Veja 3 dicas de gestão de ILP para evitar auditoria

Por Julia Campos
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Um evento que pode ser temido pelas empresas e muda o rumo dos processos é a auditoria. De forma geral, as companhias evitam passar por auditorias por uma série de fatores. Neste artigo, você entenderá quais são eles. Além disso, você verá como algumas dicas de gestão de ILP podem contribuir para evitar tal situação. Boa leitura!

Entenda por que é interessante evitar auditorias

De forma geral, as auditorias podem comprometer as operações de uma empresa e podem significar um gasto inesperado. Por isso, é interessante evitá-las, não apenas quando estão ligadas aos Incentivos de Longo Prazo.

A seguir, você poderá entender melhor os motivos pelos quais é importante evitar que uma auditoria, seja ela interna ou externa, ocorra na companhia.

Custo da operação e recursos dispensados

A realização de auditorias demanda recursos significativos. Tanto financeiros quanto de capital intelectual. As empresas podem optar por evitar auditorias para economizar dinheiro e tempo. Especialmente se estiverem enfrentando dificuldades financeiras ou pressão para melhorar seus resultados periódicos.

Gasto de tempo e interrupções de projetos

Como dissemos anteriormente, as auditorias tomam tempo das pessoas. Com isso, a operação pode interromper projetos variados. O que pode causar prejuízo financeiro para a companhia.

Além disso, uma auditoria exige que os colaboradores dediquem mais tempo e esforço para fornecer documentação e responder perguntas dos auditores. Algumas empresas preferem evitar essas interrupções para manter a eficiência operacional.

Sanções e penalidades

Caso as auditorias identifiquem violações de regulamentos ou leis, a empresa pode enfrentar diversas penalidades. Sanções financeiras, penalidades legais ou até mesmo ações judiciais. Evitar auditorias pode ser visto como uma maneira de evitar essas consequências adversas.

Veja 3 dicas de gestão de ILP para evitar auditorias

A seguir, você poderá conferir três dicas valiosas para aplicar na gestão de ILP da sua empresa a fim de evitar pontos de auditoria. 

Coloque estas orientações em prática e veja as chances de uma operação como esta acontecer. Desse modo, sua empresa evita as consequências citadas anteriormente.

1 - Evite a utilização de planilhas

A gestão de ILP por planilha é uma prática ainda comum nas empresas. Isso ocorre pois muitos profissionais se sentem familiarizados com o uso dessas ferramentas. No entanto, é fundamental entender que essa abordagem apresenta desafios significativos que podem comprometer a eficácia e transparência do plano. 

São problemas que a gestão de ILP por planilhas podem causar:

  • escalabilidade das planilhas — conforme o plano fica mais complexo e ganha mais beneficiários, mais difícil é nutrir a planilha com dados de forma correta;
  • falta de controle das versões — conforme o documento circula, ocorrem alterações diversas. Como cada pessoa faz modificações, é impossível detectar qual é a versão mais atual ou correta;
  • complexidade dos documentos — planilhas complexas são difíceis de entender, principalmente se há rotatividade na equipe;
  • possibilidade de erro humano — a entrada manual de dados em planilhas expõe o plano a erros frequentes, que podem passar despercebidos sem um sistema de alerta;
  • limitação da visualização do ILP pelos beneficiários — planilhas não proporcionam uma visualização clara das regras do plano e das expectativas de ganho;
  • falta de segurança dos dados — dados dos beneficiários ficam mais expostos, contrariando o que rege a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

2 - Invista em um software de gestão de ILP

Automatizar a gestão do ILP pode fazer com que a empresa poupe tempo, recursos e horas de trabalho da equipe que conduz o processo. Além disso, a gestão ganha em termos de segurança e transparência.

Ao gerir o ILP por meio de um software, como o que a Pris oferece, a organização não precisa mais alimentar planilhas. Com isso, deixam de correr o risco de sofrer com um dos fatores que listamos no tópico anterior.

Um software como o Pris também possibilita que pessoas beneficiárias tenham acesso a detalhes de informações sobre o status de suas participações no programa.  Portanto, não precisam acionar a equipe de gestão para tal.

Além disso, a solução facilita a visualização e comunicação com os beneficiários e estimula a motivação por meio dos resultados.

3 - Revise sempre os objetivos do ILP

É necessário revisar as estimativas envolvidas nos programas de incentivo de tempos em tempos. Esta ação serve para garantir que as metas do ILP estejam alinhadas à melhor expectativa da empresa e com as condições de mercado. 

Caso haja um desalinhamento, a remuneração estratégica não alcança os objetivos da empresa e pode ser considerado um mau investimento. 

Por isso, os gestores do plano devem estar sempre seguros de que os objetivos do ILP e da empresa caminhem juntos. Uma gestão de ILP funcional facilita este alinhamento.

Saiba mais sobre o assunto!

Após a conclusão da leitura deste artigo, você já entende os motivos pelos quais as empresas evitam as auditorias. Além disso, passou a conhecer três dicas de gestão de ILP para evitar que este processo afete os Incentivos de Longo Prazo da companhia.

A Pris é especialista em ILP e pode ajudar sua empresa a evitar pontos de auditoria. Entre em contato conosco e conheça nossos produtos e serviços. Não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais para conferir outros conteúdos como este.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

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