Uso de tecnologia no RH: Como funciona um software de gestão de ILP

Por Julia Campos
Warning: Undefined variable $post in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32Warning: Attempt to read property "ID" on null in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32 6 minutos de leitura
uso-de-tecnologia-no-rh

O uso de tecnologia no RH é amplo e impacta não só a rotina da área, mas de uma empresa inteira. Ao olhar para os Incentivos de Longo Prazo, conclui-se que as soluções automatizadas para a gestão dos planos são um grande auxílio para profissionais da área. Além disso, pode ajudar a melhorar os resultados da estratégia. 

Neste artigo, você saberá quais são as vantagens de adotar um software para gestão de ILP. Ademais, conhecerá os diferenciais do Pris, principal solução do Brasil para gestão, comunicação, contabilização e liquidação de planos de Incentivos de Longo Prazo. Boa leitura!

Uso de tecnologia no RH: Por que adotar um software de gestão de ILP?

Quando pensamos em uso de tecnologia no RH, uma das primeiras coisas que vêm à cabeça são os softwares, certo? Essa associação faz sentido, visto que essas soluções otimizam o dia a dia da área e facilitam diversos processos.

A seguir, você vai conhecer diversas vantagens que um software de gestão de Incentivos de Longo Prazo pode oferecer. 

Redução de erros

Um software de gestão automatizada simplifica a inserção de dados, assim como os cálculos e procedimentos. Dessa forma, reduz potenciais erros humanos ou de fórmulas que podem ocorrer ao fazê-lo manualmente, por meio de planilhas

Assim, ao lidar com cálculos complexos, a automatização reduz significativamente as possibilidades de erros, o que torna o processo mais preciso e confiável na obtenção das informações necessárias.

Melhoria na produtividade

Quando a alimentação dos dados relativos ao ILP da empresa é realizada manualmente, requer a atribuição dessa função a uma ou mais pessoas. Isso significa que a demanda consome tempo que poderia ser dedicado a outras tarefas diárias.

Por outro lado, ao implementar o uso de tecnologia no RH, como um software de gestão de ILP, a equipe encarregada da inserção das informações não necessitará mais executar essa tarefa manualmente. Isso porque todo o processo é automatizado. Dessa forma, podem se tornar mais produtivas ao direcionar seus esforços para atividades que demandam mais tempo e reflexão.

Transparência

Garantir uma gestão eficaz do ILP envolve disponibilizar informações claras e acessíveis para todas as pessoas envolvidas. Essa meta pode ser alcançada por meio de um software, que organiza os dados relacionados ao incentivo de forma coesa e os torna prontamente disponíveis para consulta. Esse processo contribui de maneira positiva para a percepção de transparência do ILP.

Segurança de dados

É fundamental para uma gestão eficiente que todas as informações relacionadas ao plano de ILP adotado sejam armazenadas de forma segura e acessível. Especialmente se considerarmos que a empresa manipula dados financeiros e pessoais de seus colaboradores.

Dessa forma, a automação da gestão de ILP se apresenta como uma alternativa atrativa. Ao empregar um software que assegura a proteção dos dados conforme exigido pela LGPD, a empresa garante não apenas a segurança das informações, mas também a organização necessária para sua operação.

Portanto, o uso de tecnologia no RH, deste ponto de vista, se torna uma forma de garantir que a legislação está sendo cumprida.

Facilidade na gestão de planos complexos

A administração do plano pode começar simples, com poucas pessoas beneficiárias e poucos dados. Mas, com o passar do tempo, informações mais complexas e detalhadas podem ser acrescidas ao plano, como:

  • novos beneficiários;
  • adoção de diferentes tipos de planos, ou diversos programas em diferentes outorgas, de modo a respeitar múltiplos prazos de vesting;
  • incorporação de algumas das principais novidades e tendências internacionais em termos de Incentivo de Longo Prazo, como condições de matching.

Um software de gestão de incentivos consegue conciliar todas estas informações e até outras sem complicações e com segurança.

Melhor solução do mercado: Quais são os diferenciais do Pris?

O uso de tecnologia no RH também envolve alguns cuidados. Um exemplo disso, é que se torna fundamental avaliar se a solução em questão oferece os itens necessários para a empresa.

No que se refere a software para gestão de ILP, o PRIS é a solução mais completa do país. Isso porque, além de oferecer todos os benefícios citados anteriormente, a solução ainda conta com diferenciais exclusivos. Confira vantagens que só o PRIS oferece para a gestão de ILP da sua empresa a seguir.

Comunicação com as pessoas beneficiárias

Em nossa mais recente Pesquisa de ILP, 95% das empresas respondentes relataram dificuldades na comunicação com os elegíveis na governança de informações e nos processos contábeis.

Com o Pris, a companhia pode melhorar a comunicação sobre questões relativas ao ILP com os beneficiários. Isso é possível já que o sistema oferece:

  • visibilidade das regras de comissões e aceites de pagamentos;
  • acompanhamento de metas e evolução de ganhos em tempo real;
  • acesso ao histórico da pessoa beneficiária

One Stop Shop

Com o sistema Pris, sua empresa conta com a facilidade de fornecedor único para todo o processo de gestão de ILP. Sendo assim, outorga, gestão e liquidação dos planos, além do bem-estar financeiro dos elegíveis ficam à disposição da companhia pela plataforma.

Gestão de ponta a ponta

Em abril de 2023, o BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, se tornou, oficialmente, parceiro da Pris, após adquirir 70% da empresa. Com isso, as companhias juntaram suas expertises e lançaram a primeira solução no Brasil que cobre todas as etapas da gestão de ILP, incluindo:

  • etapa de pré-outorga;
  • controles;
  • liquidação;
  • assessoria pós-liquidação.

Além disso, a companhia poderá contar com produtos e serviços que já são oferecidos pelas duas empresas. Do lado da Pris, a empresa terá acesso a:

  • cursos e treinamentos sobre ILP;
  • consultorias especializadas;
  • software e serviço para gestão, comunicação, contabilização e liquidação de planos de ILP.

Os serviços oferecidos pelo BTG Pactual inclusos na contratação da solução incluem:

  • liquidação do ILP;
  • produtos de investimento;
  • produtos transacionais;
  • assessoria de investimentos.

Saiba mais sobre o assunto!

Neste artigo, você pôde entender um pouco mais da importância do uso de tecnologia no RH, desta vez, do ponto de vista da gestão de Incentivos de Longo Prazo. Mostramos os benefícios de utilizar um software para realizar esta tarefa. Também explicamos para você por que o PRIS é a solução mais completa do mercado.

A Pris pode ajudar sua empresa a chegar na melhor forma de gerir o plano de ILP. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre a nossa solução. Além disso, siga nossos perfis nas nossas redes sociais para ver mais conteúdos como este.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Como uma empresa pode incentivar a evolução de carreira?

Investir na evolução de carreira das pessoas colaboradoras pode ser um ótimo negócio para as empresas. Isso porque, além de...

Saiba quais planos de ILP têm pagamentos baseados em ações

A forma como um plano de Incentivo de Longo Prazo é liquidado é um dos fatores que irá pesar para...

5 passos para fazer a gestão de remuneração em uma empresa

Realizar uma boa gestão de remuneração é fundamental para o sucesso do plano de Incentivo de Longo Prazo. No entanto,...

homeenvelopephone-handset