A Pris apoia o Janeiro Branco da Saúde Mental

Por Leandro Rangel
Warning: Undefined variable $post in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32Warning: Attempt to read property "ID" on null in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32 5 minutos de leitura

O Janeiro Branco é um movimento social global cujo propósito é o desenvolvimento de políticas e práticas voltadas ao bem estar psicológico, desde o indivíduo até comunidades, empresas e governos. Este tema é cada vez mais importante no mundo e, não por coincidência, foco cada vez maior da Pris. 

Neste artigo, conheça algumas das ações que a Pris realiza para gerar consciência sobre a questão da saúde mental, além de algumas de nossas iniciativas em prol do equilíbrio de nossos colaboradores e nossas colaboradoras.

O que é o Janeiro Branco?

O movimento do Janeiro Branco se iniciou aproximadamente em 2014, a partir das boas experiências de campanhas de meses coloridos. O Outubro Rosa, voltado ao combate do câncer de mama, o Junho Vermelho, focado na doação de sangue, entre tantos outros meses, geraram atenção pública a temas da saúde e ajudaram muitas pessoas a se cuidarem.

Especialistas em saúde mental, então, propuseram a criação do Janeiro Branco que, segundo o Instituto homônimo, se baseia na ideia que uma “humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos”. O primeiro mês do ano foi selecionado por ser um momento natural de reflexão sobre o futuro, no qual pessoas criam ideias e projetos de melhoria de vida. Já a cor branca remete à ideia de folhas em branco, que permitem criações novas e o desenho de novas esperanças e desejos.

A campanha se desenvolve através de propagandas, palestras e projetos, em todas as comunidades e instituições possíveis, sempre com o objetivo de apoiar pessoas a se cuidarem e melhorarem sua saúde mental, impactando todo o corpo.

Por que a Pris se preocupa com a saúde mental?

Toda e qualquer empresa, atualmente, precisa estar atenta à saúde mental de sua equipe. Afinal, um grupo de colaboradores e colaboradoras saudável e feliz gera melhores resultados, trabalha melhor e se mantém por mais tempo na empresa. 

Para a Pris, porém, essa preocupação já é de longa data, anterior até mesmo ao movimento do Janeiro Branco. 

Desde nossa origem, a Pris busca ser um local de trabalho no qual as pessoas amem trabalhar e preocupado em gerar saúde para as pessoas. Isso porque a empresa tem consciência que os aspectos pessoais e profissionais de cada pessoa são indissociáveis, ou seja, o que acontece em sua vida pessoal impacta sua vida profissional e vice versa.

A partir dessa premissa, foi criado nosso propósito, “construir um modelo de empresa que equilibre resultados e felicidade para nossa equipe, clientes e parceiros”, e uma série de projetos e políticas internas.

Quais são as iniciativas da Pris relacionadas com o Janeiro Branco?

A Pris adota muitas práticas voltadas ao bem estar e felicidade das pessoas, intimamente relacionadas com o objetivo do Janeiro Branco, como:

De forma a permitir o pleno usufruto de tais políticas, a Pris apoia a prática da Meditação Transcendental, nossa principal ferramenta de apoio à saúde mental das pessoas que estão conosco.

Como funciona a Meditação Transcendental na empresa?

A Meditação Transcendental (MT) é uma prática que existe na Pris desde 2008. Segundo Daniel Eloi, sócio-fundador da empresa, “é algo bem enraizado em nossa cultura. A pausa para a meditação ajuda a mente a ficar descansada e gera clareza mental. Na máxima do ‘tempo ser nosso bem mais precioso’, com a MT nós ganhamos esse tempo: ela serve como uma forma de usufruir mais e melhor de seu tempo”.

A MT gera diversos ganhos, desde questões psicológicas e fisiológicas, até melhorias na qualidade de vida, na capacidade de raciocínio e de entendimento das coisas.

Por esses e outros benefícios, a empresa apoia toda pessoa colaboradora interessada em aprender a meditar, subsidiando parte dos custos relacionados ao curso de aprendizado da técnica. Além disso, depois de aprender a meditar, a pessoa meditante tem direito a interromper seu trabalho, sem precisar desligar seu ponto ou fazer intervalo, por duas vezes ao dia, 20 minutos em cada vez, para poder meditar. Na verdade, ela não apenas tem o direito, como é incentivada a aproveitá-lo, pois entendemos que a meditação ajuda na melhoria do próprio trabalho e entrega.

Para facilitar a prática, temos uma sala exclusiva para meditação na sede da Pris, e um ambiente dedicado e isolado em nosso escritório virtual, espécie de metaverso no qual nossa equipe trabalha à distância.

A experiência da Meditação Transcendental ajuda a pessoa a usufruir melhor de todas as outras políticas e benefícios da Pris em prol da felicidade, a viver com mais saúde mental e física, e ainda gera mais consciência e capacidade de entender eventuais problemas e possíveis soluções relacionados com seu bem estar. 

Que tal conhecer mais sobre a Pris?

Neste texto você conheceu um pouco de nossa cultura em prol do bem estar de nossa equipe. Se você gostou de nossas políticas e quer saber de mais iniciativas da empresa no Janeiro Branco, entre contato conosco! Venha ser #FelizNaPris também!

Sobre o Autor
Leandro Rangel é sócio da Pris. Mestre em Direito Internacional e graduado em Relações Internacionais pela PUC Minas, possui expertise em comunicação e produção de conteúdo em temas como Remuneração Variável e Incentivos de Curto e Longo Prazo.

Artigos Relacionados

Conceitos relacionados à IA e sua evolução

A Inteligência Artificial é um campo da ciência da computação que tem evoluído rapidamente ao longo do tempo, trazendo consigo...

O que é Cloud Computing e como se manter seguro

Vamos falar sobre Cloud Computing, o que é e como se manter seguro. Mas afinal, o que é a computação...

Redes sociais e compartilhamento de dados

Daremos dicas sobre redes sociais e compartilhamento de dados para proteção que são úteis para todos nós! A primeira dica...

homeenvelopephone-handset