Incentivos de Longo Prazo que têm pagamentos baseados em ações são bastante requisitados pelas empresas. Isso porque oferecem diversos atrativos tanto para companhias quanto para pessoas beneficiárias.
Nesta leitura, você poderá saber quais são essas vantagens. Além disso, conhecerá quais são os planos que têm a liquidação baseada em ações e verá como é o funcionamento destes ILPs.
A remuneração baseada em ações é um modelo de compensação em que os colaboradores recebem parte de sua remuneração na forma de ações da empresa em que trabalham.
Essa abordagem tem várias vantagens, tanto para os beneficiários quanto para as empresas. Continue a leitura para conhecer os principais benefícios de adotar esse tipo de plano de ILP.
Oferecer remuneração com pagamentos baseados em ações é um diferencial competitivo na atração e retenção de talentos. Candidatos qualificados podem ser atraídos pela perspectiva de participar do crescimento e sucesso da empresa de maneira direta.
Já com relação ao fator de retenção, os beneficiários têm um interesse financeiro contínuo em permanecer na empresa. Isso porque têm o objetivo de colher os benefícios de suas participações ao longo do tempo.
Ao receber ações da empresa, os colaboradores tornam-se acionistas. Isso alinha os interesses deles aos interesses dos acionistas existentes.
É, também, uma forma de incentivar os funcionários a trabalharem para o sucesso sustentável da empresa. Esse mecanismo de incentivo é possível já que o êxito financeiro está diretamente ligado ao desempenho da empresa no mercado.
A criação deste senso de propriedade e responsabilidade impacta na performance das pessoas colaboradoras. É importante ressaltar que o sucesso da empresa reflete diretamente no sucesso financeiro dos participantes do plano. Portanto, quanto melhores os resultados apresentados, mais perto de alcançar o incentivo estarão.
Incentivos de Longo Prazo com pagamentos baseados em ações são uma forma de compensação que não requer um grande desembolso de caixa imediato.
Isso é especialmente útil para empresas que desejam estimular o reinvestimento no negócio.
Essa característica faz dos planos pagos em ações uma estratégia que equilibra benefícios e desembolso financeiro.
Com o incentivo baseado em ações, as companhias tornam o beneficiário ou beneficiária acionista do negócio. Isso significa que o sucesso da remuneração depende, também, da dedicação deles mesmos.
Além disso, esse reconhecimento pode criar um senso de pertencimento na pessoa colaboradora e gerar uma cultura de propriedade.
A seguir, você vai saber quais são os modelos de plano que são pagos em ações. Você também verá, a título de conhecimento, quais são os ILPs liquidados em dinheiro. E lembre-se, o melhor programa para a sua empresa é aquele que melhor cobre as necessidades da companhia.
O plano de Ações Restritas também é conhecido como RSUs, que significa Restricted Stock Units. Este é um dos modelos de plano de ILP pago em ações.
As outorgas das ações estão condicionadas a uma carência e/ou a metas de performance individuais ou coletivas. Por isso, o plano foi batizado de Ações Restritas — o recebimento do incentivo é condicionado ao cumprimento das condições de vesting.
Nas Ações Restritas, se as condições previstas no contrato de vesting forem alcançadas, os beneficiários recebem a outorga de ações sem precisar pagar nada por elas no resgate.
O plano de Stock Options, também conhecido como Opções de Compra de Ações, é bastante conhecido. A diferença fundamental entre este modelo e o plano de Ações Restritas é que neste são oferecidas opções.
Stock Options consiste no oferecimento, por parte da empresa e por meio de contrato, de um lote de opções a funcionários-chaves da empresa.
Passado o período de vesting, os colaboradores selecionados podem comprar as opções a um preço pré-definido, chamado de strike price, determinado ainda na adesão do plano.
De acordo com as regras do contrato que a empresa propõe, o funcionário ou funcionária terá uma janela de tempo para adquirir os papéis. Esse período delimitado é chamado de prazo de compra, e o colaborador pode exercer suas opções até o final dele.
Caso os papéis não tenham se valorizado e a pessoa beneficiária julgar não ser financeiramente vantajoso exercer as ações, pode abrir mão do benefício. Mas, caso opte por exercer, o ganho se dá na diferença favorável do valor que ele paga pelas ações, que é pré-determinado, e o preço que são comercializadas no momento do exercício.
Para agregar informações relevantes ao seu conhecimento sobre Incentivos de Longo Prazo, vamos citar planos que são liquidados em dinheiro. São os seguintes modelos de ILP:
Ao finalizar esta leitura, você terá conhecimento sobre incentivos com pagamentos baseados em ações. Mostramos quais são as vantagens de ILPs com esta forma de liquidação. Além disso, explicamos o funcionamento das Ações Restritas e das Stock Options, modelos que têm este tipo de pagamento.
A Pris é especialista em Incentivos de Longo Prazo e pode ajudar sua empresa a adotar um ILP com pagamento baseado em ações. Entre em contato conosco para conhecer os produtos e serviços. Não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais para continuar vendo conteúdos como este.
O plano de Phantom Shares é um dos tipos de Incentivo de Longo Prazo mais conhecidos e utilizados. Apesar de...
Há alguns anos atrás, a maior fatia do pacote de remuneração executiva era paga em dinheiro, principalmente na forma de...
Quem está buscando vagas no mercado de trabalho pode estar encontrando uma palavrinha que pode soar desconhecida na parte descritiva...