A rotatividade nas empresas pode ser um grande problema se essa métrica está alta e causando prejuízos à performance da equipe. Este é um fator avaliado por investidores, pelo mercado e pelas próprias pessoas colaboradoras e candidatas. Neste artigo, vamos falar sobre turnover o que é e como controlar essa taxa para que ela esteja dentro dos parâmetros.
Continue a leitura para entender como o turnover pode afetar as organizações e veja sugestões de ações para manter a rotatividade sob controle!
Na tradução do inglês para o português, turnover quer dizer “virada” , ou, ainda, “renovação”. No contexto da gestão de pessoas do mercado brasileiro, o termo rotatividade é o que melhor define o significado dessa palavra.
Existem diversos indicadores envolvidos na taxa de turnover, como a saída e entrada de novas pessoas colaboradoras. No entanto, não só as admissões e demissões que influenciam nessa taxa. Podemos citar, ainda:
Existem diferentes categorias da natureza do turnover, o que também precisa ser observado para buscar estratégias para controlar a taxa, entenderemos melhor esse fator a seguir.
O turnover voluntário ocorre quando a pessoa colaboradora se desliga da empresa por decisão própria, seja qual for sua motivação.
Esse tipo de rotatividade pode alcançar números consideráveis principalmente entre executivos. É preciso avaliar se é um problema de gestão ou de estratégia para retenção de pessoas.
Ainda dentro da categoria de turnover voluntário, listamos mais dois subtipos:
O turnover involuntário ocorre quando a empresa decide desligar a pessoa colaboradora, o que gera uma série de encargos trabalhistas.
Essa postura também pode ter uma natureza diversa, desde problemas de gestão, passando por dificuldades financeiras e chegando à falta de fit cultural e desempenho insatisfatório da pessoa colaboradora.
Já citamos alguns fatores que podem ocasionar o turnover, seja ele voluntário ou involuntário, mas a lista de razões possíveis que levam ao desligamento é extensa. Podemos apontar, ainda:
Um desligamento, seja ele voluntário ou involuntário, pode gerar dificuldades para a empresa. No caso do último citado, existem os encargos trabalhistas, como já explicamos anteriormente. Mas para ambos os casos, podemos destacar outros aspectos negativos que vão além das despesas financeiras:
A seguir, daremos algumas sugestões de ações que podem ajudar a controlar a taxa de turnover em uma empresa. Continue a leitura para entender como essas estratégias funcionam.
Os incentivos financeiros são, sim, parte muito importante para que a retenção estratégica de talentos seja bem sucedida. Portanto, investir em uma cesta de benefícios competitiva é essencial, e a Remuneração Variável pode fazer com que, financeiramente, se manter na empresa seja bem interessante.
Dentro da RV existem duas categorias de benefícios — os Incentivos de Curto Prazo, conhecidos como ICP, e os Incentivos de Longo Prazo, também chamados de ILP.
A diferença entre eles é o tempo de resgate. Os ICPs são acessíveis em até um ano, enquanto os ILPs só chegam à pessoa beneficiária após um ano.
São categorias de ICP:
Já no ILP, podemos citar modelos de planos como:
Ambas as categorias são excelentes estratégias para estimular a retenção de talentos, já que visam a valorização profissional das pessoas colaboradoras.
É interessante que se levante quais são os objetivos da empresa para avaliar qual ou quais modelos são os mais adequados para atender as necessidades observadas.
O processo seletivo é um instrumento para filtrar candidatos que se encaixem na vaga tanto de forma técnica, quanto comportamental. Para que a etapa de seleção seja bem-sucedida, é preciso colocar a cultura organizacional como agente norteador das ações.
Portanto, proponha etapas do processo que sejam pautadas na avaliação do fit cultural, dessa forma, a chance de selecionar candidatos que se identifiquem com a forma de vivenciar o dia a dia na empresa aumenta.
Todo profissional busca se desenvolver e sentir que está progredindo no âmbito profissional. Portanto, se a empresa ainda não tem um plano de carreira, é interessante que desenvolva esse projeto, buscando pelo modelo que seja mais compatível com a cultura organizacional.
Se a empresa já conta com essa ferramenta, avalie se o modelo é o mais adequado, se as pessoas colaboradoras conhecem seu funcionamento e se há alguma atualização que possa ser feita.
Assim como a falta de reconhecimento, a falta de um posicionamento da empresa sobre como enxerga o trabalho de uma pessoa colaboradora também pode ser desmotivador.
Por isso, é necessário que exista uma cultura de feedbacks.
Por meio dessa ferramenta, é possível incentivar o funcionário ou funcionária a continuar com o bom trabalho e também indicar quais são os pontos de mudança necessários para que a pessoa esteja totalmente alinhada com o que é esperado dela.
Este também é o momento em que essa pessoa colaboradora pode dizer o que mais gosta na empresa, reforçando pontos positivos e também indicar o que seria passível de melhoria, fazendo, dessa forma, com que se sinta ouvida e motivada.
Nesta leitura, abordamos o turnover: o que é, alguns dos fatores que podem deixar a taxa fora de seu patamar ideal e algumas dicas de ações que colaboram para manter essa métrica satisfatória. Entre as estratégias de retenção, citamos a Remuneração Variável e suas categorias, o ICP e o ILP, nossa especialidade.
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