Por que empresas deveriam adotar remuneração baseada em ações?

Por Julia Campos
Warning: Undefined variable $post in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32Warning: Attempt to read property "ID" on null in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32 6 minutos de leitura
remuneração-baseada-em-açoes

Quando falamos em Incentivos de Longo Prazo, muitos dos planos adotados pelas empresas se tratam de uma remuneração baseada em ações. Essa é uma categoria que oferece vantagens muito interessantes tanto para empresas quanto para pessoas beneficiárias.

Ao prosseguir com esta leitura, você conhecerá melhor este tipo de remuneração, descobrirá alguns de seus principais benefícios e verá como a gestão do incentivo pode fazer diferença no sucesso da estratégia.

O que é uma remuneração baseada em ações?

Como forma de reconhecer pessoas colaboradoras por suas performances, tempo de casa e importância para empresa, algumas organizações optam por remunerar esses funcionários e funcionárias com ações e/ou opções de compra de ações.

Isso significa que as pessoas recebem uma parte do equity da empresa, ou seja, recebem ou compram uma parte da companhia e aguardam as ações se valorizarem para compensar o valor que pagaram, se for o caso, e obter o maior lucro possível.

No caso das opções, as pessoas podem optar por exercer essas ações se as condições forem favoráveis dentro de um período de tempo delimitado pelo contrato de vesting.

Geralmente, nesses planos para funcionários e funcionárias, as ações são concedidas ou vendidas por um preço abaixo do praticado na bolsa de valores, no caso de empresas de capital aberto.

Em empresas de capital fechado, a aplicação deste tipo de remuneração também é possível, desde que se use o valuation como norteador para o desenho do plano e para delimitar valores das ações e opções.

Atualmente, quando falamos em Incentivos de Longo Prazo, existem diversas opções de planos baseados em ações, sendo eles:

Por que remunerar com ações?

Adotar um plano de remuneração baseado em ações ou opções pode ser muito interessante para uma empresa a depender de seus objetivos em um médio ou longo prazo. A seguir, você poderá conhecer alguns dos principais motivos que fazem com que planos desta natureza sejam vantajosos para empresas e pessoas beneficiárias.

Preservação do caixa

Este tipo de plano não liquida as ações em dinheiro, portanto, o caixa da empresa fica preservado. Por isso, é possível estimular o reinvestimento no negócio. Essa característica faz da remuneração baseada em ações uma estratégia que equilibra benefícios e desembolso financeiro.

Além disso, muitas empresas, quando ainda estão em desenvolvimento, não têm liquidez para remunerar as pessoas colaboradoras em dinheiro.

Possibilidade de sociedade

Com o incentivo baseado em ações, as companhias tornam o beneficiário ou beneficiária acionista do negócio, ou seja, o sucesso da remuneração depende, também, da dedicação deles mesmos.

Aumento da motivação

Este fator está intrinsecamente ligado ao anterior. Dar às pessoas beneficiárias uma participação real na empresa incentiva a dedicação, a lealdade e proporciona motivação. Isso faz com que essas pessoas possam se beneficiar financeiramente e se orgulhar do papel que desempenham na empresa.

Como gerir o plano de ações ou opções com eficácia?

Para que o Incentivo de Longo Prazo possa obter sucesso e consiga entregar todos os seus benefícios para a empresa, é preciso gerir o plano de ações ou opções da melhor forma possível. Por isso, a seguir, você verá algumas dicas de como otimizar a administração do seu ILP.

Acompanhe passo a passo do projeto

A adoção de um plano de ações ou opções tem fases complexas e é indispensável que todas elas sejam acompanhadas de perto por todas as pessoas e setores envolvidos no projeto.

É interessante contar com os serviços de uma empresa especializada em ILP, como a Pris, para que um time experiente no assunto possa auxiliar em cada um dos passos, desde o desenho do plano até a gestão do incentivo.

Esse não pode ser considerado um gasto, e sim, um investimento. Isso porque uma empresa especializada pode evitar que aconteçam equívocos que podem levar à penalidades financeiras.

Pense no longo prazo

É importante considerar o que se imagina e se espera para o futuro da empresa na hora de implementar uma remuneração baseada em ações. Por exemplo, se sua empresa é de capital fechado e há planos de passar por um processo de IPO.

Contar com os serviços de uma empresa que está acostumada a passar por essas e outras transições é ter a tranquilidade de que essa parte do processo não será um problema e não demandará mais tempo do que o necessário.

Portanto, ao buscar o auxílio de uma empresa especialista em ILP, esteja com as necessidades e planos para o futuro em mente para saber quais tipos de serviço são indicados para o seu negócio.

Automatize a gestão

Ter todas as informações sobre o plano de ILP adotado armazenadas com segurança e com fácil acesso é imprescindível para uma boa gestão. Isso porque, conforme a empresa cresce, esses dados tendem a se tornar cada vez mais complexos.

Por isso, automatizar a gestão é uma opção interessante, visto que, ao utilizar um software como o Pris, além da segurança dos dados, de acordo com as exigências da LGPD, e organização, as pessoas beneficiárias poderão acessar o status de sua remuneração sem precisar demandar outros colaboradores.

Ainda, a chance de erros diminui drasticamente, já que, ao alimentar tabelas de forma manual, existe a chance de erros humanos e de fórmulas.

Por fim, a equipe responsável por gerir o plano ganha tempo para outras demandas, já que a automatização diminui a necessidade de utilizar boa parte da jornada na busca de dados e informações sobre a remuneração.

Saiba mais sobre o assunto!

Neste artigo, você se aprofundou em informações relevantes sobre remuneração baseada em ações. Viu do que se trata esse tipo de incentivo, entendeu por que é interessante adotá-lo e soube que a gestão é um passo importante no sucesso desta estratégia.

A Pris é especialista em Incentivos de Longo Prazo e já ajudou centenas de empresas a implantarem e gerirem uma remuneração baseada em ações. Entre em contato conosco para saber como nossos serviços e produtos podem ajudar a sua companhia!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

5 passos para fazer a gestão de remuneração em uma empresa

Realizar uma boa gestão de remuneração é fundamental para o sucesso do plano de Incentivo de Longo Prazo. No entanto,...

Entenda por que é importante fazer a gestão de incentivos

A adoção de um Incentivo de Longo Prazo é um passo muito importante para a empresa. O ILP ajuda a...

Uso de tecnologia no RH: Como funciona um software de gestão de ILP

0O uso de tecnologia no RH é amplo e impacta não só a rotina da área, mas de uma empresa...

homeenvelopephone-handset