Conheça estratégias para diminuir riscos em diferentes tipos de ILP

Por Julia Campos
Warning: Undefined variable $post in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32Warning: Attempt to read property "ID" on null in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32 7 minutos de leitura
tipos-de-ilp

Adotar um dos diferentes tipos de ILP disponíveis no mercado certamente será um passo importante para uma empresa. Porém, é preciso utilizar determinadas estratégias para mitigar alguns riscos que utilizar um incentivo como este oferece.

Neste artigo, você verá quais são algumas dessas ferramentas e entenderá quais são os riscos que elas podem ajudar a evitar. Além disso, você vai saber como uma empresa especializada em tipos de ILP pode ajudar a deixar a remuneração ofertada mais segura. Boa leitura!

Veja estratégias que mitigam o risco de adotar diferentes tipos de ILP

Implementar um projeto como o de Incentivos de Longo Prazo demanda planejamento, organização e adaptação, tanto da empresa quanto das pessoas beneficiárias do plano em questão.

A seguir, você verá algumas dicas de como evitar ou contornar determinadas situações que podem ocorrer na implementação de diferentes tipos de ILP.

Esteja ciente das implicações legais e tributárias

É preciso se informar sobre as implicações legais e tributárias que envolvem o modelo de Incentivo de Longo Prazo que a empresa adotará. Em muitos casos, é aconselhável contar com o auxílio especializado para tratar de todos os trâmites relacionados a estas áreas.

Estar ciente das obrigações legais e fiscais é importante para evitar problemas com as autoridades. O não cumprimento das regras tributárias e da legislação vigente pode resultar em multas e outras consequências desfavoráveis.

Monitore tendências de mercado

Os programas de Incentivo de Longo Prazo são uma vantagem competitiva de mercado para atrair e reter talentos. Por isso, é interessante observar como são os tipos de ILP oferecidos pelas empresas concorrentes e pares, em termos de segmento e porte.

Isso servirá de benchmarking e será uma boa forma de comparar o que sua empresa oferece com o que o mercado está disponibilizando.

Dessa forma, será possível compreender como sua empresa poderá se diferenciar das vantagens já oferecidas pelos concorrentes e quais são os pontos mais fortes que podem ser implementados ao ILP do seu negócio.

Dessa forma, será mais fácil evitar a perda de talentos para empresas concorrentes e atrair os melhores profissionais para a sua companhia.

Ademais, você poderá entender como ocorre a adaptação e, se conseguir informações, também poderá sondar quais são os maiores desafios no que tange à adaptação do plano.

Estabeleça metas claras e possíveis

Ainda na fase de desenho do Incentivo de Longo Prazo, é necessário pensar em quais metas serão aplicadas para que a pessoa beneficiária resgate o incentivo financeiro. Além do período de vesting, podem ser aplicadas condições de performance.

É preciso se atentar que esses objetivos devem ser explicados com bastante clareza, para que as pessoas estejam cientes de quais condições devem cumprir. Além disso, as metas devem ser possíveis de serem alcançadas diante de um natural esforço.

Caso o patamar de performance esteja muito além do que é possível de cada membro da equipe entregar, pode haver frustração e falta de motivação para participar do programa de ILP.

Acompanhe a performance

Estabeleça uma forma de acompanhamento regular do desempenho de colaboradores e colaboradoras em relação às metas estabelecidas. Dessa forma, é possível identificar se o incentivo está motivando as pessoas beneficiárias ou não.

Caso sejam detectados números insatisfatórios, é possível traçar estratégias de estímulo e desenvolvimento para que os participantes em questão consigam melhorar a performance e, consequentemente, ter acesso ao ILP e colaborar com os resultados gerais da empresa.

Comunique o incentivo com clareza

Um outro ponto que deve receber muita atenção na implementação do plano de RV é a comunicação clara das regras de funcionamento.

Esse fator de transparência é importante para que as pessoas colaboradoras entendam a relevância do incentivo e de como podem ter acesso a ele.

Isso influi na motivação e produtividade da equipe como um todo, além de evitar mal entendidos entre os próprios colaboradores, como por exemplo, se perceberem uma diferença de remuneração.

Também evita que as pessoas colaboradoras fiquem ansiosas, inseguras e frustradas, o que influenciaria negativamente no desempenho da equipe e na segurança psicológica da empresa.

Para contornar esses e outros desafios, é interessante que se faça um amplo trabalho de divulgação do benefício por meio da comunicação interna e da gestão de pessoas.

Além disso, é interessante que se crie um canal para que pessoas colaboradoras, tanto veteranas quanto novatas, possam tirar qualquer dúvida a respeito dos planos de Remuneração Variável.

Analise o retorno sobre o investimento

É preciso que, periodicamente, o ILP passe por uma avaliação para que seja analisado o retorno que o incentivo gerou para a empresa diante do investimento feito.

Esta ação é importante para entender se o Incentivo de Longo Prazo está realmente ajudando a empresa a alcançar os objetivos anteriormente traçados e se financeiramente ainda faz sentido para a companhia.

O acompanhamento do plano evita que exista uma falta de ajuste do ILP, se necessário. Devido às condições de mercado, do cenário político e econômico do país e, ainda, da própria empresa, pode haver a necessidade de redesenhar o incentivo para que ele se ajuste ao cenário em questão.

Entenda por que contar com auxílio profissional pode diminuir os riscos de diferentes tipos de ILP

O acompanhamento de uma empresa especializada em diferentes tipos de ILP, como a Pris, desde a primeira fase do projeto é uma excelente forma de diminuir os riscos de utilização da estratégia.

Isso porque a equipe especializada deste tipo de negócio tem uma vasta experiência em lidar com Incentivos de Longo Prazo e conhece profundamente as formas de contornar os desafios que as fases de desenho, implementação e gestão de ILP podem oferecer.

Ademais, os especialistas possuem grande conhecimento sobre as questões legais e tributárias que circundam os modelos da remuneração estratégica em questão. Sendo assim, a empresa fica resguardada de implicações com as autoridades.

Por isso, a contratação de uma empresa como a Pris deve ser encarada como um investimento que ajudará sua companhia a extrair os melhores resultados de um Incentivo de Longo Prazo.

Saiba mais sobre o assunto!

Após ler este texto, você já sabe que os diferentes tipos de ILP oferecem diversas vantagens para empresas e pessoas beneficiárias mas, que os desafios existem e que podem ser contornados com o uso de algumas estratégias.

Portanto, você pôde concluir que utilizar as dicas que demos pode diminuir alguns dos riscos naturais à implementação de um programa de Incentivo de Longo Prazo e ajudar a extrair o melhor resultado que este tipo de remuneração pode alcançar.

A Pris é especialista em Incentivos de Longo Prazo e pode ajudar sua empresa em todas as fases do projeto — desde a identificação de qual dos tipos de ILP é mais adequado para o negócio até a automação da gestão da remuneração. Entre em contato conosco para saber como podemos facilitar sua relação com seu plano de ILP!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Tipos de planos de Incentivo de Longo Prazo: Como escolher?

Os tipos de planos de Incentivo de Longo Prazo têm algumas semelhanças e, também, diferenças fundamentais. Para entender qual é...

Veja 3 dicas de gestão de ILP para evitar auditoria

Um evento que pode ser temido pelas empresas e muda o rumo dos processos é a auditoria. De forma geral,...

Entenda como o Marco Legal das Stock Options impacta o mercado

O Marco Legal das Stock Options é uma iniciativa positiva para empresas que utilizam ou pretendem adotar este ILP e...

homeenvelopephone-handset