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Veja como performance e matching podem ser incluídas nos tipos de ILP

Por Julia Campos
6 minutos de leitura
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A cláusula de matching e as condições de performance podem ser muito benéficas e fortalecer determinados objetivos dos tipos de ILP mais praticados no mercado atualmente. Esses fatores podem ser muito interessantes para as companhias, a depender de suas maiores necessidades.

Neste artigo, você entenderá melhor o que é a cláusula de matching, como funcionam os planos de ILP baseados em performance e, é claro, verá quais são as metas que se tornam mais alcançáveis diante do uso desses recursos. Boa leitura!

O que é a cláusula de matching?

O matching é uma forma de contrapartida da pessoa beneficiária em função do plano de Incentivo de Longo Prazo que a empresa oferece. A cláusula é aplicável a todos os tipos de ILP.

A partir desse investimento feito pelo beneficiário ou beneficiária, ocorre a outorga dos ativos de ILP atrelados a um múltiplo de matching.

Isso quer dizer que, para cada ação adquirida ou para cada unidade monetária investida pelo colaborador, a empresa outorgará um determinado número de ativos do incentivo em questão.

Vejamos um exemplo — a companhia definiu que utilizaria  um matching de 2 para 1 em seu plano de Ações Restritas. Ou seja, a empresa outorgará duas unidades de ativo deste ILP para cada ação adquirida pelo beneficiário no mercado.

O múltiplo de matching pode variar de acordo com:

  • o tipo de ILP — ações ou opções;
  • nível hierárquico da pessoa beneficiária;
  • valor investido pela pessoa beneficiária.

Há duas formas de a pessoa beneficiária realizar essa contrapartida — comprando ações, diretamente da empresa ou do mercado acionário, ou fazer um investimento em dinheiro, que pode, muitas vezes, ser parte do bônus recebido.

Como funcionam os planos baseados em performance?

Os tipos de ILP baseados em performance seguem os mesmos moldes dos planos tradicionais, ou seja, podem ser baseados em ações, sendo chamado de Performance Shares, ou opções, conhecido como Performance Stock Options. 

A diferença entre esses modelos de planos está justamente na inclusão de uma condição adicional de carência (vesting), que vai além da condição comum de tempo de permanência na companhia, baseada em indicadores de performance.

De maneira geral, podemos definir um plano de Performance Shares/Options como um Incentivo de Longo Prazo baseado em ações, no qual o número de ações ou opções a serem concedidos é uma função quase linear de um resultado de desempenho durante um período de tempo fixo.

Os indicadores de performance utilizados podem ser dos mais variados tipos. Os mais comumente encontrados no mercado são:

  • TSR (Total Shareholder Return);
  • Lucro por Ação (Earnings per Share - EPS);
  • Lucro antes de juros e impostos (Earnings Before Interest and Taxes - EBIT);
  • Retorno sobre o capital investido (return on invested capital - ROIC);
  • Medidas de fluxo de caixa.

Como matching e performance são utilizadas nos tipos de ILP?

A cláusula de matching e os planos baseados em performance são potencializadores para o alcance de determinados objetivos de uma companhia. Ao optar pela adoção destes recursos, a empresa poderá ver resultados mais expressivos nos fatores que listaremos a seguir.

Retenção de talentos

Planos de ILP baseados em performance e/ou com cláusula de matching geralmente têm janelas mais extensas para aquisição ou vencimento dos ativos (ações ou opções). 

Isso significa que a pessoa beneficiária, em um plano de longo prazo, estará mais comprometida com seu desempenho, além de zelar pela boa performance de seus colegas por um maior período de tempo.

Além disso, tende a aumentar, também, o compromisso com a empresa, ou seja, a pessoa beneficiária deve tomar decisões que sejam favoráveis à companhia. Diante de todos esses fatores, a retenção de talentos-chave acontece por um período maior.

Redução de riscos

Como a cláusula de matching demanda uma contrapartida financeira da pessoa colaboradora e os planos de performance dependem do desempenho do beneficiário para haver a compensação do incentivo, há uma redução de riscos ligados ao ILP.

Isso significa que os interesses da empresa estarão protegidos e também evita que recompensas excessivas sejam pagas em caso de uma performance não satisfatória. 

Ademais, a cláusula de matching ajuda a manter a liquidez da empresa, pois pode ser uma forma de trazer de volta à companhia parte do valor pago como Incentivo de Curto Prazo ou remuneração fixa.

Alinhamento de interesses

Tanto os planos de ILP baseados em performance quanto os que passam pelo acréscimo da cláusula de matching recebem o importante reforço de alinhamento de interesses entre pessoas beneficiárias e acionistas da empresa.

Isso ocorre porque, diante da necessidade de realizar um investimento por contra própria, no caso do matching, e de alcançar uma produtividade relevante, no caso da performance, os colaboradores buscam sempre o melhor resultado para a companhia.

Ou seja, quanto melhor forem os resultados da empresa, melhor será o retorno do plano de ILP que a pessoa participa. 

Para o acionista, vale o mesmo interesse que a empresa alcance os melhores indicadores para que suas ações estejam mais valorizadas.

Saiba mais sobre o assunto!

Após realizar a leitura deste artigo, você entendeu como a cláusula de matching e as condições de performance influenciam os tipos de ILP. Explicamos o que é a cláusula de matching e como funcionam os planos de Incentivo de Longo Prazo baseados em Performance. 

Além disso, você pode ver como determinados objetivos podem ser mais facilmente alcançados por meio dessas duas estratégias que são fortes tendências dos Incentivos de Longo Prazo.

A Pris é especialista nos mais diversos tipos de ILP e pode ajudar sua companhia a entender se matching e condições de performance fazem sentido para o seu negócio. Entre em contato conosco para saber mais sobre o assunto!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

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