a pessoa beneficiária se torna acionista, ou seja, também deverá ser incluída cap table.

Portanto, esses dados ajudam na hora de contabilizar outorgas, número de ações ou opções, exercícios e outros movimentos que fazem parte do processo de um plano de ILP.

Para que a contabilização seja mais fácil, é interessante adotar um software que automatize todos os processos de gestão do ILP, como o que a Pris oferece.

Dessa forma, evitam-se erros de preenchimento de planilhas e também de fórmulas, poupa-se tempo da equipe responsável por organizar essas informações e ainda é possível visualizar os dados com facilidade, inclusive por parte das pessoas beneficiárias.

Saiba mais sobre o assunto!

Neste artigo você pôde ver como uma cap table é importante para organizar os processos de uma empresa e como é necessário que esse documento seja alimentado desde o início. Você conferiu, mais profundamente, quais processos a cap table ajuda a otimizar, como o acesso facilitado e compartilhamento de dados, reunião de informações para possíveis pessoas investidoras e, ainda, a facilitação da contabilização de um ILP.

A Pris pode te ajudar a entender melhor como uma cap table contribui para a implantação de um Incentivo de Longo Prazo. Para entender mais sobre esse assunto, entre em contato com a gente. Será um prazer atender você!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Saiba o que é ILP e como ele pode ajudar sua empresa

Um Incentivo de Longo Prazo oferece uma série de benefícios que podem culminar em uma melhoria da performance das pessoas...

Stock Options: como funciona este incentivo?

Entender como funcionam os Incentivos de Longo Prazo é um passo importante para saber qual plano é mais indicado para...

Cap table: por que você deve entender sobre o assunto

Empreendedores e gestores que buscam organização e clareza de informações relacionadas a estrutura de propriedade da empresa precisam entender o...

homeenvelopephone-handset