Como a remuneração variável pode auxiliar na gestão de pessoas?

Por Julia Campos
Warning: Undefined variable $post in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32Warning: Attempt to read property "ID" on null in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32 6 minutos de leitura
gestão de pessoas

A área de Gestão de Pessoas é responsável por cuidar e gerenciar o capital intelectual das empresas, ou seja, colaboradores e colaboradoras. É um setor de extrema importância, pois desenvolve ações que vão buscar o que praticamente todas as empresas querem — que as pessoas colaboradoras estejam satisfeitas com seus trabalhos.

Uma das estratégias usadas para chegar nesse objetivo é a Remuneração Variável. Nesta leitura, você vai entender como o incentivo é utilizado pela Gestão de Pessoas e quais benefícios apresenta para otimizar o trabalho desse setor.

Remuneração Variável como ferramenta da Gestão de Pessoas

Valorizar, cuidar e dispensar um tratamento mais humanizado para as pessoas colaboradoras tornou- se uma forma mais moderna de gestão e virou uma diretriz dos Recursos Humanos. Inclusive, o setor passou a ser chamado de Gestão de Pessoas em algumas empresas, justamente para refletir a postura mais humanizada.

Com essa tendência, são avaliadas novas estratégias para que funcionários e funcionárias estejam alinhados com os valores da empresa ao mesmo tempo que estejam satisfeitos e motivados com as posições que ocupam.

Uma dessas ferramentas que auxiliam o setor de Gestão de Pessoas é a Remuneração Variável.

O incentivo financeiro, seja de curto ou de longo prazo, apresenta diversas configurações que permitem a otimização de desafios das pessoas gestoras, como:

  • diminuição do turnover;
  • atração de perfis executivos;
  • aumento da motivação e engajamento;
  • enraizamento da cultura organizacional;
  • alinhamento de interesses entre acionistas e pessoas beneficiárias, entre outros.

Dois dos principais fatores que tornam esses benefícios alcançáveis se encontram no que chamamos de contrato de vesting.

O vesting nada mais é do que o conjunto de regras, definidas pela própria empresa, que são aplicáveis para as pessoas participantes do programa de incentivo.

O vesting temporal, utilizado principalmente nos Incentivos de Longo Prazo (ILP), é um tipo de carência. Ele determina quanto tempo um executivo ou executiva deve permanecer na empresa para estar apto ou apta a participar do programa.

Também podem existir condições de performance dentro do contrato de vesting. Podem ser indicadas diversas metas a serem cumpridas para liberar o incentivo, como:

  • metas individuais;
  • metas coletivas;
  • metas organizacionais.

Portanto, os planos de Incentivos de Curto Prazo (ICP) e também os de Incentivos de Longo Prazo se tornam importantes estratégias para a Gestão de Pessoas. A seguir, você vai entender com mais detalhes como alguns dos benefícios que já citamos podem otimizar o trabalho desse setor.

Benefícios da RV que otimizam o trabalho do setor

A adoção de planos de Remuneração Variável é um investimento no capital humano, mas que também promove benefícios para a empresa. Neste tópico, você poderá entender como as vantagens de um programa de RV podem facilitar o trabalho do setor de Gestão de Pessoas e, consequentemente, melhorar o desempenho de uma empresa.

Valorização profissional

Implantar um programa de Remuneração demonstra para as pessoas colaboradoras que a empresa tem como uma de suas prioridades a valorização profissional daqueles funcionários e funcionárias que alcançam bons resultados.

O incentivo financeiro é um ponto importante e pode significar a melhora na qualidade de vida de quem o recebe. Mas esse não é o único fator que define se um funcionário ou funcionária está satisfeito com seu trabalho. Se sentir valorizado ou valorizada faz parte desse pacote.

Portanto, a RV se mostra efetiva nesses dois pontos — reconhece o empenho da pessoa colaboradora e afirma essa postura com um incentivo financeiro.

Aumento da motivação e engajamento

Ao se sentir valorizada e entender que o esforço desempenhado para apresentar bons resultados vale a pena, a pessoa colaboradora dá prosseguimento ao ciclo de energia e força de vontade no trabalho.

Com isso, não apenas a produtividade é positivamente afetada. Funcionários e funcionárias também estarão engajados e mais propensos a se envolver com outras atividades propostas pela empresa.

Atração de talentos

Oferecer a Remuneração Variável no pacote de benefícios torna a proposta diferenciada. Esse é um fator importante para disputar um perfil em um mercado que pode ser altamente competitivo, como na área de tecnologia ou na busca por pessoas executivas com bastante experiência e alto conhecimento técnico em suas funções.

Além disso, o oferecimento de um ICP e/ou ILP é um recado da empresa aos candidatos de que existe valorização profissional e reconhecimento naquela marca empregadora.

Retenção estratégica de pessoas

Um dos maiores retornos que um plano de RV pode proporcionar, principalmente o ILP,  é a retenção estratégica de pessoas. Como o benefício é de longo prazo, compreende-se que para o funcionário ou funcionária resgatarem a remuneração, precisam se manter na organização pelo tempo estimado no vesting.

Como os funcionários e funcionárias elegíveis para o ILP são pessoas colaboradoras de grande destaque, é prioridade para a empresa conservá-los em suas posições. Essas pessoas recebem atenção por:

  • praticar e disseminar a cultura organizacional;
  • apresentar performance de grande impacto;
  • acreditar fortemente no propósito da empresa;
  • deter conhecimentos, técnicas ou experiências inerentes ao funcionamento do setor, entre outros fatores.

Saiba mais sobre Remuneração Variável!

Neste artigo, você pôde ver como a Remuneração Variável pode ajudar o setor de Gestão de Pessoas a desenvolver pontos desafiadores para a liderança e para a empresa de forma geral e entendeu como as vantagens dessa estratégia são benéficas para funcionários e funcionárias e para a organização.

A Pris é especialista em Remuneração Variável e pode te ajudar no que for necessário. Entre em contato com a gente e saiba mais sobre como a RV pode ajudar seu negócio. Para ver mais conteúdos sobre esse assunto, siga a Pris nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

5 passos para fazer a gestão de remuneração em uma empresa

Realizar uma boa gestão de remuneração é fundamental para o sucesso do plano de Incentivo de Longo Prazo. No entanto,...

Entenda por que é importante fazer a gestão de incentivos

A adoção de um Incentivo de Longo Prazo é um passo muito importante para a empresa. O ILP ajuda a...

Uso de tecnologia no RH: Como funciona um software de gestão de ILP

0O uso de tecnologia no RH é amplo e impacta não só a rotina da área, mas de uma empresa...

homeenvelopephone-handset