Fazer uma boa gestão de ILP não é uma tarefa fácil. É preciso gerir os dados das pessoas beneficiárias, prezar pela transparência e pela segurança das informações, além de prestar contas internamente e também para outras organizações, quando necessário.
No entanto, essa rotina pode ficar mais fácil. Neste artigo, você conhecerá três passos para deixar a gestão dos Incentivos de Longo Prazo mais prática, ágil, segura e transparente. Boa leitura!
Uma boa gestão do plano de Incentivo de Longo Prazo leva facilidade não apenas para as pessoas que são responsáveis por operacionalizar esse projeto. A manutenção de uma gestão facilitada acaba implicando várias frentes — pessoas beneficiárias, acionistas e, claro, gestores e gestoras. Veja mais detalhes a seguir.
A boa gestão do plano de ILP implica em informações claras e acessíveis. Isso é possível se os dados referentes ao assunto estiverem bem organizados e disponíveis para consulta, o que impacta positivamente na percepção de transparência do incentivo.
Com essa transparência, as pessoas colaboradoras envolvidas com essa Remuneração Variável têm acesso às informações necessárias para prestações de contas, balanços internos, entre outras finalidades, com rapidez.
Isso quer dizer que a pessoa gasta menos tempo e esforço para realizar suas tarefas relacionadas ao ILP. Com isso, pode dedicar mais de sua carga de trabalho para outras funções.
O processo de transparência, viabilizado por uma boa gestão do ILP, não é um benefício apenas para as pessoas à frente do projeto. Acionistas e pessoas beneficiárias também podem ter acesso a essas informações.
Os acionistas desfrutam da visibilidade do futuro do equity e da aplicação necessária para cumprir com o incentivo e as pessoas beneficiárias conseguem saber informações relativas ao vesting, outorgas, valor financeiro a receber, entre outros dados.
A transparência é um fator importante para gerar uma relação de confiança e solidez do processo que envolve o Incentivo de Longo Prazo.
Para otimizar a gestão do ILP e tornar essa operacionalização mais fácil, ágil e transparente, separamos alguns passos que podem ser adotados pela sua empresa. Continue a leitura para saber mais.
A análise das metas, tanto das pessoas beneficiárias, quanto do próprio ILP para com a empresa, deve ser feita de tempos em tempos. Isso porque é preciso entender se o incentivo está cumprindo seus objetivos. É preciso questionar, entre outras questões:
Se for constatado que o incentivo não está mais compatível com o cenário atual da organização, é preciso, a partir de então, pensar em estratégias para contornar a questão. Uma possível solução é a modificação do ILP, que ocorre quando os objetivos iniciais da remuneração não estão mais sendo alcançados.
Comunicar as regras e funcionamento do plano de Incentivo de Longo Prazo é uma das premissas para que a remuneração obtenha êxito.
Afinal de contas, se a pessoa beneficiária não compreende o que pode ganhar fazendo parte do processo e quais são as regras do plano, não há alinhamento de expectativas e nem empenho por parte do colaborador ou colaboradora ao participar do projeto. Portanto, o ILP deixa de fazer sentido.
Por isso, é necessário revisar se o plano de comunicação do incentivo está sendo efetivo e os meios de propagação estão adequados.
Além disso, é recomendado que haja um canal de comunicação para que tanto pessoas beneficiárias incluídas no plano há mais tempo quanto novatas possam tirar dúvidas a respeito do incentivo.
Automatizar a gestão do ILP pode fazer com que a empresa poupe tempo, recursos e horas de trabalho da equipe que conduz o processo. Além disso, a gestão ganha em termos de segurança e transparência.
Ao gerir o ILP por meio de um software, como o que a Pris oferece, a organização não precisa mais alimentar planilhas e correrem um risco de sofrer com um erro humano ou de fórmula, por exemplo.
Um software como o Pris também possibilita que pessoas beneficiárias tenham acesso a detalhes de informações sobre o status de suas participações no programa e, portanto, não precisam acionar a equipe de gestão para tal.
Neste artigo você viu a importância de realizar uma boa gestão de ILP e ainda conferiu algumas dicas de como otimizar essa tarefa. Conforme você pôde saber, uma das principais formas de deixar a gestão dos planos de remuneração mais ágil, segura e transparente é a utilização de um software.
A Pris é especialista em Incentivos de Longo Prazo e disponibiliza um software para gestão desses planos. Entre em contato conosco e veja como nossa solução pode contribuir com a gestão de ILP da sua empresa!
Empresas de diferentes portes e segmentos estão sempre em busca de estratégias que ajudem a melhorar o bem-estar de forma...
Gerar um relacionamento de longo prazo entre a empresa e seus melhores colaboradores não é uma tarefa fácil para as...
O número de empresas que têm adotado Planos de Incentivo de Longo Prazo é crescente nos últimos anos. Isso ocorre...