Incentivo de Longo Prazo: Conheça as vantagens desta estratégia

Por Julia Campos
Warning: Undefined variable $post in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32Warning: Attempt to read property "ID" on null in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32 6 minutos de leitura
incentivo-de-longo-prazo

Planos de Incentivo de Longo Prazo têm sido cada vez mais adotados por empresas de diferentes portes e segmentos. A maior exploração da estratégia se deve aos diferentes benefícios que oferece tanto para a empresa quanto para as pessoas beneficiárias.

Neste artigo, você poderá compreender em detalhes o que é um Incentivo de Longo Prazo e conhecerá as principais vantagens que esse tipo de remuneração pode oferecer. Boa leitura!

O que é um Incentivo de Longo Prazo?

Os Incentivos de Longo Prazo (ILP) são uma das duas categorias que compõem a Remuneração Variável (RV), que por sua vez, é uma remuneração paralela à fixa (composta por salário, plano de saúde, vale-transporte, entre outros previstos em lei) . A outra classe de RV são os Incentivos de Curto Prazo (ICP).

O ILP é um tipo de incentivo que visa o investimento no capital humano da empresa e, principalmente, a retenção de pessoas-chave da instituição. Essa não é a única vantagem desse tipo de incentivo, como você verá adiante. 

É interessante ressaltar que as vantagens dessa estratégia não são apenas destinadas às pessoas beneficiárias, mas também às empresas que adotam o ILP.

O ILP caracteriza-se por ser um incentivo financeiro que só fica disponível para as pessoas beneficiárias após, no mínimo, um ano. Já nos planos de ICP, o resgate ocorre até 12 meses.

O alcance dessa remuneração, por parte das pessoas colaboradoras, é regida por um contrato que impõe determinadas carências e regras — o vesting, que você conhecerá a seguir.

Contrato de Vesting

As condições de vesting ou condições de carência são termos a serem cumpridos para que as ações ou quantia estabelecidas no plano de Incentivo de Longo Prazo possam ser resgatadas pela pessoa beneficiária. 

O contrato de vesting, é, geralmente, relacionado ao tempo e, por isso, é usado como sinônimo de “prazo de carência”. No entanto, podem existir condições de vesting relacionadas a outros fatores. É o caso das condições de performance para que a compra das ações ou o ingresso no programa de ILP seja viabilizada.

Planos mais conhecidos

Existem diferentes tipos de plano de ILP, cada um tem uma característica única. Essa pluralidade de opções é vantajosa para que as empresas consigam conciliar suas necessidades e objetivos com o que os planos podem oferecer.

Estes são os modelos mais conhecidos e utilizados de ILP atualmente:

Quais são as maiores vantagens de adotar um Incentivo de Longo Prazo?

Implementar um Incentivo de Longo Prazo pode trazer diversos benefícios para a empresa e, claro, para as pessoas beneficiárias. A seguir, você vai conhecer alguns dos principais atrativos dessa remuneração estratégica.

Atração e retenção de talentos

Essa é uma das principais vantagens dos planos de ILP. Como se trata de uma remuneração que só será viável a longo prazo, o princípio básico é que o beneficiário ou beneficiária se mantenha na empresa pelo período estipulado no contrato de vesting. Caso contrário, perde o direito de receber o incentivo.

No caso da retenção de talentos, as pessoas elegíveis para o ILP são perfis de grande destaque, que praticam e disseminam a cultura organizacional e apresentam uma performance de grande impacto. Portanto, é uma prioridade da empresa mantê-las em suas posições, já que são forças motrizes do trabalho desempenhado. 

Já quando o assunto é a atração de novos talentos, oferecer esse tipo de incentivo se torna um diferencial competitivo das empresas em um mercado que é muito concorrido quando se trata de uma competição por recrutar perfis específicos, como o de executivos e executivas.

Valorização profissional

O plano de Incentivo de Longo Prazo é uma forma da empresa mostrar para a pessoa beneficiária que valoriza seu trabalho e que o funcionário ou funcionária é visto como essencial para o bom desempenho da organização.

Dessa forma, a pessoa em questão se sente valorizada, fator muito importante para gerar a sensação de pertencimento ao ambiente de trabalho, que também colabora para a retenção do talento.

É importante ressaltar que, além de ser um incentivo, o programa também reconhece pessoas que:

  • influenciam colegas;
  • acreditam no potencial no negócio e investem seu tempo de carreira para ver a organização colher frutos;
  • detém conhecimento, experiência e/ou técnica fundamental para o setor no qual atuam, entre outros fatores.

Possibilidade de sociedade

Um dos maiores atrativos para as pessoas beneficiárias ao participar de alguns tipos de ILP, como o Stock Options, é a possibilidade de se tornar sócio ou sócia da empresa ao exercer as opções. 

Isso significa que a pessoa terá direito a uma parte do equity da empresa e, em determinados casos, também terá direito a decidir os rumos da organização junto com outros e outras acionistas. 

Esse é um grande passo para pessoas colaboradoras que se dedicam à empresa, vestem a camisa e acreditam no potencial que aquela organização tem.

Alinhamento de interesses

Ao adotar um ILP, a empresa cria a possibilidade de alinhar os interesses de pessoas beneficiárias e acionistas. Isso é possível já que, para ter retornos interessantes por meio da remuneração, colaboradores e colaboradoras dependem do valor das ações da empresa ou do valuation da organização.

Isso quer dizer que quanto mais valorizada a ação ou quanto maior o valor da empresa, maior é a chance de ter um ganho interessante. O mesmo vale para as pessoas acionistas.

Portanto, ambas as partes estão interessadas no melhor desempenho possível das ações da empresa e também na saúde financeira da organização. 

Esse fator também influencia na motivação das pessoas executivas e de seus colegas de trabalho, visto que é possível que exista mais zelo e motivação com todos os processos que influenciam indicadores importantes do processo de valorização do patrimônio e ações.

Saiba mais Incentivo de Longo Prazo!

Agora que você concluiu a leitura do texto, conhece, em detalhes, o conceito de Incentivo de Longo Prazo e sabe quais são as maiores vantagens de adotar a estratégia em sua empresa, independente do porte ou segmento.

A Pris é especialista em Incentivos de Longo Prazo e pode ajudar seu negócio a implementar a estratégia, desde o desenho do plano até o gerenciamento do ILP. Entre em contato conosco e conheça nossos produtos e serviços!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

5 passos para fazer a gestão de remuneração em uma empresa

Realizar uma boa gestão de remuneração é fundamental para o sucesso do plano de Incentivo de Longo Prazo. No entanto,...

Entenda por que é importante fazer a gestão de incentivos

A adoção de um Incentivo de Longo Prazo é um passo muito importante para a empresa. O ILP ajuda a...

Uso de tecnologia no RH: Como funciona um software de gestão de ILP

0O uso de tecnologia no RH é amplo e impacta não só a rotina da área, mas de uma empresa...

homeenvelopephone-handset