Como a remuneração executiva torna uma empresa mais atrativa?

Por Julia Campos
Warning: Undefined variable $post in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32Warning: Attempt to read property "ID" on null in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32 6 minutos de leitura
remuneracao-executiva

Se destacar como boa marca empregadora no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. Para conseguir chamar a atenção de perfis requisitados, como os executivos, as empresas lançam mão das mais diversas estratégias. Uma delas é a remuneração executiva.

Neste artigo, você saberá, com detalhes, como a remuneração executiva pode fazer uma companhia se tornar mais atrativa aos olhos dos candidatos às suas vagas e de seus próprios colaboradores. Além disso, você também verá algumas dicas de como desenvolver um bom pacote deste tipo de incentivo. Boa leitura!

Como um pacote de remuneração executiva pode fazer com que uma empresa se torne mais atrativa?

Um pacote de remuneração executiva bem estruturado e comunicado pode ser uma grande vantagem para atrair os perfis mais disputados do mercado de trabalho, como os executivos e executivas. 

Esses profissionais, em geral, carregam consigo uma grande experiência e vasto conhecimento do mercado de atuação em questão. Por isso, se tornam tão disputados. 

A seguir, você entenderá como a remuneração executiva se torna esse diferencial tanto para atrair quanto para reter esse perfil de colaborador.

Competitividade salarial

Oferecer salários competitivos em relação ao setor é fundamental. Mas, para além do salário, a remuneração executiva pode gerar um aporte expressivo na compensação financeira das pessoas colaboradoras.

Se o pacote salarial, junto do pacote de remuneração executiva da sua empresa estiverem alinhados ou forem mais atraentes do que a média do setor, isso certamente aumentará a atratividade para executivos talentosos.

Pacote com múltiplos incentivos

Já explicamos em outros artigos que a remuneração executiva é composta por Incentivos de Curto e de Longo Prazo. Portanto, quanto mais diversificado o pacote, maior a chance de haver compensação financeira para a pessoa beneficiária e mais necessidades da empresa são atendidas.

Remuneração por performance

Tanto os modelos de ICP quanto de ILP podem ter métricas atreladas à performance. Isso significa que, para alcançar o incentivo, as pessoas beneficiárias devem atingir metas de performance que podem ser individuais, coletivas e, ainda, organizacionais.

Esse tipo de sistema pode motivar os executivos e executivas a alcançarem metas ambiciosas, o que, consequentemente, impulsiona o crescimento da empresa.

Cultura de propriedade

Ao implementar uma remuneração executiva, a companhia deixa nas mãos das pessoas beneficiárias a possibilidade de alcançar o incentivo financeiro. Isso porque, em linhas gerais, as condições para êxito são de se manter na equipe por um tempo mínimo previsto no contrato de vesting e algumas condições de performance.

Dado este cenário, as pessoas executivas passam a ter uma atitude de dono e dona, já que o sucesso da empresa refletirá na sua chance de receber seu ICP e ILP.

Essa autonomia e a forma de pensar e agir comuns à cultura podem atrair executivos que preferem essa forma de trabalhar e estão familiarizados com esse modo de trabalho.

Como desenvolver um pacote de remuneração executiva ideal?

Agora que você entendeu como a remuneração executiva pode fazer com que a sua empresa se destaque no mercado de trabalho e, por consequência atraia e retenha mais talentos, chegou a hora de saber como desenvolver um bom pacote deste tipo de incentivo. Continue a leitura para saber mais.

Analise as necessidades e limitações da empresa

Levantar as necessidades presentes e de médio a longo prazo da empresa, bem como saber quais são suas limitações, em termos financeiros, são os primeiros passos para começar a construir um pacote de remuneração executiva.

Dessa forma, é possível entender quais planos de ILP e ICP podem ser combinados de modo a sanar as necessidades da companhia, sem desrespeitar o orçamento definido para a Remuneração Variável.

Observe o mercado

Para oferecer um pacote de incentivo competitivo no mercado de trabalho, é necessário estudar o que a concorrência oferece nesse sentido. 

Como a busca pelo candidato ideal está acirrada, a companhia tem que saber o que as empresas do ramo dispõem e tentar criar um diferencial. Desse modo, seu pacote de remuneração executiva pode virar uma vantagem ainda no momento do processo seletivo.

Escute as pessoas colaboradoras

É adequado conversar com a equipe para entender quais são as necessidades específicas e como é possível adaptar o pacote de remuneração executiva a essas características comuns identificadas.

Dessa maneira, ao ouvir as futuras pessoas beneficiárias, é possível captar algumas das características dos planos que seria mais indicado para a empresa.

Além disso, o exercício de ouvir os executivos e executivas reforça que a companhia se preocupa com seu capital humano e leva em consideração a opinião das pessoas.

Conte com ajuda especializada

Uma empresa especialista em Remuneração Variável, como a Pris, pode ajudar uma companhia em várias etapas da relação com a remuneração executiva. Desde o momento de:

  • mapear as necessidades; 
  • entender quais as melhores opções de planos para a empresa; 
  • desenhar a remuneração;
  • implementar o pacote;
  • facilitar a gestão dos incentivos;
  • comunicar regras e funcionamento do ICP e ILP.

Contar com a ajuda profissional facilita e otimiza todas as etapas do processo de adoção de uma remuneração executiva. Na Pris, a equipe tem expertise para tratar tanto de Incentivos de Curto Prazo quanto de Incentivos de Longo Prazo.

Saiba mais sobre o assunto!

Neste artigo, você entendeu como a remuneração executiva pode agir para tornar a proposta da sua empresa mais atrativa aos olhos dos executivos que estão no mercado de trabalho, além de reter aqueles que já são colaboradores. 

Além disso, você viu dicas importantes para construir um bom pacote desse incentivo, por exemplo, a de procurar entender o que as pessoas colaboradoras da sua empresa esperam em termos de Remuneração Variável.

A Pris é especialista em Remuneração Variável e pode ajudar sua empresa a elaborar um bom pacote de remuneração executiva. Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Acompanhe também a Carreira Muller, especialista em consultorias para elaboração de planos de cargos e salários, trilhas de carreira e descrições de cargos.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Como uma empresa pode incentivar a evolução de carreira?

Investir na evolução de carreira das pessoas colaboradoras pode ser um ótimo negócio para as empresas. Isso porque, além de...

Saiba quais planos de ILP têm pagamentos baseados em ações

A forma como um plano de Incentivo de Longo Prazo é liquidado é um dos fatores que irá pesar para...

5 passos para fazer a gestão de remuneração em uma empresa

Realizar uma boa gestão de remuneração é fundamental para o sucesso do plano de Incentivo de Longo Prazo. No entanto,...

homeenvelopephone-handset