Incentivo de Longo Prazo: 5 passos para adotar essa remuneração

Por Julia Campos
Warning: Undefined variable $post in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32Warning: Attempt to read property "ID" on null in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32 5 minutos de leitura
Incentivo de Longo Prazo

Cada vez mais se fala sobre as vantagens de adotar um Incentivo de Longo Prazo (ILP), mas será que as empresas estão preparadas para implementar um projeto como esse que envolve diferentes áreas de uma organização e diversas pessoas?

Neste artigo, você poderá entender quais são as vantagens dos ILPs que estão atraindo cada vez mais empresas e também vai conferir cinco passos para se organizar antes de implementar essa remuneração. Boa leitura!

Conheça os benefícios de um Incentivo de Longo Prazo

Não é à toa que cada vez mais empresas estão adotando Incentivos de Longo Prazo, essa remuneração executiva oferece diversas vantagens tanto para as pessoas beneficiárias quanto para as empresas.

Cada modelo de ILP tem suas características próprias e fatores mais atrativos, o que vai determinar qual é mais vantajoso são as necessidades e a estratégia da empresa, como veremos adiante.

Algumas da principais vantagens oferecidas, no geral, pelos planos de Incentivo de Longo Prazo são:

Veja 5 passos para adotar um Incentivo de Longo Prazo

Algumas medidas são passos básicos para que o Incentivo de Longo Prazo consiga ser bem implementado e alcançar os melhores resultados possíveis. A seguir, confira cinco desses passos a serem dados ainda no planejamento do projeto.

1. Alinhe necessidades e estratégia da empresa

Muitas pessoas podem primeiro se preocupar com qual modelo de Incentivo de Longo Prazo adotar, mas o primeiro passo do processo de implementação de um incentivo é entender quais são as principais demandas que a remuneração pode ajudar a resolver e qual é a estratégia da empresa no longo prazo.

É necessário levantar, ainda, fatores como:

  • recursos disponíveis para o projeto;
  • equipe que deverá participar da implementação;
  • cálculo do tempo que essas pessoas deverão dedicar ao projeto;
  • plataformas que deverão ser contratadas para suportar a gestão do ILP, comunicar o funcionamento do plano, entre outras necessidades.

Desse modo, após todo esse levantamento, será possível começar a entender qual plano de Incentivo de Longo Prazo faz é mais compatível com o momento da empresa.

2. Defina as metas para o incentivo

Esse é um projeto que deve estar muito bem alinhado de ponta a ponta. Definir as metas que as pessoas devem alcançar para receber o incentivo e também os objetivos organizacionais que a remuneração deve ajudar a concluir é parte fundamental da implementação do projeto.

Para isso, também deve haver um estudo do cenário atual, do ponto que se quer chegar e se tanto as pessoas quanto o ILP serão capazes de superar essa diferença entre o que se tem e o que se deseja em termos de resultado.

3. Envolva diferentes áreas da empresa no projeto

Vários setores da empresa devem estar envolvidos e trabalhando conjuntamente na implementação do Incentivo de Longo Prazo. Essa participação de diversas áreas é importante para balancear as decisões para que nenhum setor seja beneficiado ou prejudicado.

Algumas das áreas que devem estar envolvidas no projeto de implementação do incentivo são:

  • RH/Gestão de Pessoas;
  • financeiro;
  • legal/compliance;
  • comunicação;
  • diretoria.

4. Invista em um plano de comunicação

A comunicação do ILP é uma das partes principais da adoção do incentivo. Isso porque, é nesse momento que a equipe responsável informará as pessoas colaboradoras da existência do plano, como ele funciona, suas regras e quais benefícios elas poderão ter ao atingirem as metas elaboradas.

Como o funcionamento dos Incentivos de Longo Prazo pode ser um pouco complexo, é preciso investir tempo e recursos na comunicação e, de preferência, combinar meios para que todo o processo fique muito claro. Sendo assim, recomendamos uma leitura complementar do nosso e-book específico sobre o assunto.

Esse alinhamento é necessário para que as pessoas colaboradoras entendam a importância do incentivo e o que podem ganhar com ele. Se elas não compreenderem bem as regras, o objetivo final do ILP pode ser prejudicado.

5. Gerencie o Incentivo de Longo Prazo por meio de software

Facilitar a gestão do Incentivo de Longo Prazo também deve estar sob análise antes mesmo da implantação do plano. Isso porque, adotar um software como o que a Pris oferece deixa o processo mais ágil, seguro e transparente, além de permitir que as pessoas beneficiárias também possam consultar o status da sua Remuneração Variável.

Ademais, é mais seguro porque, se gerido por planilhas, pode haver erro humano ou de fórmula, e é mais ágil porque a equipe responsável por alimentar os dados não precisará tomar essa ação de forma manual.

Saiba mais sobre o assunto!

Como você pôde conferir neste artigo, adotar um Incentivo de Longo Prazo exige certo planejamento e estudo do cenário da empresa como um todo. Além disso, é necessário movimentar várias áreas da empresa ainda no processo de implementação para que, no futuro, a remuneração consiga cumprir seu papel da melhor forma.

A Pris é especialista em Incentivo de Longo Prazo e está à sua disposição para tirar dúvidas e também para trocar uma ideia sobre os modelos mais usuais de ILP. Entre em contato conosco, será um prazer ajudar você!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

5 passos para fazer a gestão de remuneração em uma empresa

Realizar uma boa gestão de remuneração é fundamental para o sucesso do plano de Incentivo de Longo Prazo. No entanto,...

Entenda por que é importante fazer a gestão de incentivos

A adoção de um Incentivo de Longo Prazo é um passo muito importante para a empresa. O ILP ajuda a...

Uso de tecnologia no RH: Como funciona um software de gestão de ILP

0O uso de tecnologia no RH é amplo e impacta não só a rotina da área, mas de uma empresa...

homeenvelopephone-handset