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Conheça os objetivos de cada estratégia de incentivo

Por Julia Campos
6 minutos de leitura
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Todos os modelos de Incentivos de Longo Prazo oferecem benefícios para pessoas beneficiárias e empresas. No entanto, cada estratégia de incentivo tem objetivos específicos, considerados seus pontos fortes. 

Neste artigo, você conhecerá quais são esses grandes atrativos, como foco de cada estratégia de incentivo. Além disso, você verá quais são as vantagens gerais, comuns aos diversos tipos de ILP praticados no mercado. Boa leitura!

Veja quais são os objetivos gerais dos modelos de estratégia de incentivo

Alguns objetivos de planos de Incentivos de Longo Prazo são mais gerais. Ou seja, quase todos os modelos de ILP oferecem as vantagens listadas a seguir.

É importante ressaltar que esses benefícios podem ser notados pelo simples fato de implementar a estratégia de incentivo. Ainda, a remuneração se torna muito mais atrativa e competitiva para o mercado.

Valorização profissional

Um plano de Incentivo de Longo Prazo é uma excelente ferramenta para que a empresa demonstre às pessoas colaboradoras que valoriza seu trabalho. Sendo assim, o colaborador se sente parte do sucesso da organização quando é convidado para fazer parte do programa. 

A valorização profissional fica ainda mais latente quando a pessoa alcança o incentivo após passar por metas de performance e pelo tempo de carência do incentivo.

Por consequência, quando esse elegível se sente valorizado, é gerada uma sensação de pertencimento ao ambiente de trabalho. Dessa forma, a companhia trabalha o engajamento com as ações organizacionais, comprometimento e desempenho das pessoas que integram o programa de ILP.

Estímulo à produtividade

Metas de performance podem estar vinculadas aos ILPs como estratégia de incentivo. Isso significa que os beneficiários tendem a se preocupar mais com as entregas e se esforçam mais para alcançar resultados de longo prazo.

Além disso, os participantes do plano tendem a motivar toda a equipe a seguir o mesmo caminho. Com esse movimento se espalhando por toda a empresa, a consequência é que haja uma melhora na produtividade geral. Desse modo, a tendência é que haja um impacto positivo nos indicadores organizacionais.

Fomento à cultura de propriedade

Ao oferecer aos colaboradores a oportunidade de se tornarem acionistas da empresa, por meio de determinados tipos de ILP, se fomenta uma cultura de propriedade.

Portanto, seja por meio de opções de ações ou outros programas de participação acionária, essa estratégia aumenta o senso de responsabilidade das pessoas beneficiárias.

Além disso, a estratégia de incentivo incentiva a inovação e o comprometimento com o sucesso da organização.

Atração de novos talentos

Incluir um Incentivo de Longo Prazo no pacote de remuneração torna a proposta da empresa mais atrativa, diferenciada e alinhada com o mercado. Isso é especialmente importante para competir por talentos em mercados altamente competitivos, como o setor de tecnologia, ou na busca por executivos experientes com alto conhecimento técnico.

Ademais, oferecer um ILP envia uma mensagem clara aos candidatos de que a empresa valoriza e reconhece seus colaboradores. Também mostra que a companhia tem uma visão de crescimento no longo prazo. Sendo assim, há um destaque para a marca empregadora.

Conheça os principais objetivos de cada plano de ILP

A retenção estratégica de talentos e o alinhamento de interesses entre beneficiários e acionistas são, sem dúvida, os maiores atrativos de planos de ILP.

Por isso, a seguir, você saberá quais desses objetivos são o foco de cada estratégia de incentivo.

Retenção estratégica de talentos

Planos voltados para a retenção estratégica de talentos não exigem um investimento da pessoa colaboradora e não contam com regras de performance.

Logo, para se ter o consenso de que um modelo de Incentivo de Longo Prazo é focado na retenção estratégica de talentos, é preciso que nele, os elegíveis recebam determinada quantia mesmo que o desempenho da empresa não seja favorável. 

Ou seja, isso quer dizer que,  para receber o prêmio, o colaborador está sujeito a somente dois fatores — valor da companhia, que também pode ser chamado de valuation ou medido pelo preço da ação, e prazo de vesting, que é a janela de carência do plano.

Sendo assim, aplica-se a lógica de que vale a pena permanecer na companhia pelo período definido em vesting para receber o incentivo financeiro.

Os modelos de Ações Restritas e Ações Fantasmas, sem condição de performance, e Bônus Diferido, são planos focados na retenção estratégica de talentos.

Alinhamento de interesses entre beneficiários e acionistas

Já planos de opções, como Stock Options, Opções Fantasmas e planos de ações (restritas ou fantasmas com condição de performance) têm como foco o alinhamento entre beneficiários e acionistas

No caso dos planos de opções, o risco está diretamente relacionado ao valor da companhia, e o de ações com performance está ligado a indicadores de mercado ou não mercado. 

No caso do SOP ou SAR, o participante começa a ganhar a partir do momento que a empresa se valoriza acima do preço de exercício definido no momento da outorga. 

Neste contexto, tanto participantes quanto acionistas estão em vantagem. Em um cenário desfavorável, a perda é compartilhada entre ambos. 

No caso de ações com performance, o ganho do participante está condicionado a uma condição de performance (seja de mercado ou não-mercado) pré-definida e que está diretamente relacionada à estratégia da empresa. 

Portanto, quando não são cumpridas as condições de performance, o participante deixa de ganhar. Isso porque os objetivos de crescimento da empresa não foram alcançados e esse mesmo resultado impacta os acionistas.

Saiba mais sobre o assunto!

Nesta leitura, você viu quais são os objetivos de cada estratégia de incentivo. Sendo assim, conheceu as vantagens mais gerais deste tipo de remuneração, oferecidas por quase todos os planos de ILP. 

Além disso, soube que os dois principais benefícios de planos de Incentivo de Longo Prazo são a retenção de talentos e o alinhamento de interesses entre beneficiários e acionistas. Tendo isso em vista, esclarecemos quais modelos de plano focam em cada uma dessas vantagens. 

A Pris é especialista em ILP e pode ajudar sua empresa a entender qual plano é o ideal para a companhia, de acordo com as necessidades do negócio. Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Siga nossos perfis nas redes sociais para ver mais conteúdos como esse.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

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