Remuneração na era do RH ágil: vantagens de um software de gestão

Por Julia Campos
6 minutos de leitura
remuneracao-na-era-do-RH-agil-vantagens-de-um-software-de-gestao

A remuneração na era do RH ágil ganha novos contornos e auxílios para extrair os melhores resultados da estratégia. Em um contexto tecnológico que conta cada vez mais com novos avanços, é preciso estar atento para conhecer as tendências. Além disso, deve-se analisar quais delas fazem sentido para a companhia.

Sendo assim, nesse artigo, você saberá como um software de gestão de ILP se torna uma poderosa ferramenta para impulsionar a performance do plano de remuneração utilizado pela empresa. Boa leitura

Como é estruturada a remuneração na era do RH ágil?

A equipe de gestão da remuneração precisa acompanhar de perto todas as etapas do processo. Esse fator é fundamental para que um plano de Incentivo de Longo Prazo apresente sua melhor performance.

Atualmente, com os recursos disponíveis, a remuneração na era do RH ágil ganha métodos de acompanhamento da estratégia que podem otimizar cada um desses passos. É isso que você irá conferir a seguir.

Adoção do Incentivo de Longo Prazo

A decisão de adotar um ILP certamente fará com que a empresa colha bons frutos no futuro. Nessa etapa, é preciso que a companhia levante quais são seus objetivos, limitações e o que espera de um ILP.

Dessa forma, munida com essas informações, é mais fácil entender qual plano é o mais adequado para o perfil do negócio.

Ademais, contar com uma ajuda profissional, como a que a Pris oferece, pode acelerar esse processo e, também, o de desenho e desempenho do plano.

Implementação do ILP

Com o plano desenhado e todas as regras definidas, é hora de implantar o programa de ILP. A seguir, você verá algumas dicas para que essa etapa seja bem-sucedida:

  • envolva diferentes áreas da empresa no projeto;
  • trace os indicadores para medir o sucesso do projeto;
  • faça um plano de comunicação para que as pessoas beneficiárias saibam do que se trata a remuneração e como ela funciona;
  • acompanhe constantemente o andamento do plano.

Acompanhamento da remuneração

Após a implementação da estratégia, é necessário monitorar o programa e coletar dados que contribuam para o desenvolvimento do projeto.

Portanto, recomenda-se a adoção de um software. Com o sistema, é possível facilitar o controle dessas informações, de forma a proporcionar uma melhor visualização tanto para a equipe de coordenação do projeto quanto para os beneficiários.

Desse modo, um sistema de gestão de ILP, como o PRIS, automatiza a coleta e o preenchimento de dados. Ademais, a solução oferece outras funcionalidades extremamente úteis para a equipe de gestão.

Você poderá ver um pouco mais sobre essas e outras vantagens de um software para gestão de ILP a seguir.

Quais são as vantagens de adotar um software de gestão de ILP?

Um dos pilares da remuneração na era do RH ágil é a gestão automatizada. Um sistema de gestão de ILP é sinônimo de mais agilidade, desempenho e segurança. À vista disso, com um acompanhamento feito por software, a empresa pode extrair o melhor desempenho do plano adotado.

A seguir, você vai conhecer as principais vantagens de adotar um software para gestão de ILP como o PRIS. Entenda mais detalhadamente como o sistema pode:

  • otimizar informações e o compartilhamento dos dados;
  • levar agilidade para a equipe de gestão;
  • aumentar a segurança dos dados;
  • viabilizar a gestão de planos complexos.

Otimização de informações e compartilhamento

Um software de gestão de ILP, como o PRIS, oferece aos administradores e beneficiários uma maior visibilidade e compreensão dos planos de remuneração.

Com uma visualização mais clara do plano e suas informações, os administradores podem aprimorar a gestão do incentivo.

Por sua vez, as pessoas beneficiárias passam a entender melhor o funcionamento e as regras do ILP. Além disso, ficam cientes do retorno financeiro potencial. Dessa forma, pode haver reflexos como um aumento no engajamento com o ILP e torna a estratégia mais eficaz.

Ganho de agilidade para a equipe de gestão

A automação da gestão do plano Incentivo de Longo Prazo permite que as equipes de RH, RI, contabilidade e outros setores se concentrem em atividades mais estratégicas e analíticas.

Por isso as pessoas envolvidas com a gestão do ILP ganham mais agilidade.

Ademais, com as facilidades oferecidas pelo software, as equipes ganham mais tempo para lidar com demandas que exigem maior dedicação. 

Logo, pode resultar na necessidade de menos pessoas na equipe e, consequentemente, na redução de custos para a empresa.

Aumento na segurança de dados

O tratamento de dados sensíveis em planilhas exige atenção extra ao calcular pagamentos. Com um software de gestão de ILP, como o PRIS, esse processo se torna automático. Por consequência, mitiga a possibilidade de erros humanos ou de fórmulas.

Além disso, os dados dos beneficiários são protegidos, de forma a garantir a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Viabilização da gestão de planos complexos

Os Incentivos de Longo Prazo são bastante flexíveis e podem se tornar complexos ao atender necessidades específicas de uma empresa, como a inclusão da cláusula de matching no plano.

Por isso, um software é a opção de gestão mais indicada. Seja para empresas que implementam planos de incentivo altamente personalizados ou complexos, ou, ainda, com muitas pessoas beneficiárias.

Dessa maneira, é possível acompanhar todas as nuances e regulamentos de forma simplificada.

Saiba mais sobre o assunto!

Ao realizar esta leitura, você pôde conhecer melhor a estrutura de uma remuneração na era do RH ágil. Além disso, você viu como um software de gestão de ILP, como o PRIS, se torna um grande aliado para a estratégia. Ademais, viu algumas das principais vantagens que um sistema como esse oferece para uma empresa.

A Pris é especialista em Incentivos de Longo Prazo e pode auxiliar seu negócio na gestão de ILP. Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar sua empresa. Siga nossos perfis nas redes sociais para acompanhar nossos conteúdos.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

5 passos para a escolha do modelo de incentivo ideal

A decisão de adotar um plano de Incentivo de Longo Prazo é um passo muito importante para uma empresa. A...

Entenda por que startups estão adotando o plano de Stock Options

Quando se fala em startup, pensamos em uma empresa com processos ágeis, que busca inovação e oferece novas soluções para...

Conheça estratégias e práticas de ILP para sócios-administradores

Sócios-administradores são figuras decisivas para a saúde e sucesso de uma empresa. Um plano de Incentivo de Longo Prazo pode...

homeenvelopephone-handset