Processo de IPO: É preciso redesenhar o plano de ILP?

Por Julia Campos
6 minutos de leitura
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A estruturação para um processo de IPO (Initial Public Offering), ou seja, a abertura de capital de uma empresa, mobiliza esforços e análises em praticamente todas as áreas de uma empresa. Esses processos também se aplicam ao plano de ILP adotado pela empresa, já que é comum fazer um balanço para saber se será preciso redesenhar o programa.

Neste artigo, você verá algumas dicas de como analisar se o plano de Incentivo de Longo Prazo da sua empresa necessita passar por alguma alteração. Além disso, você entenderá como uma empresa especializada no assunto pode auxiliar neste processo. Boa leitura!

Saiba como tratar seu plano de ILP durante o processo de abertura de capital

Antes de definir se o plano de ILP precisa ser redesenhado ou modificado, é preciso fazer um balanço de metas, resultados e alinhar os objetivos do incentivo aos novos propósitos estratégicos da empresa. A seguir, veja algumas etapas importantes para realizar esta análise.

Avalie as condições atuais do plano de ILP

As condições do plano precisam ser revisadas para que seja avaliado se os objetivos do incentivo estão alinhados às novas aspirações da empresa e dos futuros acionistas devido ao processo de abertura de capital. São alguns dos fatores a serem revisados:

  • metas do programa;
  • cronograma de aquisições de ações;
  • elegibilidade das pessoas colaboradoras;
  • prazos para outorga, entre outros.

Garanta que o ILP cumpra os requisitos regulatórios

É necessário sempre revisar o plano para que ele esteja de acordo com as normas regulatórias tributárias caso essas passem por alguma atualização. No Brasil, a principal autarquia responsável por fiscalizar a modalidade é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que corresponde à SEC nos Estados Unidos.

Portanto, é preciso acompanhar e atender aos requisitos destas e outras autoridades para evitar sanções e multas. Uma das principais formas de fiscalização da CVM é a apuração dos dados do Formulário de Referência.

Invista na comunicação com as pessoas beneficiárias

Qualquer mudança que aconteça no plano de ILP causada pelo processo de IPO precisa ser comunicada com clareza às pessoas beneficiárias. Essa medida demonstra a transparência da empresa e é uma forma de mostrar que a abertura de capital é uma prioridade para a companhia.

Além disso, é aconselhável que se crie um canal de comunicação para que os colaboradores e colaboradoras possam tirar dúvidas sobre as mudanças e seus respectivos impactos.

Faça benchmark com empresas pares e concorrentes

É importante analisar o que empresas pares e concorrentes com capital aberto aplicam em seus Incentivos de Longo Prazo. Dessa forma, será possível entender se o ILP da sua empresa é competitivo e eficaz nesse patamar do mercado.

Essa medida é importante, também, para notar se o seu ILP estará adequado para reter talentos e competir pelos melhores profissionais que estão disponíveis no mercado de trabalho para contratação.

Mantenha o acompanhamento contínuo do ILP

Mesmo que o plano de ILP da empresa passe por um redesenho devido ao processo de IPO, é preciso monitorar o plano, se o objetivo traçado está sendo cumprido e sempre revisar metas e o alinhamento com os objetivos da companhia. Dessa forma, o desempenho apresentado pelo incentivo tende a ser o mais próximo do esperado.

Ademais, o acompanhamento contínuo do plano de ILP assegura que o plano esteja sempre de acordo com o que as normas contábeis e a legislação vigente exigem.

Entenda por que investir em uma consultoria especializada

Contar com o auxílio de uma empresa especializada em Incentivos de Longo Prazo, como a Pris, para avaliar a necessidade de redesenho do ILP deve ser visto como um investimento.

Com um time experiente no assunto, a Pris pode analisar com assertividade quais são os pontos de melhoria do plano ou qual a modalidade de incentivo mais adequada para os novos objetivos da empresa, conforme o processo de IPO e a estratégia traçada pela companhia.

“Como este processo é complexo e envolve a análise criteriosa de uma série da fatores internos e mercadológicos, contar com o apoio e a experiência de uma consultoria especializada é fundamental para que o redesenho do plano atenda aos propósitos da empresa, conciliando as estratégias de crescimento com o contexto encontrado e garantindo a atratividade para os colaboradores”, aponta a analista de remuneração da Pris, Viviane Mota.

Tanto a consultoria especializada quanto o software Pris podem otimizar a gestão do ILP, tornando o processo mais ágil, transparente e seguro. Ademais, nosso time tem expertise em lidar com as conformidades exigidas pela CVM e demais autoridades. Desta forma, sua empresa garante que o plano cumpra os requisitos legais.

Neste sentido, Viviane ratifica a importância de contar com o serviço especializado. “Nossa metodologia é única e a nossa experiência nos capacita a compreender as complexidades do contexto e as particularidades do negócio, apoiando na criação de um plano atrativo e em conformidade com as normas contábeis (IFRS2 e a CPC 10).”

Saiba mais sobre o assunto!

Após realizar a leitura deste artigo, você pôde entender que antes de redesenhar o plano de ILP em função de um processo de IPO, é preciso realizar uma análise aprofundada para entender quais são os pontos que devem estar alinhados à nova estratégia da empresa.

Você também viu como o auxílio de uma empresa especializada em ILPs, como a Pris, pode otimizar e deixar este processo mais seguro, além de atender, de forma personalizada, as novas necessidades da companhia.

A Pris é pioneira quando se trata de consultorias especializadas e software de gestão de ILP. Já auxiliamos centenas de empresas, de capital aberto e fechado, a otimizarem a relação e administração de seus Incentivos de Longo Prazo. Entre em contato conosco para saber como podemos agregar valor à sua companhia durante o processo de IPO!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

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