Aqui você encontra todas as nossas publicações


Janeiro Branco: A técnica da Meditação Transcendental

Anualmente o mês de janeiro é dedicado à saúde mental, com o chamado Janeiro Branco. A proposta da campanha é gerar conscientização e promoção da saúde da mente, tendo como máxima a célebre frase “mente sã, corpo são”.

A Pris é um empresa que desde sua fundação se preocupa com o bem estar e a felicidade de seus colaboradores, clientes e parceiros. Para tanto incentivamos uma série de atividades internas, criamos benefícios aos nossos colaboradores e nos associamos a especialistas e estudiosos da saúde.

A primeira e mais importante prática de saúde mental que incentivamos na empresa, e que queremos apresentar durante o janeiro branco, é a da meditação transcedental. Para nos explicar melhor sobre a MT conversamos com Eliana Homenco, professora certificada da técnica.

Entrevista com Eliana Homenco

Pris) Eliana, explique para nós o que é a meditação transcendental.

Eliana) A Meditação Transcendental (MT) é uma técnica mental mecânica simples, fácil e natural. O termo técnica serve para indicar uma tecnologia que permite a experiência do quarto estado de consciência denominado de “repouso em alerta”. Isso significa que nosso corpo experimenta, em alerta mental, um descanso muito profundo. O consumo de oxigênio é reduzido, assim como metabolismo. Estabelece-se então uma extrema coerência entre o padrão das ondas cerebrais, enquanto, estresses profundamente arraigados na fisiologia são dissolvidos.

Pris) Você é a instrutora de MT da Pris, e já educou muitas pessoas na técnica nos últimos anos. Aproveitando a campanha do Janeiro Branco, conte um pouco de sua experiência na empresa.

Eliana) Na Pris encontramos um ambiente onde criatividade, desempenho e qualidade de vida são fundamentais e neste cenário ter uma ferramenta para lidar com o estresse do dia-a-dia, não só faz todo o sentido, é essencial.

É uma questão de amplo consenso de que o estresse no local de trabalho tem alcançado proporções epidêmicas. O problema do estresse tem se tornado tão ruim, que agora ele é a causa número um das licenças médicas de longo prazo, ou seja, mais comum de do que derrame, ataque cardíaco, câncer e problemas de coluna, é o que diz o relatório do Chartered Institute of Personnel and Development (associação profissional de gestão de recursos humanos com mais de 130.000 membros). 

E é por isso que atualmente vemos uma explosão de programas para o “gerenciamento de estresse”. E é neste ponto, eu justifico o porquê de uma técnica simples e natural, mas poderosa como a Meditação Transcendental, figurar no topo da lista das ações implementadas na Pris. Afinal, não se trata de gerenciar estresse sim de possibilitar que a fisiologia o elimine, mas mais que isto, fazer com que a reação perante a ele seja alterada. Como o grande pioneiro na investigação do estresse, Hans Selye, observou, não é o próprio estresse, mas como reagimos a ele que faz toda a diferença, e é esta subjetividade que define o impacto que o estresse tem sobre corpos e mentes. E é isso que vejo na Pris:

1. Ambiente mais proativo e harmônico que está associado ao aumento dos níveis de realização
2. Redução das respostas ao estresse que produz mais clareza, menos reatividade e melhora a tomada de decisão. 
3. Criatividade melhorada, mesmo em momentos de muita atividade.
4. Melhor saúde física
5. Maior harmonia

Pris) Na Pris, por sermos uma empresa de tecnologia e negócios, quase todos precisam estar sempre muito atentos e focados, trabalhando ininterruptamente no computador. Quais são os benefícios esperados para nossos profissionais ao praticar a meditação?

Eliana) Este é uma pergunta muito interessante que merece algumas considerações prévias. O especialista em neuroplasticidade Michael Merzenich diz que, cada vez que nos adaptamos ao uso de novas ferramentas, nosso cérebro se transforma. Ou seja, o uso constante de computadores e nossos hábitos online estão sendo transferidos para os outros aspectos de nossa vida, porque nosso cérebro está sendo  reprogramado constantemente por eles. 

Através desta reprogramação cerebral estamos transformando nossos cérebros cada vez mais em muda tarefa, que nos dá a ilusória sensação da multitarefa. E isto nos faz sentir que estamos produzindo muito, mas sabemos que está não é a realidade. Está comprovado que as pessoas “multitarefa” se distraem mais facilmente com tudo – e geralmente com as coisas mais irrelevantes, lembram-se menos das coisas e têm dificuldade para se concentrar em uma tarefa.

Nicholas Carr, finalista do Pulitzer, diz que a velocidade e bombardeamento de informação constante estão nos tirando o foco, enquanto perdemos nossa capacidade de concentração nos tornamos menos reflexivos. 

Há certos aspectos da mente humana aos quais só temos acesso quando prestamos atenção. Há provas de que a atenção é crucial para a formação de memória, para o pensamento crítico e conceitual e, por isso, essas formas de pensar são extremamente importantes para aproveitar todo o potencial da mente humana.

E é neste ponto que a prática da MT faz toda diferença, a idéia é bem simples: a desconexão momentânea com toda esta tecnologia pode nos permitir reconectar com quem nós realmente somos. 

A experiência do silêncio profundo do nosso ser é uma ruptura nutritiva que revitaliza e energiza a mente e o corpo. A neurociência está descobrindo que a Meditação Transcendental pode realmente redefinir o cérebro e produzir ondas alfa síncronas em todo o cérebro, fazendo com que possamos experimentar coerência cerebral. Assim, após a meditação, com o cérebro funcionando de forma mais coerente. 

Coerência cerebral significa que os padrões de disparo neuronal em diferentes áreas do cérebro se correspondem. Níveis mais altos de coerência cerebral têm sido associados com níveis mais altos de desempenho, capacidade de foco e criatividade.

Pris) Se alguém interessado quiser saber mais sobre MT e sobre seu trabalho, como pode entrar em contato?

Eliana) Para mais informações nossos sites são uma ótima fonte: Silêncio Profundo e Meditação Transcendental. Além, podem entrar em contato pelo WhatsApp (31) 99659.3252, procurando por Eliana Homenco e Uriel Montoya, Professores certificados de Meditação Transcendental.

Campanha do Janeiro Branco

Não deixe de nos acompanhar em nosso blog e nas redes sociais, e saiba mais sobre nossas iniciativas de bem estar através de nossa série de posts sobre o janeiro branco.

Sobre o Autor

Leandro Rangel é analista de marketing da Pris. Mestre em Direito Internacional e graduado em Relações Internacionais pela PUCMinas, possui expertise nas áreas de docência e design instrucional, além de comunicação e inbound marketing. Atua na produção de conteúdo voltado ao marketing em temas como propriedade intelectual, remuneração e incentivos de curto e longo prazo.



Gostaria de um tema específico?

Gosta de escrever?