Cap table: por que você deve entender sobre o assunto

Por Julia Campos
5 minutos de leitura
cap-table

Empreendedores e gestores que buscam organização e clareza de informações relacionadas a estrutura de propriedade da empresa precisam entender o que é e como funciona o Cap Table.

Este documento impacta uma série de questões importantes, como a estratégia de negócios, cumprimentos regulatórios e negociações futuras. Portanto, continue a leitura para compreender melhor o que é Cap Table e como ela pode otimizar a gestão da companhia.

O que é Cap Table?

O Cap Table é uma ferramenta muito importante utilizada no mundo corporativo. Isso porque, esse documento desempenha um papel fundamental ao servir como orientador tanto para investidores quanto para fundadores.

Desse modo, o Cap Table fornece orientação por meio do intrincado labirinto de ações, opções e outras formas de propriedade.

Ao analisarmos mais sobre o assunto, é importante citar que Cap Table é a abreviação de "Capitalization Table". Trata-se de uma representação gráfica ou tabela que ilustra a estrutura de propriedade de uma empresa. 

Logo, a ferramenta pode ser considerada o DNA financeiro da empresa. Sendo assim, destaca-se quem detém o quê, em que proporção e qual o valor. Essencialmente, funciona como o guia que revela como o equity da companhia está distribuído.

Participação acionária

Antes de falarmos mais sobre Cap Table e como ele é relevante para um negócio, é necessário explicarmos um pouco melhor o funcionamento das participações acionárias em uma empresa.

A participação acionária ou equity é a posse de uma porção de uma empresa. Por exemplo, ao adquirir ações de uma companhia na bolsa de valores, você está adquirindo uma pequena parte dela. 

Da mesma forma que as ações representam uma menor parte de uma empresa, as participações societárias em uma companhia são distribuídas entre os fundadores, investidores e, por vezes, até colaboradores (principalmente por meio de Incentivos de Longo Prazo). 

Este é um termo amplamente utilizado no contexto do ambiente corporativo e um conceito essencial para quem está imerso nesse cenário. Sendo assim, adiante, você entenderá por que deve dominar o conceito de Cap Table e como essa ferramenta pode ajudar o negócio.

Por que é importante entender sobre o assunto?

Pessoas responsáveis pela administração de uma empresa e, ainda, por tomar decisões que impactam diretamente a gestão do negócio precisam entender o que é e como funciona o Cap Table.

Isso se deve ao fato de que a ferramenta é essencial para a saúde financeira, a transparência e o crescimento sustentável de uma empresa. A seguir, você entenderá como um Cap Table pode impactar uma companhia.

Organização e clareza de informações

Um Cap Table bem estruturado pode se tornar um grande aliado durante as rodadas de investimento. Visto que ele fornece uma visão nítida da estrutura de propriedade da empresa, o que pode agilizar o processo de tomada de decisão dos investidores.

Além disso, quando se trata de acessar informações específicas, o Cap Table é o recurso primordial, onde os dados necessários podem ser prontamente encontrados. A ferramenta, especialmente quando automatizada, reduz significativamente o tempo necessário para localizar qualquer informação contida nela. 

Então, essa organização é crucial, pois essas informações desempenham um papel fundamental em várias operações cotidianas da empresa.

Decisões estratégicas facilitadas

Um Cap Table é uma ferramenta decisiva no momento de tomar decisões estratégicas relacionadas ao equity da companhia. Se a empresa quer adotar um Incentivo de Longo Prazo, como o plano de Stock Options, é importante consultar o documento antes da decisão.

Caso a divisão da companhia com um sócio-fundador seja outra pauta, a consulta ao Cap Table é mais uma etapa. Sendo assim, nota-se que este artifício se torna uma peça importante e que facilita a tomada de decisões de diferentes naturezas.

Modificações ao longo do tempo

Uma das características mais notáveis deste documento é sua capacidade de evoluir junto com a empresa. Uma vez que, conforme novos investidores entram ou saem, colaboradores são adicionados ou um programa de ILP é implementado, o Cap Table se ajusta e se adapta às mudanças.

Facilitação para contabilização de ILP

Com todas as informações dos acionistas organizadas pelo Cap Table, torna-se consideravelmente mais simples identificar quem está apto a participar de um plano de Incentivo de Longo Prazo

A ferramenta também se revela crucial, pois, ao finalizar certos modelos de ILP, como o Stock Options, os beneficiários se tornam acionistas, exigindo sua inclusão no documento.

Portanto, esses dados facilitam: 

  • a contabilização de concessões; 
  • número de ações ou opções de cada integrante;
  • quantidade de exercícios e outros movimentos integrantes do processo de um plano de ILP.

Para simplificar a contabilização do plano, é recomendável adotar um software que automatize todos os procedimentos de gestão do ILP, como o PRIS.

Desse modo, a empresa pode:

  • evitar erros na atualização de planilhas e fórmulas;
  • economizar tempo da equipe responsável pela organização das informações do plano;
  • visualizar os dados de maneira clara, inclusive para os beneficiários, entre outras funcionalidades.

Saiba mais sobre o assunto!

Neste artigo, além de entender o que é Cap Table, você pôde ver as mais diversas operações que este documento pode impactar e como ele otimiza a gestão de uma empresa. Além disso, você compreendeu por que é tão importante dominar esta questão.

A Pris é especialista em Incentivos de Longo Prazo e pode ajudar sua empresa em todas as etapas da gestão da remuneração. Fale conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Siga nossos perfis nas redes sociais para ver mais conteúdos como este.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Saiba como adotar um plano de Stock Options

O plano de Stock Options é um dos Incentivos de Longo Prazo mais procurados pelas empresas. Isso se deve, principalmente,...

Como um ILP se encaixa em diferentes cenários de crescimento da empresa?

Planos de Incentivos de Longo Prazo (ILP) oferecem uma ampla gama de benefícios para beneficiários e empresas. Porém, há uma...

Conheça os objetivos de cada estratégia de incentivo

Todos os modelos de Incentivos de Longo Prazo oferecem benefícios para pessoas beneficiárias e empresas. No entanto, cada estratégia de...

homeenvelopephone-handset