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Entenda como fazer e gerenciar uma cap table

Por Julia Campos
6 minutos de leitura
cap-table

Fundar uma startup demanda uma grande organização para que os fundadores não se percam em meio a tantos processos que se desenvolvem ao mesmo tempo. Entre os trâmites, é preciso criar e gerenciar uma cap table para o negócio.

Neste artigo, você conhecerá a importância da cap table de uma startup, verá dicas de como iniciar o documento e ainda entenderá como gerenciar a ferramenta após a implementação. Boa leitura!

O que é cap table?

Cap table é a redução do termo capitalization table. Na tradução literal do inglês para o português, significa tabela de capitalização. No entanto, o mais adequado seria quadro societário.

Isso porque a cap table nada mais é do que uma tabela na qual constam todos os sócios-fundadores, investidores e outros acionistas da empresa, bem como suas quotas no negócio e os atos societários. Além disso, estão na cap table:

  • memorandos entre fundadores;
  • planos de Incentivos de Longo Prazo;
  • fontes de possíveis investimentos futuros;
  • situações hipotéticas, como venda do negócio;
  • valuation da empresa, entre outros dados.

A capitalization table não é uma ferramenta exclusiva para startups, pode ser utilizada por qualquer negócio. No entanto, as startups geralmente passam por muitas rodadas de investimento, o que ratifica a necessidade do uso do documento.

Como iniciar o documento?

É aconselhável que todo negócio reúna esse tipo de informação antes mesmo de providenciar outras documentações necessárias para o início do negócio. A seguir, você verá como fazer sua cap table.

Crie o documento desde o início 

Conforme dissemos anteriormente, é importante que a cap table seja feita desde o começo do negócio. O quadro societário pode ser muito simples no início da empresa, mas conforme as rodadas de investimento forem acontecendo, novos sócios chegarem e mais pessoas fizerem parte dos planos de Incentivos de Longo Prazo, mais difícil será para reunir e apurar os dados do equity de maneira correta.

Portanto, dedique-se à construção desse documento mesmo que o número de sócios seja pequeno ou que ainda não haja contrato de vesting e demais informações que competem à cap table.

Inclua todas as informações necessárias

Assim como fazer uma capitalization table desde o início é necessário, incluir todas as informações possíveis nesse documento também se faz essencial.

A falta de um dado pode se refletir no futuro em um erro de cálculo contábil e, até mesmo, em uma multa ou um impedimento para receber um aporte ou efetuar a venda da empresa.

Consulte profissionais capacitados

Para reunir todos os dados necessários e iniciar a cap table de forma correta, é aconselhável que os fundadores busquem os serviços especializados de um advogado, de um contador e, até mesmo de um administrador, se necessário.

Dessa forma, o direcionamento dado pelos profissionais assegura a autenticidade do documento e há garantia de que não constará erro na fundação da cap table.

Como gerenciar uma cap table?

Após fazer a cap table, é preciso que o documento seja sempre revisado conforme a empresa cresce e novos sócios e investidores chegam e, com isso, haja alteração no equity. A seguir, você verá algumas dicas importantes que contribuirão com o gerenciamento da capitalization table.

Utilize software para Incentivos de Longo Prazo

Das informações que constam na cap table, o plano de Incentivo de Longo Prazo é um dos fatores que deve estar sempre atualizado. O ILP, também chamado em algumas ocasiões de plano de vesting, com o passar do tempo, também pode acumular uma significativa quantidade de dados e informações.

Portanto, não é aconselhável que o processo seja acompanhado por meio de planilhas, já que o documento contém muitas informações e pessoas envolvidas, portanto, gerir manualmente não é o indicado. 

O método manual pode levar a algum erro, como deixar de preencher alguma informação ou ocorrer um erro na fórmula.

Para que o plano de Incentivo de Longo Prazo, como o stock options, esteja bem organizado, é indicada a automatização. Softwares como o software Pris possibilitam o controle, contabilização e visualização do programa de forma simples.

Deixe as informações atualizadas

Além de atualizar a entrada e saída de sócios, investidores e demais informações, é necessário se atentar à atualização do valuation da empresa. O valuation é uma reunião de métodos que avaliam o quanto uma empresa vale.

Portanto, é preciso que a cap table contenha o valuation pre-money, que é o valor da empresa antes de receber um aporte financeiro, e o valuation pos-money, que é o cálculo do quanto a empresa vale no mercado após receber o investimento.

Essa atualização é imprescindível para servir de indicador tanto para o crescimento da empresa, quanto para realizar ajustes no equity, ou seja, nas quotas do quadro societário.

Mantenha a transparência dos dados

Atualizar a capitalization table é um dos passos do gerenciamento, mas manter o documento acessível é importante para gerar transparência. Ao deixar a cap table ao alcance dos colaboradores e possíveis investidores, a sensação de segurança no negócio aumenta, sendo assim, também cresce a possibilidade de receber novos aportes e também a motivação dos colaboradores.

Lembre-se sempre que a função principal da cap table é evitar problemas no futuro com relação aos direitos e papéis de cada acionista no negócio. Portanto, a transparência é um grande passo para que a capitalization table seja bem gerenciada.

Saiba mais sobre o assunto

Neste artigo, você viu dicas de como gerenciar uma cap table e ainda entendeu a importância que esse tipo de documento tem para sua startup ou seu negócio. 

Além disso, entendeu porque deve criar a capitalization table desde o começo do negócio, a relevância de alimentar o documento com todas as informações necessárias e o resultado que a consulta a profissionais como advogados e contadores pode trazer.

A Pris pode te auxiliar com a automatização do seu plano de Incentivo de Longo Prazo. Entre em contato conosco para conhecer nosso software. Se você gostou desse artigo e quer continuar acompanhando conteúdos com esse tema, nos siga nas redes sociais e receba atualizações! Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

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