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Saiba como implementar o plano de Ações Fantasmas

Por Julia Campos
6 minutos de leitura
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Analisar cada um dos tipos de Incentivo de Longo Prazo é parte fundamental para entender como cada estratégia pode colaborar com a empresa. Neste artigo, você conhecerá como funciona o plano de Ações Fantasmas e verá dicas importantes para a implementação deste plano. Boa leitura!

Como funciona o plano de Ações Fantasmas?

O plano de Ações Fantasmas, também conhecido como Phantom Shares, é uma categoria de Incentivo de Longo Prazo em que o incentivo financeiro é concedido por meio de ações da empresa, mas liquidado em dinheiro. 

Isso significa que, ao ser incluída no programa, a pessoa beneficiária recebe uma outorga com determinada quantidade de ações da empresa. Se cumpridas as condições de vesting, ou seja, requisitos temporais e/ou de performance, o funcionário ou funcionária pode liquidar essas ações e receber o montante em dinheiro.

A empresa concede o direito desta pessoa de receber a quantia equivalente às ações que recebeu em um tempo futuro.

Explicando ainda mais profundamente, a companhia paga o valor da ação no momento do exercício multiplicado pelo número de ações que a pessoa recebeu.

Um exemplo prático

Para que fique claro o funcionamento das Ações Fantasmas, vamos aplicar um exemplo prático. Imagine que um executivo ou executiva recebe uma outorga de 100 ações da empresa.

Passado o período de carência, conhecido como vesting, de, por exemplo, 3 anos, a ação está valendo R$10. Se a pessoa beneficiária optar por exercer as ações neste período, receberá R$1.000, já que a conta feita é 100 ações vezes R$10. 

Caso queira esperar, essa pessoa terá mais um prazo, cuja duração depende das regras do plano, para exercer as ações. Se, neste tempo, as ações se valorizarem, o executivo ou executiva recebe um monte maior. 

Caso o desempenho dos papéis não seja bom e se desvalorizarem, a pessoa terá um ganho menor.

Vantagens e desvantagens

Assim como em outros planos, o de Ações Fantasmas apresenta uma série de vantagens e desvantagens. Um dos principais benefícios é que, por bonificar a pessoa colaboradora em dinheiro, há uma sensação mais clara de valorização profissional.

Uma outra vantagem é que não há diluição do equity da empresa e há uma facilidade na gestão e contabilização do plano.

No entanto, esse tipo de plano é normalmente visto como uma forma convencional de remuneração do ponto de vista tributário e de encargos trabalhistas. 

Por isso, ao se somar o pagamento de impostos e encargos ao pagamento do valor das ações, normalmente há um gasto maior do que o observado em planos liquidados em ações. 

Um outro ponto desfavorável deste tipo de plano é que, como a liquidação é realizada em dinheiro, o executivo ou executiva não se tornam, efetivamente, acionistas da empresa.

Quando esse fator ocorre, a pessoa beneficiária pode manifestar um maior sentimento de pertencimento e comprometimento com a empresa, já que, quanto melhor o desempenho, maior a possibilidade da empresa estar bem cotada no mercado de ações.

Como implementar este ILP?

Assim como na implementação de outras categorias de Incentivos de Longo Prazo, é preciso ter atenção com algumas medidas básicas que irão contribuir para o êxito da estratégia. Confira algumas dicas a seguir.

Se certifique que essa é a categoria mais indicada para a empresa

Como você pôde ver, o plano de Ações Fantasmas apresenta uma série de vantagens e também de condições que podem ser interpretadas como não sendo vantajosas. No entanto, o que vai dizer se esse é o melhor plano para a instituição são as necessidades que um ILP deve sanar neste cenário.

Portanto, é importante realizar esse levantamento do que o incentivo deve acrescentar e corrigir e quais são as condições da empresa com relação ao número de pessoas que podem participar, montante disponível para o investimento, entre outras questões.

Uma equipe especializada no assunto, como a da Pris, pode ajudar a levar mais clareza neste momento de decisão. Com a expertise, fica mais fácil cruzar necessidades e condições com as características do plano.

Envolva diversos setores

É essencial que diversos setores de uma empresa trabalhem de forma assíncrona neste projeto. Essa participação e colaboração geral faz com que as regras do plano estejam equilibradas para todas as áreas.

É importante que estejam participando do desenho do plano setores como:

  • compliance;
  • gestão de pessoas;
  • financeiro/contábil;
  • comunicação;
  • diretoria.

Crie um plano de comunicação eficaz

Este é um dos pontos mais importantes da implementação e que mais necessitam de atenção. O funcionamento e as regras de um plano de ILP podem ser bem complexas e são cheios de termos que a maioria das pessoas não conhece.

Portanto, é preciso traçar um plano de comunicação eficaz para que a explicação desses fatores seja o mais simples possível.

O entendimento das pessoas sobre regras e funcionamento do plano é o que vai gerar a consciência de que o incentivo é uma grande vantagem que a empresa oferece. 

Além disso, é preciso que as pessoas compreendam o processo para que sintam que está ocorrendo a valorização profissional por meio da remuneração estratégica.

Para que o plano de comunicação do ILP seja bem completo, é recomendado que a empresa consiga aliar diversos canais de comunicação, alterne os períodos em que a informação circule e garanta que as pessoas estejam atentas às explicações.  

Utilize um software para gerir o plano

Automatizar a contabilização do plano facilita a rotina de quem tem que lidar com essa função. A equipe tem uma parte do tempo poupado para dedicar a outras demandas.

Um software, como o Pris, ainda garante segurança nos cálculos. Alimentar planilhas manualmente é arriscado por conta de possíveis erros em fórmulas e também falhas humanas.

Além disso, a visualização das pessoas participantes do programa é prática, já que cada uma tem acesso para acompanhar o processo.

Saiba mais sobre o assunto!

Neste artigo, explicamos para você o que é o plano de Ações Fantasmas. Falamos sobre algumas de suas vantagens e desvantagens e também demos um exemplo prático de como essa remuneração estratégica funciona. E, claro, demos algumas dicas de pontos importantes a serem lembrados no momento da implantação do ILP.

Se você ficou interessado ou interessada em saber mais sobre o plano de Ações Fantasmas, entre em contato conosco! Será um prazer para nós conversar sobre o assunto e esclarecer eventuais dúvidas.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

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