Como fazer a melhor escolha entre os tipos de ILP?

Por Julia Campos
Warning: Undefined variable $post in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32Warning: Attempt to read property "ID" on null in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32 6 minutos de leitura
tipos-de-ilp

Se sua empresa resolveu adotar um plano de Incentivo de Longo Prazo, uma das primeiras questões que deve surgir na mente de quem está à frente do projeto é — como escolher o melhor programa entre tantos tipos de ILP?

Essa é uma questão natural e a dúvida é mais do que justificável, visto que cada plano de ILP tem suas características e vantagens. Neste artigo, você verá algumas dicas de como chegar a uma decisão acertada. Boa leitura!

Quais são os tipos de ILP mais conhecidos?

Existem diversos tipos de ILP disponíveis no mercado. Há aqueles outorgados em ações, opções e liquidados em ações e dinheiro. Cada programa de Incentivo de Longo Prazo tem seus pontos fortes e contrapontos. 

O ILP ideal para a sua empresa é aquele que mais chega perto de alcançar os objetivos da companhia dentro das condições que mais fazem sentido para o negócio a médio e longo prazo.

A seguir, saiba quais são os planos de Incentivo de Longo Prazo mais conhecidos e utilizados no mercado:

Como escolher o programa ideal para sua empresa?

A escolha pelo modelo de Incentivo de Longo Prazo ideal para uma empresa ocorre após a análise de um conjunto de diferentes fatores. A seguir, você vai entender que tipo de dados deve levantar e quais informações deve reunir antes de tomar essa importante decisão.

Defina quais são os objetivos da empresa e do ILP

O primeiro passo após a empresa decidir que quer adotar um dos tipos de ILP é definir quais são os objetivo gerais da empresa no longo prazo, bem como quais são os objetivos que o incentivo pode ajudar a companhia a alcançar, como:

  • atração e retenção de talentos;
  • alinhamento de interesses entre pessoas beneficiárias e acionistas;
  • incentivo à melhor performance;
  • reforço da cultura organizacional, entre outros.

Conheça melhor os tipos de ILP oferecidos por outras empresas

Os planos de ILP são uma vantagem competitiva de mercado para atrair e reter talentos. Por isso, é interessante observar como são os programas oferecidos pelas empresas concorrentes e pares, em termos de segmento e porte.

Isso servirá de benchmarking e será uma boa forma de comparar o que sua empresa oferece com o que o mercado está disponibilizando. 

Dessa forma, será possível compreender como sua empresa poderá se diferenciar das vantagens já oferecidas pelos concorrentes e quais são os pontos mais fortes que podem ser implementados ao ILP do seu negócio.

Além disso, você poderá entender como ocorre a adaptação e, se conseguir informações, também poderá sondar quais são os maiores desafios no que tange à adaptação do plano.

Pesquise sobre questões legais e fiscais

Conhecer a tributação dos tipos de ILP é um fator importante para a decisão sobre qual plano adotar. Esse fator aponta qual é o montante a ser destinado para os devidos recolhimentos, o que pode impactar significativamente o orçamento da estratégia. 

Além disso, ajuda a evitar surpresas no momento de declarar Imposto de Renda, e isso vale tanto para as empresas quanto para as pessoas beneficiárias.

Estar ciente das obrigações legais e fiscais também é importante para evitar problemas com as autoridades. O não cumprimento das regras tributárias e da legislação vigente pode resultar em multas e outras consequências desfavoráveis.

Considere fatores a serem colocados no vesting

Alguns fatores relativos a prazos e elegibilidade, que devem estar previstos no contrato de vesting, são importantes para a reflexão de qual plano adotar, já que pode existir uma maior compatibilidade entre algum tipo de ILP e o que a empresa considera ideal.

É preciso refletir sobre:

  • qual é o período mínimo que a pessoa beneficiária precisa se manter na empresa para integrar o programa;
  • qual seria a periodicidade das outorgas;
  • quais seriam as características da elegibilidade, como hierarquia, tempo de casa, performance, entre outros;
  • período que a pessoa beneficiária fica impedida de vender as ações adquiridas (lockup) em caso de liquidação em ações, entre outros fatores.

Por que é interessante considerar uma consultoria especializada?

Contratar um time especialista em Incentivos de Longo Prazo, como o da Pris, para auxiliar na escolha do plano é um investimento.

A ajuda profissional poupará um bom tempo e conseguirá organizar melhor os esforços da empresa para levantar as informações necessárias que pautam a decisão.

Os especialistas, que, na Pris, têm um histórico de expertise com empresas de diferentes segmentos e portes, conseguem apontar os melhores caminhos quando o assunto é ILP e estão acostumados a lidar com questões legais e tributárias.

Além disso, os profissionais da Pris estão sempre disponíveis para tirar dúvidas e dar explicações adicionais sobre os modelos de planos já citados.

Além disso, esse serviço pode se estender, após a escolha pelo melhor plano, no desenho de como ele funcionará para a empresa e, até mesmo, na automação da gestão de ILP.

Saiba mais sobre o assunto!

Após realizar esta leitura, você já sabe quais são os tipos de ILP mais conhecidos e utilizados pelas empresas e conhece importantes dicas de como analisar a compatibilidade entre o que sua empresa precisa e o que os planos podem oferecer.

Agora você também sabe que uma consultoria especializada em Incentivos de Longo Prazo, como a que a Pris oferece, pode facilitar a tomada desta decisão. Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar se esse for o caso da sua companhia!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

5 passos para fazer a gestão de remuneração em uma empresa

Realizar uma boa gestão de remuneração é fundamental para o sucesso do plano de Incentivo de Longo Prazo. No entanto,...

Entenda por que é importante fazer a gestão de incentivos

A adoção de um Incentivo de Longo Prazo é um passo muito importante para a empresa. O ILP ajuda a...

Uso de tecnologia no RH: Como funciona um software de gestão de ILP

0O uso de tecnologia no RH é amplo e impacta não só a rotina da área, mas de uma empresa...

homeenvelopephone-handset