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Conheça os principais erros ao adotar um plano de Stock Option

Por Julia Campos
5 minutos de leitura
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O Stock Option é um dos planos de Incentivo de Longo Prazo mais conhecidos do mercado, senão o mais famoso. A prova disso é que ainda há quem tome, de forma equivocada, o nome do modelo de plano como sinônimo de ILP.

Sendo assim, algumas empresas podem adotar o Stock Option sem essa ser realmente a melhor opção em termos de categoria de ILP para o cenário em questão. Por isso, neste artigo, iremos citar e explicar quais são os principais erros que empresas podem cometer ao adotar um plano de Stock Option. Boa leitura!

Quais são os principais erros das empresas ao adotar um plano de Stock Option?

Ao optar pelo SOP sem ter feito uma boa pesquisa sobre este modelo de Incentivo de Longo Prazo e sem contato com o auxílio de uma empresa especializada em ILP, como a Pris, a companhia pode enfrentar desafios na condução do plano.

A seguir, você vai ver quais são os erros mais comuns que empresas cometem ao adotar o plano de Stock Option segundo o Head de Consultoria da Pris, Felipe Vinhas.

Ausência de objetivos claros

Segundo Vinhas, um dos primeiros passos da empresa que deseja adotar o plano de Stock Option é entender como o incentivo ajudará nos principais objetivos da companhia. Entre as aspirações podem estar:

  • atração e retenção de talentos;
  • desenvolvimento do sentimento de dono e dona;
  • alinhamento de interesses entre pessoas beneficiárias e acionistas da companhia.

Portanto, é preciso levantar as necessidades da empresa e entender se o Stock Option pode auxiliar no cenário em questão. 

Também é importante conhecer o conceito de outros modelos de ILP e saber quais são suas principais vantagens e características. Além do SOP, são outros Incentivos de Longo Prazo conhecidos e utilizados no mercado:

Falta de alinhamento com o momento da empresa

Ainda de acordo com o especialista da Pris, é preciso avaliar se o plano de Stock Option seria a melhor opção de ILP de acordo com o momento (estágio no ciclo de vida da empresa) e o planejamento estratégico da companhia. 

“Isso pode resultar em um programa que não cumpre com os objetivos definidos. A outorga de Stock Options é mais adequada para empresas com as metas de crescimento”, explica Vinhas.

Inexistência de planejamento fiscal

Os planos de Incentivo de Longo Prazo, de modo geral, demandam atenção para sua parte jurídica e fiscal. Ignorar a necessidade de um planejamento fiscal e tributário pode implicar em sanções, incluindo multas, e afetar de forma negativa a percepção das pessoas beneficiárias sobre o plano.

Portanto, é interessante e eficaz buscar o auxílio de empresas especializadas em ILP, como a Pris, para que haja apoio no momento de traçar um planejamento fiscal do plano de Stock Option.

Como a Pris pode ajudar na implementação do SOP?

Além de oferecer a consultoria de desenho do plano, a Pris conta com um portfólio amplo de outros serviços, como:

Portanto, com o auxílio da Pris, sua empresa poderá ter apoio desde o momento do levantamento das necessidades do atual momento da companhia, assistência no entendimento de qual plano de ILP é o mais adequado para o cenário, desenho, implantação e gestão do incentivo.

Além das consultorias, o software Pris é uma excelente ferramenta para gerir o plano de forma descomplicada, de modo a conciliar transparência e segurança durante todo o processo de administração do seu ILP, inclusive se o plano tiver um maior nível de complexidade.

Saiba mais sobre o assunto!

Ao concluir a leitura deste artigo, você terá entendido, de forma mais completa, quais são os principais erros de uma empresa ao adotar um plano de Stock Option. A falta de objetivos claros, de alinhamento do plano com o momento da empresa e a ausência de um planejamento fiscal podem comprometer o desempenho do SOP.

Como você também pôde ver durante o texto, a Pris é especialista em ILP, incluindo Stock Option, e oferece uma série de produtos e serviços que apoiarão sua empresa durante todas as fases de utilização de um Incentivo de Longo Prazo.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nosso portfólio de produtos e saber mais sobre como podemos auxiliar seu negócio!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

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