Stock Options: como funciona este incentivo?

Por Julia Campos
5 minutos de leitura
stock-options

Entender como funcionam os Incentivos de Longo Prazo é um passo importante para saber qual plano é mais indicado para uma empresa. Por isso, neste artigo, falaremos sobre as Stock Options — como funciona este modelo de ILP e quais são os principais atrativos do plano.

Ainda, neste artigo você terá a explicação de vários conceitos e expressões que vão ajudar a entender o funcionamento deste e de outros planos de ILP. Boa leitura! 

Stock Options: como funciona este plano de ILP?

O plano de Opções de Compra de Ações, conhecido como Stock Options, é uma das modalidades mais populares de Incentivo de Longo Prazo no Brasil. 

Isso porque, as diretrizes deste modelo de ILP são altamente customizáveis para atender às necessidades específicas de cada empresa. Além disso, as variáveis do plano são estabelecidas internamente por essas instituições.

Essa estratégia implica na oferta, por parte da empresa mediante contrato, de um conjunto de ações aos colaboradores-chave. Tipicamente, são considerados elegíveis aquelas pessoas colaboradoras que desempenham papéis estratégicos ou que se destacam por seu desempenho excepcional.

A seguir você verá o significado de alguns dos principais conceitos que impactam os planos de Stock Options.

Vesting

Aqueles que aceitam participar do plano passam por um período de vesting, ou seja, por um período de carência. Dessa forma, a pessoa beneficiária precisa se manter na empresa por, no mínimo, um ano para ter direito ao incentivo. O prazo final é definido em contrato.

Strike Price

Uma vez completado o vesting, os colaboradores selecionados têm a opção de adquirir as ações a um preço pré-determinado, conhecido como strike price, ou preço de exercício. Ele é definido no momento da adesão ao plano e geralmente estabelecido abaixo do valor de mercado na bolsa de valores.

Prazo de compra

Conforme estipulado pelas cláusulas do contrato da empresa, os colaboradores têm um período designado, denominado "prazo de compra". Sendo assim, durante esta janela de tempo, os elegíveis podem exercer suas opções de compra de ações.

Se as ações não se valorizarem e o beneficiário considerar que não é vantajoso financeiramente exercer as opções, ele tem a opção de renunciar ao benefício. 

Ganho de capital

Caso a pessoa beneficiária opte pelo exercício das opções, o ganho de capital ocorre na diferença entre o preço pré-determinado pago pelas ações e o preço de mercado no momento do exercício.

O objetivo é que as ações se valorizem significativamente em relação ao preço pré-estabelecido. Após o exercício das opções, a pessoa colaboradora torna-se acionista da empresa.

Vantagens do incentivo: quais são?

Agora que você já sabe mais sobre as Stock Options — como funciona este modelo de ILP e suas regras mais básicas, é interessante tomar ciência de quais são os maiores atrativos do plano. Confira a seguir.

Atração e retenção de talentos

Esse modelo de Incentivo de Longo Prazo pode resultar em ganhos financeiros significativos para a pessoa beneficiária. Além disso, como dissemos anteriormente, neste modelo de ILP, o executivo ou executiva pode se tornar sócio ou sócia da empresa.

Contudo, é preciso salientar que, para receber esse incentivo, o colaborador deve permanecer na empresa pelo período estipulado no contrato de vesting. Desta forma, promove-se a retenção estratégica de talentos.

Do mesmo modo, a atração de novos talentos é impulsionada pela perspectiva de ganhos financeiros e reconhecimento oferecidos pelo SOP, como já discutido anteriormente.

Alinhamento de interesses

Os acionistas têm a expectativa de que as ações da empresa se valorizem. Sendo assim, é necessário que a companhia apresente condições favoráveis nos indicadores organizacionais e financeiros.

Por outro lado, quando uma pessoa colaboradora participa de um programa de Stock Options, se torna uma potencial acionista. Logo, aumenta o seu interesse no desempenho da empresa. Portanto, isso fortalece o sentimento de pertencimento e responsabilidade pelo desempenho da companhia.

Ao compreender que seu desempenho e o estímulo à performance dos colegas podem contribuir para os objetivos da empresa, incluindo a valorização das ações, o colaborador percebe-se como um verdadeiro sócio.

É fundamental ressaltar que quanto mais as ações se valorizam, maior é o potencial valor do incentivo quando o beneficiário opta por vendê-las. Com isso, o ILP consegue alinhar os interesses de pessoas beneficiárias e acionistas.

Conservação do caixa

O plano de Stock Options não envolve a liquidação das ações em dinheiro, o que preserva o capital da empresa. Então, é possível incentivar o reinvestimento no negócio. 

Essa particularidade torna o SOP uma estratégia que harmoniza benefícios e fluxo de caixa.

Saiba mais sobre o assunto!

Ao finalizar esta leitura, você terá entendido um pouco mais sobre o plano de Stock Options — como funciona e quais são os principais benefícios que este programa de ILP oferece. Ademais, você pôde conhecer conceitos fundamentais para compreender o funcionamento dos Incentivos de Longo Prazo, como vesting e strike price.

A Pris é especialista em ILP e pode ajudar sua empresa a compreender se as Stock Options são a melhor escolha para os objetivos da companhia. Fale conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Siga nossos perfis nas redes sociais para ver mais conteúdos como este.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Saiba como adotar um plano de Stock Options

O plano de Stock Options é um dos Incentivos de Longo Prazo mais procurados pelas empresas. Isso se deve, principalmente,...

Como um ILP se encaixa em diferentes cenários de crescimento da empresa?

Planos de Incentivos de Longo Prazo (ILP) oferecem uma ampla gama de benefícios para beneficiários e empresas. Porém, há uma...

Conheça os objetivos de cada estratégia de incentivo

Todos os modelos de Incentivos de Longo Prazo oferecem benefícios para pessoas beneficiárias e empresas. No entanto, cada estratégia de...

homeenvelopephone-handset