Entenda a importância de uma boa comunicação do plano de ILP

Por Julia Campos
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A comunicação clara a respeito de qualquer decisão ou ação de uma empresa é muito importante para fortalecer o valor da transparência da instituição. Além disso, é a forma mais eficaz de garantir que as pessoas beneficiárias vão compreender a questão e absorver a informação, podendo, dessa forma, aplicar esse entendimento em seu dia a dia.

Com os planos de Incentivo de Longo Prazo essa lógica não é diferente. É preciso esclarecer todas as informações relativas ao programa para que as pessoas participantes compreendam como de fato a remuneração funciona e possibilitar que os objetivos do plano de ILP sejam alcançados.

Tendo em pauta a importância da comunicação do ILP, a Pris disponibiliza o e-book 3 Passos para uma boa Comunicação dos planos de Incentivo de Longo Prazo para os beneficiários. Neste artigo, você verá um resumo dos pontos abordados no material rico e recebe um convite para baixar o conteúdo e garantir que a comunicação do plano é eficiente.

O que comunicar com as pessoas beneficiárias?

O primeiro dos três passos abordados no e-book é o que comunicar com as pessoas beneficiárias. O conceito do plano e as regras de funcionamento são informações básicas que devem ser apresentadas.

Mas, além dessas, outras informações devem constar na comunicação do plano, como:

  • as motivações que levaram a empresa à adoção do ILP;
  • detalhes da outorgas;
  • expectativa de ganhos futuros;
  • evoluções e atualizações da outorga.

Cada um desses aspectos é detalhadamente explicado no e-book e servirá de base para um bom plano de comunicação do ILP visando o entendimento das pessoas beneficiárias.

Quando é preciso comunicar sobre o plano de ILP?

O momento exato de comunicar as informações sobre o ILP também pode ser um questionamento da equipe que conduz o processo de implantação.

Existem várias janelas de oportunidades para esse momento, mas, de acordo com a nossa experiência, não é adequado que a comunicação sobre o plano de ILP ocorra próxima à realização de grandes eventos, como festas de fim de ano, feriados, e também de marcos institucionais, como fechamento de anos fiscais ou entregas de grandes contratos.

Portanto, no e-book, detalhamos os seguintes momentos oportunos:

  • aprovação de um novo plano na companhia;
  • convite para participação em uma outorga baseada em matching;
  • outorgas de Incentivos de Longo Prazo;
  • datas de fim de carência e vencimento de Planos;
  • de tempos em tempos, ou seja, periodicamente;
  • sob demanda, quando há manifestação de dúvidas sobre o plano de ILP.

Como comunicar as informações relativas aos Incentivos de Longo Prazo?

Para pensar em como comunicar as informações sobre um ILP, é preciso ter em mente que as pessoas receptores da mensagem são heterogêneas, podem não estar tão dispostas a ouvir sobre o programa e podem ter o tempo mais corrido, faltando assim, um pouco de reflexão sobre a mensagem em questão.

Também é preciso se lembrar que a explicação de um plano de Incentivo de Longo Prazo vai envolver termos técnicos complexos e que a maior parte das pessoas não conhece. Por isso, esteja pronto ou pronta para explicar seus significados.

Concluindo, a comunicação do ILP deve ser simples, atrativa e esclarecedora. São alguns meios efetivos para a conscientização:

  • criação de cartilhas;
  • apresentações presenciais ou online síncronas;
  • encontros e workshops para tirar dúvidas;
  • disponibilização de vídeos;
  • criação de uma FAQ;
  • treinamento de representantes para explicação do plano;
  • softwares para comunicação de ILP.

No e-book, explicamos detalhadamente como cada uma dessas abordagens pode impactar na comunicação do plano e como elas podem funcionar bem se combinadas.

Baixe o e-book e leia na íntegra!

Neste artigo, você viu os tópicos principais que são abordados no e-book

3 Passos para uma Boa Comunicação dos Planos de Incentivo de Longo Prazo para os Beneficiários.

Ao baixar o e-book, você terá acesso às informações detalhadas sobre o que comunicar, quando e como, e poderá traçar a melhor estratégia de informação para engajar e conscientizar as pessoas colaboradoras de sua empresa.

Além disso, no material, disponibilizado gratuitamente, também damos dicas adicionais que podem otimizar a comunicação dos Incentivos de Longo Prazo.

Baixe agora o e-book 3 Passos para uma Boa Comunicação dos Planos de Incentivo de Longo Prazo para os Beneficiários, é grátis!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

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