Portal do cliente

O que significa Stock Options no pacote de remuneração?

Por Julia Campos
5 minutos de leitura
pris-O-que-significa-Stock-Options-no-pacote-de-remuneracao

Quem está buscando vagas no mercado de trabalho pode estar encontrando uma palavrinha que pode soar desconhecida na parte descritiva do pacote de remuneração — Stock Options. Não é raro que empresas, principalmente startups, ofereçam esse programa como forma de atrair novos profissionais.

Mas você sabe o que são as Stock Options? Neste artigo, você poderá entender o que isso significa e porque essa é uma vantagem que empresas estão utilizando estrategicamente para atrair os perfis mais desejáveis para seus quadros de pessoas colaboradoras. Boa leitura!

O que é um Incentivo de Longo Prazo?

Antes de você entender o que é Stock Option e porque elas são uma vantagem para a pessoa colaboradora, é preciso saber que esse é um tipo de plano de Incentivo de Longo Prazo, também conhecido como ILP.

Esse é um tipo de Remuneração Variável, ou seja, não é fixa como o salário e outros benefícios previstos por lei. Esses incentivos são concedidos mediante cláusulas em um contrato de vesting.

O documento contém as condições para o alcance da remuneração, que podem ser duas — a condição temporal, na qual a pessoa beneficiária precisa permanecer, no mínimo, um ano na empresa. O contrato apontará esse período, já que ele varia de organização para organização.

E, ainda, podem existir regras de performance. Neste caso, as pessoas colaboradoras precisam atingir metas estipuladas pelo contrato de vesting para ter acesso ao incentivo financeiro.

Além das Stock Options, que atualmente são o modelo mais conhecido e utilizado no Brasil, existem outros planos de ILP, como:

  • Ações Restritas;
  • Bônus Diferido;
  • Ações Fantasmas;
  • Opções Fantasmas.

Como as Stock Options funcionam?

Esse plano de ILP consiste no oferecimento de um lote de ações da empresa à pessoa colaboradora. Ao aceitar a participação no programa, o beneficiário ou beneficiária passa por um período de carência pré-determinado para estar apto à compra das ações.

Passado esse período, a pessoa já pode comprar os papéis, praticados, geralmente, com um preço mais baixo do que o oferecido na bolsa de valores e definidos na assinatura do vesting, que é chamado de strike price.

Há um tempo limite para realizar a compra das ações, o prazo de compra. Até o fim desse período, a pessoa colaboradora pode exercer o benefício quando encontrar uma boa janela de oportunidade, ou seja, quando as ações estiverem valorizadas, já que o ganho se dá pela diferença entre o que se pagou no strike price e o preço praticado no mercado.

Por que esse é um diferencial do pacote de remuneração?

Não é à toa que mais empresas têm oferecido esse tipo de incentivo em seus pacotes de remuneração. A seguir, daremos foco nos benefícios direcionados para as pessoas candidatas, mas também há diversos benefícios para a empresa.

Incentivo financeiro

Como explicamos anteriormente, as Stock Options são uma forma de incentivo financeiro de longo prazo. Isso significa que, ao se manter na empresa pelo tempo que o contrato de vesting aponta, a pessoa beneficiária receberá uma determinada quantidade de ações da organização.

No melhor dos cenários, com as ações se valorizando, a chance de a pessoa receber uma quantia relevante com a venda dos papéis é alta. Sendo assim, o plano de ILP, ao ser bem explicado, se torna um grande atrativo para as pessoas candidatas.

Valorização profissional

O Incentivo de Longo Prazo é, além de um incentivo financeiro, uma forma de valorização profissional. A pessoa beneficiária entende que, ao cumprir os requisitos para receber as opções de compra de ações, cumpriu com fatores primordiais para a empresa e é recompensada por isso.

Se sentir valorizado ou valorizada é um princípio básico para que as pessoas gostem de seus trabalhos e estejam engajadas com a cultura da empresa. Portanto, essa é uma forma de investimento dos colaboradores e colaboradoras.

Oportunidade de sociedade

Um dos maiores atrativos do plano de Stock Options para as pessoas beneficiárias é a possibilidade de se tornar sócio ou sócia da empresa ao exercer as opções. 

Isso significa que a pessoa terá direito a uma parte do equity da empresa e, em determinados casos, também terá direito a decidir os rumos da organização junto com outros acionistas. 

Esse é um grande passo para colaboradores e colaboradoras que se dedicam à empresa, vestem a camisa e acreditam no potencial que aquela organização tem.

Saiba mais sobre o assunto!

Neste artigo, nós te explicamos o que significa o termo “Stock Options” que muitas empresas colocam no pacote de remuneração quando anunciam uma vaga de trabalho. Além disso, você pôde entender quais são os benefícios que esse plano de Incentivo de Longo Prazo pode oferecer.

A Pris é especialista em ILP e pode te ajudar a entender mais sobre o assunto, basta entrar em contato com a gente. Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para acompanhar conteúdos como esse! Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube. Acompanhe também a Carreira Muller, especialista em consultorias para elaboração de planos de cargos e salários, trilhas de carreira e descrições de cargos.

baixe-gratis-ebook-Remuneração-Variável

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Tendências do mercado financeiro para 2025

Com a reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos e as recentes decisões do governo Lula, o mercado financeiro caminha...

O contexto atual dos programas de Incentivo de Longo Prazo no Brasil: riscos e oportunidades

No Pris Exclusive, evento para clientes Pris e BTG Pactual reuniu especialistas e líderes para discutir tendências estratégicas, Daniel Eloi,...

Decisão do STJ sobre Stock Options: os impactos do tema 1.226

No último trimestre de 2024, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomou uma nova decisão sobre a...

homeenvelopephone-handset