Como preencher o item sobre a remuneração dos administradores do formulário de referência

Anualmente a CVM tem postado Ofícios Circulares com novas orientações sobre o preenchimento do Formulário de Referência. Essas orientações servem para esclarecer um pouco mais a Instrução  CVM Nº 552, de outubro de 2014. Neste material, falamos um pouco desta instrução. No dia 28 de fevereiro de 2019, a CVM publicou o Ofício Circular CVM/SEP […]

Leia mais

Contabilização e cálculo do fair value (valor justo) de Performance Shares

Nos últimos anos, conforme apresentamos neste post, tem sido notório o crescimento do uso de planos de ILP baseados em Performance. Nestes planos há a inclusão de uma ou mais condições de carência de forma adicional à condição de tempo de permanência na companhia. Essas condições, como o próprio nome indica, são baseadas em indicadores […]

Leia mais

Tributação de Incentivos de Longo Prazo nos EUA

Em um mundo globalizado e amplamente conectado, a retenção de profissionais com alto nível de desempenho se tornou um grande desafio para as empresas. Um meio de solucionar o problema é o oferecimento de Incentivos de Longo Prazo, que, em síntese, se tratam de contratos firmados entre empregador e empregado que prometem, desde que condições […]

Leia mais

As discussões sobre os aspectos mercantil ou remuneratório dos planos Stock Options

O site Conjur publicou mais um artigo envolvendo a concessão de planos Stock Options e a discussão sobre o seu caráter mercantil ou remuneratório. O conteúdo fala sobre as dificuldades em considerar as várias dimensões que estão relacionadas com o plano: o contexto tributário, previdenciário e trabalhista e como os vários pontos de vista originados […]

Leia mais

O que é valoração de marcas e como calcular o valor econômico destes ativos?

Nosso objetivo com esse post é falar sobre valoração de marcas. Porém, para começarmos a falar sobre o tema, precisamos entender o que é uma marca e quais as vantagens econômicas que ela traz. Uma marca é um sinal que individualiza os produtos ou serviços de determinada empresa e os distingue daqueles produzidos pelos seus […]

Leia mais