A Remuneração Variável (RV) é uma estratégia muito adotada por diversas empresas e tem como objetivo valorizar o negócio, atrair e reter talentos. Mas você sabe o que significa este termo?
Continue a leitura que vamos te explicar com mais detalhes o que é Remuneração Variável, quais são seus tipos, e como implementá-las em sua empresa!
Para acompanhar as demandas do mercado, que está a cada dia mais competitivo, é necessário atualizar-se. Com isso, a Remuneração Variável (RV) é um método que vem sendo adotado pelas empresas a fim de melhorar seu desempenho e se destacar no seu setor. A seguir, entenda o que significa este termo!
A Remuneração Variável (RV) pode ser classificada como uma forma de recompensas pelo desempenho da pessoa colaboradora. Este incentivo é considerado um complemento do salário fixo, e é concedido aos trabalhadores e trabalhadoras quando atingem alguma meta específica, previamente combinada.
O objetivo dessa bonificação é incentivar a boa performance e reconhecer o esforço da equipe e recompensá-la se atingir os objetivos empresariais.
Dentro da Remuneração Variável existem duas categorias principais: os planos de Incentivo de Curto Prazo, e os planos de Incentivo de Longo Prazo. Esses programas têm diferentes modelos de funcionamento, e apresentam características únicas. Entenda melhor a seguir!
Os Incentivos de Curto Prazo (ICP) podem ser classificados como uma maneira de recompensar financeiramente os colaboradores e colaboradoras que entregam resultados acima do esperado. Nos programas de ICP, o incentivo é resgatado em até um ano.
Uma das principais características deste modelo de bonificação é que, para serem recompensados, os funcionários e funcionárias dependem do alcance de metas individuais, coletivas, ou organizacionais.
Alguns exemplos de ICPs conhecidos são:
A segunda categoria da Remuneração Variável são os Incentivos de Longo Prazo (ILP), neste modelo a bonificação é resgatada a partir de um ano, diferente do ICP, em que a pessoa colaboradora tem acesso à recompensa em um ano ou menos.
Dentro do ILP existem dois tipos de outorga , que são as ações ou opções, e dois tipos de liquidação — bens patrimoniais e dinheiro.
São exemplos de ILP:
Para adotar os Incentivos de Longo Prazo em uma empresa, é necessária a colaboração e trabalho de diversos setores, como: profissionais da área de RH, contabilidade, do financeiro, de compliance e dos altos executivos.
Para adotar a Remuneração Variável em uma empresa, é necessário entender quais são as necessidades principais do negócio e qual oferta de plano de incentivos é mais adequado para o sucesso da companhia.
A seguir, falaremos mais detalhadamente sobre os benefícios da Remuneração Variável, e como adotá-la em uma empresa.
Existem diversas vantagens, tanto para os colaboradores e colaboradoras, quanto para os contratantes, de implementar os planos de incentivos em uma empresa. Dentre os benefícios estão:
Para implantar a Remuneração Variável em uma empresa é necessário seguir alguns passos, para se obter bons resultados e ser eficaz, sendo estes:
Neste artigo, você teve acesso à diversas informações sobre a Remuneração Variável, seus tipos, seus benefícios, e como aplicar em sua empresa.
A Pris é especialista em Remuneração Variável e pode ajudar você a entender melhor tanto os planos de ICP quanto os de ILP. Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e saber ainda mais sobre Remuneração Variável!
Há alguns anos atrás, a maior fatia do pacote de remuneração executiva era paga em dinheiro, principalmente na forma de...
Quem está buscando vagas no mercado de trabalho pode estar encontrando uma palavrinha que pode soar desconhecida na parte descritiva...
Empresas de diferentes portes e segmentos estão sempre em busca de estratégias que ajudem a melhorar o bem-estar de forma...