A busca das empresas por solidez da cultura organizacional proposta, estímulo ao engajamento e motivação da equipe, retenção e atração de talentos e alinhamento dos interesses de sócios e sócias com as aspirações dos funcionários é conhecida e, muitas vezes, declarada como um desafio. Esses também são os objetivos dos Incentivos de Longo Prazo.
A remuneração estratégica tem sido adotada como um auxílio para iniciar e desenvolver os valores anteriormente citados. Neste texto, você vai compreender o que é um plano de ILP e como esse programa pode contribuir para um negócio atingir estes objetivos. Boa leitura!
Os Incentivos de Longo Prazo são um tipo de Remuneração Variável. A outra categoria de RV existente compreende os Incentivos de Curto Prazo.
A diferença básica entre os dois modelos é o tempo para resgate do benefício. Nos ILPs, a remuneração estratégica só pode ser acessada pela pessoa beneficiária após um ano. A depender das regras do plano, caso existam modulações, esse prazo pode ser bem maior, chegando, em alguns casos, a cinco anos.
Já na categoria de ICP, os benefícios podem ser resgatados quando a análise das métricas completa um ano ou até mesmo antes desse período.
O ILP é chamado por algumas pessoas de plano de vesting, embora essa nomenclatura não seja adequada, visto que o vesting é um dos fatores que compõem um programa de Incentivo de Longo Prazo.
São alguns planos de ILP conhecidos:
Apesar de os tipos de plano já serem desenhados, suas regras são adaptáveis às necessidades e objetivos de cada empresa.
Um exemplo disso é o tempo de carência para aderir ao plano, ou seja, quanto tempo a pessoa colaboradora deve permanecer na empresa para ser incluída no programa.
Um outro fator de análise para a participação no ILP que pode variar são as métricas de performance.
Cada vez mais empresas estão implementando Incentivos de Longo Prazo para deixar seus planos de benefícios mais atrativos. A seguir, você vai ver quais são os objetivos desse tipo de remuneração estratégica.
O plano de Incentivo de Longo Prazo não é apenas um bônus para funcionários ou funcionárias que apresentam bons resultados. Esse é um benefício para pessoas que realmente vestem a camisa da empresa, compreendem e aplicam o valor de dono e dona.
Consequentemente, esse reconhecimento mostra a todas as pessoas colaboradoras que a internalização e prática constante da cultura organizacional faz parte do caminho que leva ao crescimento dentro daquela instituição.
Portanto, após um profundo trabalho da gestão de pessoas junto com a comunicação interna, o programa torna-se um estímulo para que se crie uma unidade de colaboração e de busca pela melhor prática dos valores da empresa e por melhores resultados nos times.
Seguindo a ideia anterior, a implementação do ILP mostra que apresentar bons resultados e vivenciar os valores da empresa são dignos de reconhecimento.
Com isso, os elegíveis se tornam ainda mais zelosos com seus papéis e ajudam na motivação das equipes para que os resultados sejam cada vez melhores, visto que esse é um fator que também irá contribuir para que, financeiramente, o benefício seja otimizado.
Um dos maiores retornos que o ILP pode levar a uma empresa se refere à retenção de talentos. Como o benefício é de longo prazo, compreende-se que para o funcionário ou funcionária resgatarem a remuneração, precisam se manter na organização pelo tempo estimado em contrato.
Como os elegíveis para o ILP são pessoas colaboradoras de grande destaque, que praticam e disseminam a cultura organizacional e apresentam uma performance de grande impacto, é prioridade para a empresa conservá-los em suas posições.
Já na atração de novos talentos, oferecer esse tipo de benefício se torna um diferencial em um mercado que pode ser altamente competitivo na busca por perfis específicos, como na área de tecnologia.
Além disso, o oferecimento do ILP é um recado da empresa aos candidatos de que existe valorização profissional e reconhecimento naquela marca empregadora.
Um outro objetivo que pode ser alcançado por meio de um plano de Incentivo de Longo Prazo é o alinhamento de interesses entre sócios e sócias e pessoas beneficiárias do programa.
Isso ocorre, por exemplo, quando a pessoa recebe ações da empresa. Quanto mais as ações se valorizarem, melhor será para acionistas e para os colaboradores que participam do plano.
Portanto, é do interesse de ambas as partes que a empresa apresente o máximo de indicadores positivos possíveis para que seu desempenho na bolsa de valores seja satisfatório.
Os objetivos dos Incentivos de Longo Prazo são comuns às metas de muitas empresas. Se esse tipo de benefício pode ajudar o seu negócio a alcançar essas aspirações, o ideal é buscar uma empresa com experiência para avaliar as necessidades do negócio, a função que o ILP teria na companhia e avaliar qual modelo de plano é mais adequado. Se você quer saber mais sobre como o ILP pode se alinhar aos objetivos da sua empresa, entre em contato conosco! Para ver mais conteúdos como esse, nos siga nas redes sociais, estamos sempre tratando deste tema em nossos canais. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.
Com a reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos e as recentes decisões do governo Lula, o mercado financeiro caminha...
No Pris Exclusive, evento para clientes Pris e BTG Pactual reuniu especialistas e líderes para discutir tendências estratégicas, Daniel Eloi,...
No último trimestre de 2024, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomou uma nova decisão sobre a...