Portal do cliente

Plano de incentivos: veja quais são as categorias mais conhecidas

Por Julia Campos
6 minutos de leitura

Um plano de incentivos pode ser um ótimo recurso para quem busca aumentar o senso de valorização profissional em uma empresa, bem como a motivação da equipe. A otimização da atração e retenção de talentos também é uma vantagem deste tipo de incentivo que se destaca.

Nesta leitura, você vai entender o que é um plano de incentivos, quais são suas categorias e como elas funcionam e, claro, vai entender detalhadamente as vantagens citadas no parágrafo anterior.

O que é um plano de incentivos?

Plano de incentivo é um sinônimo para Remuneração Variável. Esta é uma categoria de incentivo financeiro que se diferencia da remuneração fixa, que é composta por salário e outros benefícios previstos em lei, como:

  • vale-transporte;
  • vale-alimentação ou refeição;
  • plano de saúde;
  • adicional noturno e de insalubridade, quando for o caso.

O plano de incentivo, ou RV, é um benefício ligado a metas de desempenho e, em alguns casos, ao tempo de permanência da pessoa colaboradora na empresa.

Como o acesso ao incentivo está condicionado ao contrato de vesting, que prevê as metas e a carência, essa é uma remuneração que pode não ser recebida por todas as pessoas colaboradoras. Portanto, se torna uma remuneração variável, como seu próprio nome diz.

Os planos de incentivo podem ser de curto ou longo prazo, como veremos adiante, e suas regras de vesting são flexíveis, podem ser definidas pela própria empresa.

Cada plano funciona de uma maneira, há propostas diferentes, bem como as metas de desempenho, que podem ser individuais, por equipe, organizacionais, ou, ainda, uma combinação delas.

Quais são as categorias mais conhecidas?

Existem dois tipos de categoria de incentivo, os de Curto Prazo e os de Longo Prazo. A seguir, você vai entender como funciona cada uma dessas Remunerações Variáveis e quais são os planos mais conhecidos.

Incentivos de Curto Prazo

Os Incentivos de Curto Prazo, conhecidos como ICP, são aqueles que podem ser resgatados pelo funcionário ou funcionária em até um ano. 

Geralmente, para receber esta remuneração, as pessoas colaboradoras devem alcançar metas previamente definidas. Como dissemos anteriormente, essa condição pode ser individual, por equipe e, ainda, organizacional.

Esta remuneração é constantemente ofertada, principalmente por grandes empresas, para tornar o pacote de benefícios mais robusto e interessante.

São modelos de plano de Incentivo de Curto Prazo bem conhecidos:

Incentivos de Longo Prazo

Os Incentivos de Longo Prazo, chamados também de ILP, como seu nome bem sugere, só são disponibilizados para as pessoas colaboradoras após, no mínimo, um ano. Em várias situações, o prazo de carência é ainda maior. Condições de performance também podem estar previstas no contrato de vesting.

Esta é uma remuneração proposta para reter pessoas-chave na empresa de forma estratégica. Além disso, seus modelos que envolvem outorga de opções e ações são ideais para alinhar os interesses de acionistas e pessoas executivas.

São modelos de planos de ILP bastante utilizados:

Por que adotar um plano de incentivos?

A adoção da Remuneração Variável é benéfica não só para as pessoas colaboradoras. O investimento em um plano de incentivos também traz retornos positivos para a empresa. Entenda melhor a seguir.

Estímulo e reconhecimento profissional

Um plano de Remuneração Variável busca reconhecer o bom trabalho da pessoa colaboradora. Portanto, ao receber o incentivo financeiro, há o sentimento de valorização profissional.

O funcionário ou funcionária compreende que o esforço dedicado ao trabalho está sendo observado e premiado, o que acaba se tornando também um estímulo para que os objetivos traçados sejam alcançados.

Melhora na produtividade

Ao se sentirem valorizadas, as pessoas colaboradoras podem se engajar mais não só no trabalho rotineiro, mas também em outras ações e atividades da empresa.

O engajamento e a motivação atuam diretamente na produtividade. As metas colocadas para o acesso ao incentivo também funcionam como fator motivador para o aumento da produtividade.

Atração e retenção de talentos

Determinados perfis de pessoas executivas são muito disputados no mercado de trabalho. Portanto, para se diferenciar das demais propostas, inclusive de concorrentes, e formar uma equipe competitiva, uma estratégia é oferecer a Remuneração Variável.

A atração de talentos não vai acontecer apenas por este fator, mas, se oferecido juntamente com outros benefícios, não apenas financeiros, a proposta se torna atrativa.

A retenção de talentos, bem como a diminuição da taxa de turnover, também passa por essa mesma lógica de oferecer um pacote de benefícios interessante e que se diferencie do que o mercado oferece.

Além disso, para manter as pessoas em seus postos de trabalho, os outros fatores desenvolvidos pelo ICP e ILP, anteriormente citados, como a valorização profissional, contam muito, já que o aspecto financeiro não é o suficiente para manter a maior parte das pessoas em uma empresa.

O vesting, presente no ILP, também se torna um ponto crucial para a retenção de talentos, já que, se a pessoa colaboradora sair da empresa antes do período mínimo de carência, perde o direito a usufruir do incentivo.

Saiba mais sobre o assunto!

Nesta leitura, você viu o que é um plano de incentivos. Entendeu que se trata de um sinônimo para Remuneração Variável e ainda viu quais são suas categorias — Os Incentivos de Longo e Curto Prazo. Concluindo o texto, você pôde conferir alguns dos benefícios em adotar um plano de incentivos.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre o tema, entre em contato com a gente! Também siga nossas redes sociais, sempre postamos novos conteúdos. Você nos acha no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Tendências do mercado financeiro para 2025

Com a reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos e as recentes decisões do governo Lula, o mercado financeiro caminha...

O contexto atual dos programas de Incentivo de Longo Prazo no Brasil: riscos e oportunidades

No Pris Exclusive, evento para clientes Pris e BTG Pactual reuniu especialistas e líderes para discutir tendências estratégicas, Daniel Eloi,...

Decisão do STJ sobre Stock Options: os impactos do tema 1.226

No último trimestre de 2024, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomou uma nova decisão sobre a...

homeenvelopephone-handset