Janeiro Branco: Aprendendo a Meditação Transcendental

Por Andreza Teixeira
Warning: Undefined variable $post in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32Warning: Attempt to read property "ID" on null in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32 5 minutos de leitura
Meditação Transcendental

Na Pris, o bem-estar e a felicidade dos colaboradores são temas de grande preocupação, a ponto de fazerem parte do propósito da empresa: simplificar processos de negócios e promover ambientes de trabalho felizes. Para isso, desenvolvemos vários projetos e ações internas em prol do bem-estar dos nossos profissionais, e um dos principais é a prática de Meditação Transcendental (MT).

Pensando nisso, aproveitamos o Janeiro Branco, campanha criada para convidar as pessoas a refletir sobre a saúde mental, para apresentar o projeto de MT da Pris.

A PRÁTICA OFICIAL DA Meditação Transcendental NA PRIS

Desde o início da empresa, a Meditação Transcendental não somente é praticada, mas também incentivada. A adoção dessa técnica de meditação ocorreu quando a Pris ainda estava sendo criada, por volta de 2008, e sofreu bastante influência do sócio-fundador, Daniel Eloi. 

Devido aos diversos ganhos psicológicos, fisiológicos, de qualidade de vida, entre outros, a prática foi implementada como benefício aos colaboradores e é fomentada pela Pris através de diversas iniciativas. Três delas são especiais:

  • A Pris apoia os interessados e interessadas custeando parte do curso de aprendizado da técnica. Assim, todo mundo que quiser aprender a meditar consegue realizar o curso, sem ser impedido por questões financeiras.
  • A MT recomenda que todo meditante realize duas sessões de 20 minutos todos os dias. Aqui na empresa, os funcionários e funcionárias podem realizar as sessões durante o horário de trabalho, sem precisar parar o ponto ou algo do tipo!
  • Para facilitar a prática ainda mais, a Pris criou uma sala toda dedicada para a meditação, bastante silenciosa e com instalações e pufes confortáveis, que nossa equipe pode usar sempre que quiser.

Mas, afinal, quais são os ganhos para as pessoas e para a empresa gerados pela prática da Meditação Transcendental?

A MT GERA MUITOS BENEFÍCIOS NO LONGO PRAZO

Meditação Transcendental

A maioria dos colaboradores da Pris praticam a Meditação Transcendental regularmente, tornando a atividade ainda mais frequente no dia a dia da empresa. Esse grande número de meditantes contribui para gerar um ambiente de trabalho melhor e de apoio à técnica da MT, que, segundo eles, apresenta inúmeros benefícios.

Para entender melhor os ganhos dessa prática, conversamos com dois dos meditantes mais antigos da Pris: a Laura Vianna, que medita regularmente há dois anos, e o Henrique Rocha, que fez o curso de MT em 2011 e desde então é um dos principais incentivadores à adoção da prática como benefício na empresa.

Baseado na experiência de ambos os colaboradores com anos de prática, a Meditação Transcendental contribui, principalmente, para a melhora da ansiedade e para a capacidade de lidar com o estresse. Segundo eles, com o passar do tempo, há uma mudança de perspectiva, já que os problemas são vistos com mais tranquilidade e as soluções, mais facilmente encontradas. 

Além disso, o segredo está na regularidade do exercício: “quanto mais regular na meditação, maior a minha estabilidade de humor, (estabilidade) emocional e maior a minha capacidade de lidar com pressão”, afirmou Henrique. De acordo com ele, a longo prazo, os efeitos são potencializados e a produtividade aumenta, à medida que cresce a sua resiliência ao cansaço mental.

MELHORIAS DA PRÁTICA DA Meditação Transcendental NO CURTO PRAZO

Os benefícios da Meditação Transcendental são sentidos, também, por aqueles que a praticam há pouco tempo, como é o caso da Viviane Mota. Meditante há cerca de três meses, ela nunca tinha praticado meditação antes de entrar na Pris e conta que já nota alguns resultados.

De acordo com Viviane, esse pouco tempo de prática da MT ajudou bastante no controle da ansiedade, que foi refletido na melhoria de sua oratória e do foco no trabalho. Além disso, contribuiu principalmente para a criação da consciência da necessidade de atividades como essa, que são importantes para a saúde mental. Segundo ela, “a meditação traz um momento em que você está focada em você mesma e em seus pensamentos, e isso ajuda a saúde mental, já que é um processo de autoconhecimento”. 

SAIBA MAIS SOBRE A Meditação Transcendental

Gostou do que leu? É que na Pris a gente está sempre atento à felicidade de todos, tanto que somos uma das melhores empresas do país para se trabalhar, segundo o GPTW! E a Meditação Transcendental realmente nos ajuda, diariamente, nesse propósito.

Nós recomendamos: entre em contato com a Associação de Meditação Transcendental de Belo Horizonte através da Professora Certificada Eliana Homenco e saiba mais sobre a prática. 

Aproveite, também, para conferir nossas iniciativas em prol do bem-estar da equipe em nossas redes sociais e, caso se interesse em trabalhar com a gente, mande seu currículo!

Sobre o Autor

Artigos Relacionados

Conceitos relacionados à IA e sua evolução

A Inteligência Artificial é um campo da ciência da computação que tem evoluído rapidamente ao longo do tempo, trazendo consigo...

O que é Cloud Computing e como se manter seguro

Vamos falar sobre Cloud Computing, o que é e como se manter seguro. Mas afinal, o que é a computação...

Redes sociais e compartilhamento de dados

Daremos dicas sobre redes sociais e compartilhamento de dados para proteção que são úteis para todos nós! A primeira dica...

homeenvelopephone-handset